Resgatando a benção da primogenitura

Gênesis 32 : 22 a 32

Jacó e Esaú são gêmeos, porem Esaú nasce com alguns segundos a frente de Jacó e por causa disso Esaú tinha o direito de primogenitura, que alem de trazer o beneficio de ter a maior parte da herança do pai, tinha toda a responsabilidade de comandar a casa, caso o pai viesse a falecer. Já que naquela época, o homem era o único que podia trabalhar para sustentar a casa. Alem do mais era lhe acrescentado varias bênçãos de Deus ao primogênito.

O problema é que Jacó sabia disso, e por ter nascido em segundo sempre se sentia parte de um segundo plano, uma espécie de “step” desde seu nascimento, Jacó sempre fez de tudo para atrair a atenção de seu pai, e de Deus, a qualquer custo inclusive mantendo uma vida fingida e enganosa somente para conquistar o que queria. Porem Esaú abriu mão de sua primogenitura, vende e troca por um prato de lentilhas, justamente por passar a vida inteira sem entender a importância e o peso disso na vida de um filho. Foi ai que o oportunista Jacó decide dar uma virada na sua vida. Quantas não são as pessoas que tem trocado a graça de Deus pela primeira miragem do deserto, e quando se arrependem já é tarde.

A primogenitura não foi instituída como sinal de injustiça paterna para com os filhos mais novos antes, mas porque Deus quer manter vivo, na mente de seu povo, o poderoso resgate através de Jesus (Romanos 8: 29). Jesus que era o unigênito do pai decide abrir mão de seu direito de ser único para ser o primeiro de muitos é o e dando a nó o direito de restabelecermos um pacto com o Pai (Filipenses 2: 6 e 7). Veja o quadro dessa historia, Esaú abre mão de sua primogenitura, Jacó que passa a vida correndo atrás dessa primogenitura enfim tem seu momento, até que se encontra com Deus e sua vida é mudada.

Jacó viveu um momento decisivo na noite em que lutou com Deus. Ele foi quebrado física e emocionalmente, contou a verdade a respeito der seu nome e seu caráter. E isso por causa da presença de Deus sempre causar uma atmosfera de santidade; Deus é tão santo, mas tão santo que onde ele toca sua santidade impreguina como um perfume forte que insiste em não sair. Na historia de Jesus, nunca houve palavras de sua boca que condenasse a um pecador, mas sua presença trazia uma atmosfera de santidade, que nem o mais endemoniado suportava. Isso me leva a crer que somente quando nos afastamos do mestre, que perdemos o equilíbrio e caímos. Deus nunca se afasta de nós, mas nós constantemente nos afastamos DELE.

Daquele momento em diante, Jacó começou a cumprir seu destino ordenado por Deus. Veja algumas atitudes de Jacó que moveram o coração de Deus.
• Jacó estava sozinho (vs. 24) – Todas as distrações foram tiradas
• Jacó estava faminto de Deus(vs.26) – Estava disposto a tudo para receber a benção de Deus.
• Jacó foi quebrado por Deus (vs.25-28) – Permitiu ser conquistado por Deus
• Jacó foi honesto com Deus (vs.27) – Parou de fingir.

O nome de Jacó tinha determinado seus passos até aquele dia (o enganador), ele era aquele tipo de pessoa que passa a vida inteira a qualquer custo tentando provar algo as pessoas. Mas isso teve um fim nesse dia onde Jacó se encontrou com Deus.

Deus muda não somente o nome mas a trajetória da vida de Jacó. Jacó poderia ser o exemplo de quão longe pode cair um servo de Deus, mas tornou-se um exemplo de quão longe a graça pode chegar.
Davi descreve o sentimento de alguém restaurado por Deus em Salmos 126 :1 e 2 “Quando o Senhor nos trouxe de volta do cativeiro estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de jubilo”.

Nos dias de hoje já não é o filho mais velho o que recebe a benção da primogenitura, mas todo aquele que aceitar e seguir os passos de Jesus (João 1: 12).

Há inúmeras promessas escritas na bíblia ao nosso respeito, resta apenas tomarmos posse delas.
A historia de Jacó nos mostra como alguém pode ser afetado pela presença de Deus. ]

1. Deixe as distrações de lado.
Tome um passo mais firme dos que você costuma tomar e decida ter uma mudança em sua vida. Comece mudando pequenas atitudes, juntamente com as amizades que não te edificam.

2. Tenha convicção que aquele que começou a boa obra aperfeiçoará e que nenhuma palavra liberada da boca de Deus voltara para Ele vazia, antes atingira o seu propósito que é você.

3. Em nenhum momento permita que o desanimo tome conta da situação.

4. Dê o controle de sua vida nas mãos de Deus, mas entenda que você gerencia os sonhos de Deus em sua vida, não permita que a opinião de outros afetem a fé e a convicção que você tem nas promessas de Deus.

5. Não tenha medo de assumir seus erros, lembre-se que eles que te ajudam a tomar melhores decisões no futuro.

6. Permita que Deus vença sua teimosia, covardia, e debilidade. O apostolo Paulo declara que na fraqueza dele, a força de Deus tem maior destaque.

7. Entenda que não há pecado que Deus não possa perdoar.

8. Comece a se alegrar com pequenas vitórias, isso treinara sua reação nas grandes vitórias.

9. Aumente a intensidade da sua busca a Deus. Isso produzira manifestações incríveis de Deus em sua vida.

10. Atreva-se a crer. Jacó se atreveu a lutar com Deus, mesmo sabendo que jamais ele poderia vencer. Sua fé coragem e honestidade moveram o coração de Deus a abençoa-lo.

Não há limites quando ousamos a confiar nas promessas de Deus, lembre-se que nossa oração pode mover as mãos daquele que move o UNIVERSO.

About these ads

9 comentários

  1. GOSTEI MUITO deus COMTINUI TE ABENÇANDO KADA VEZ MAIS!!! FICO FELIZ EM VER UMA JOVEM PREGADORA COM TANTA DINAMICA PARA DESEVOLVER TAMONHO TRABALHO COMO ESSE!!!!!

    Curtir

  2. GLÓRIA A DEUS!
    Estarei ministrando hoje a noite sobre o tema “Não venda o seu direito de Primogenitura”. E essa reflexão enriqueceu meu esboço. Que o Senhor os abençoe grandimente.
    PS: hoje é o meu niver, e me sinto muito honrada em ensinar a Palavra,poder compartinhar com muitos o quanto Deus é MARAVILHOSO!!! Não há presente maior….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s