Guarda o que tens – Pr. Uagner Nantes

Apocalipse 3: 7 a 11

Jesus envia cartas às sete igrejas da Ásia. Filadélfia era a mais jovem das sete cidades. A cidade estava situada num lugar estratégico, na principal rota do Correio Imperial de Roma para o Oriente. A cidade era chamada a porta do Oriente. A cidade estava cercada de muitas oportunidades. Então o versículo 7 começa dizendo o “Santo e Verdadeiro”. Estes títulos são aplicados a Jesus devido a seu caráter perfeito.

Santo pela sua capacidade incorruptível, e verdadeiro pois sua mensagem é autêntica, veraz.

Temos tido problema em confiar nas pessoas porque em muitas pessoas deixamos de ver as verdades. Agora a pergunta que fica é: Será que as pessoas podem confiar em nossas verdades? Ou passamos a vida tentamos ser o que não somos? Nesse texto a bíblia deixa bem claro que não estamos tratando com qualquer deus.

Há muitos deuses sendo erguidos até nos nossos dias para tentar substituir o nosso Deus. Mas o fato é que somente um consegue- se manter santo e verdadeiro, incorruptível e imutável.

Como não confiar em um Deus com tais qualidades?

Não há nenhuma duvida que o texto do apocalipse fale das cartas destinadas as 7 igrejas, e que também pode estar fazendo referencia aos períodos, porem não podemos descartar que Deus estava falando conosco também.

Por isso há algo profundamente profético nesse texto para os nossos dias.

1º) Deus é tão capaz de abrir portas de oportunidades na nossa vida, como foi capaz de abrir as portas do céus para a nossa entrada.

Quem é mais preocupado com suas necessidades básicas que o seu pai celestial?

A mesma mão que guia a tua alma também te providencia o alimento. Aquele que o reveste de bondade é o mesmo que te reveste de roupa. Salmos 37. 3 e 4 nos diz que Deus esta comprometido em cuidar das nossas necessidades.

2º)As chaves de Davi‖ eram um símbolo do poder e da autoridade de seu

ofício real. (Isaías 22:22, Mateus 28:18) “Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá”.

A porta aberta a oportunidade da igreja. A chave de Davi, a autoridade de Cristo. E a coluna do templo de Deus, a segurança do vencedor. Cristo tem as chaves e abriu as portas prometendo fazer-nos seguros como as sólidas colunas do templo de Deus.

Essas igrejas foram escolhidas por Deus, através do apóstolo, por que

representam tipos ou espécies de igreja que sempre existiram e sempre existirão, até à volta do Senhor.

Da mesma forma que representam igrejas, também podem representar os crentes, individualmente, dentro de uma mesma igreja. Em qual desses perfis cada um de nós se enquadra?

Éfeso era uma igreja religiosa, mas sem amor (Ap. 2.3e4).

Esmirna era uma igreja pobre diante dos homens, mas rica aos olhos de Jesus (Ap. 2.9).

Pérgamo era o lugar onde estava o trono de Satanás, mas Antipas está pronto a morrer como mártir por amor a Cristo (Ap. 2.13).

Tiatira a igreja se torna mundana como a cidade, mas uns poucos crentes permanecem fiéis (Ap. 2.20e21).

Sardes tem fama de uma igreja viva, mas aos olhos de Cristo ela está morta, mas alguns ainda não se contaminaram.

(Ap. 3.1-4).

Filadélfia tem pouca força aos olhos do mundo, mas é uma igreja fiel, diante de quem Jesus colocou uma porta aberta(Ap.3.7).

Laodicéia considera-se rica e abastada, mas aos olhos de Cristo é pobre, cega e nua (AP. 3.17).

No verso 11 ainda nos diz para conservar o que temos para que ninguém roube nossa coroa. Não há nenhum outro alerta da parte de Deus mais claro do que esse.

Sempre haverão ladrões de fé. A maneira como vivemos os atrairá ou os espantara. Por isso guarda o que tens.

É tempo de não cairmos mais nos encantos do evangelho fácil, pois esse tem sido um dos maiores ladrões de fé dos nossos dias. Assemelhando-se até com o bezerro de ouro erguido pelo povo hebreu no deserto.

Tome cuidado para não vender as verdades de Deus enxertadas no seu espírito a troco de um evangelho fácil.

Apocalipse 21:4 a 7- tem a maior promessa de todas, que não pode ser substituída por carros, casas ou luxo.

Guarda o que tens para que ninguém te roube. Porque ao que vencer herdara a coroa da vida.

Não se prenda na caminhada, pois quem assim faz não recebe o premio final.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s