Salmos 30: 1 a 7
Este salmo é um cântico de agradecimento a Deus por causa da vitória obtida sobre uma prova. Porém, neste salmo Davi revela bem a sensação que muitos de nós temos quando passamos determinadas provas na vida. A sensação de que a prova nunca vai acabar. Pra quem está doente parece que a cura nunca virá. Pra quem está endividado, parece que o pagamento das dívidas nunca acontecerá, vai virando uma bola de neve. Pra quem está vivendo um mau momento no casamento, a possibilidade de ser feliz é cada vez mais remota.
Quem algum dia não teve um pesadelo que parecia não ter fim?
É assim que nos sentimos muitas vezes, quando passamos por determinadas provas, temos a nítida sensação de que nunca terá um fim, ou até mesmo tememos porque esperamos que o fim não será um fim bom.
No livro de II Samuel 21:15- temos o relato que Davi saiu para o confronto com uns filisteus da estatura de Golias, filisteus descendentes de gigantes. Talvez Davi havia pensado consigo mesmo: “um dia venci o gigante Golias em nome do Senhor, o que me impede de vencer um dos seus descendentes agora?” Só que embora Davi tivesse a mesma coragem de sua mocidade, não tinha mais a mesma vitalidade e força. Por um triz não perdeu a sua vida. E se alguém perguntar por que Deus não lutou com Davi naquele momento como fez no passado diríamos que na presente data os homens de Israel podiam vencer como fizeram, sem precisar usar um garoto com funda e algumas pedras. Na época de Golias os homens fortes de Israel estavam se acovardando, mas no período do conflito descrito em II Samuel, não faltava coragem para os guerreiros de Israel.
O salmo 30 também é fruto de momentos difíceis na vida de Davi. Os pesquisadores apontam que o que motivou este salmo foi uma pesada enfermidade, que quase lhe levou à morte. Porem é nítido ver a chama de esperança viva dentro de seu peito. Sua idade não era a mesma, suas forças já não eram as mesmas, mas sua disposição e convicção eram cada vez mais fortes. As lutas na vida de Davi não o faziam desanimar, muito pelo contrário, desde cuidar das ovelhas de seu pai, que era uma tarefa humilhante para um filho de dono de fazenda, até Golias, Saul e todas as guerras que lutou, ele sempre enxergava o que ninguém mais conseguiria enxergar: “OPORTUNIDADES”
Esse texto de Salmos 30: 5 é a síntese da esperança mantida pelo próprio Deus no coração de Davi.
O problema narrado nesse texto, foi que Davi já tinha recebido tantos favores de Deus que começou a se achar demasiadamente poderoso e plenamente independente de Deus. Por isso vemos nesse Salmo que Deus esconde sua presença de Davi para que Davi voltasse a sentir a mesma necessidade que tinha por Deus que era o que o levava sempre a vitórias.
Davi aprende que a luta tem começo, meio e fim, e por causa disso toda luta nos levará a um propósito maior. O apóstolo Paulo em Romanos 8:18 declara que nenhuma prova se compara a glória que Deus sempre revela depois da prova. Apocalipse 21: 7 diz “ao que vencer herdará todas essas coisas”. Só vence quem luta, quem corre, quem tenta.
Deus está esperando que tomemos a iniciativa. A iniciativa de adorá-Lo de maneira extravagante e pública para que Ele responda com fogo. Iniciativa de crer Nele, para que Ele te abençoe. Iniciativa de buscá-lo com intensidade, para que Ele se manifeste com a mesma intensidade.
Veja que no versículo 5 Davi declara que sim, Deus se ira, mas passa rápido, porém o que nunca passa são os favores de Deus.
A prova tem fim, o que não tem fim é o amor, a misericórdia e a bondade de Deus.
Todo choro tem um porquê e um para quê. Se perguntasse por que você chora, possivelmente ouviria:  “eu choro por isto ou por aquilo”. É fácil entendermos o porquê do nosso choro,
porém não entendemos que todo choro tem um para quê. Ou seja, toda prova com Deus tem um propósito e muito mais, toda prova em Deus tem um final feliz.
Apenas creia que sua história ainda não teve um fim. O propósito final de Deus não são as lágrimas e sim o seu sorriso. Lembre-se que sorrir gasta menos músculos do que chorar.
Aprenda que o seu sorriso desestabiliza seu adversário. Provérbios 24:10 diz “se te mostrares fraco no dia da angústia então sua força será pequena”. Então não revele sua fraqueza ao seu inimigo; revele sua fraqueza ao seu Deus porque enquanto você é fraco, Ele é forte (Joel 3:10)
Pela dádiva de um dia vir após outro trazendo esperança para continuarmos a viver em alegria é que podemos acreditar como o salmista que dias melhores virão. Creia você também nisto, que SUA LUTA VAI PASSAR E VOCÊ VAI CANTAR O HINO DA VITÓRIA.

About these ads