O Valor de uma segunda chance

Quantos de nós já não ouvimos Deus nos mandar fazer algo que realmente não queríamos? Perdoar o que para nós era imperdoável, falar do amor de Cristo a alguém que mais mereceria o juízo de Deus…

Jonas 1:1 a 17

Quantos de nós já não ouvimos Deus nos mandar fazer algo que realmente não queríamos? Perdoar o que para nós era imperdoável, falar do amor de Cristo a alguém que mais mereceria o juízo de Deus, aceitar a grande graça de Deus sobre nosso pecado ao invés de esperar a condenação. Entre outras coisas que ouvimos de Deus e preferimos ignorar. As vezes nos convencemos fácil de que sabemos melhor do que Deus o que precisa ser feito.

Jonas era um profeta consagrado e muito usado por Deus, mas quando Deus o mandou pregar aos ninivitas, ele simplesmente correu para o lado oposto. E o resultado disso para Jonas foi catastrófico. Jonas desde que “se dispôs” fugir de Deus só desceu na vida. Primeiro que para fugir de Deus ele teve que descer até o porto, depois desceu até o porão do navio, então veio a tempestade e os marinheiros o lançam ao mar, um grande peixe o engole e desce pra mais fundo ainda. Isso prova que fugir de Deus não nos traz nenhum beneficio.
Jonas sai de sua cidade para fugir de Deus, e quando o peixe o engole, depois de 3 dias, o coloca exatamente no ponto de partida. Como Nínive não era uma cidade cercada por mar, logo também não era uma cidade portuária assim que provavelmente Jonas desceu exatamente no ponto de partida, porque teve que andar 3 dias mais até Nínive. Isso me mostra que o desejo de Deus é que voltemos ao ponto exato de onde erramos.
A escolha de Jonas o livrou momentaneamente de sua responsabilidade e de seu compromisso, porem trouxe prejuízo aos que estavam ao seu lado. E essa é a diferença de quando Deus nos prova para nosso crescimento e aperfeiçoamento, e quando somos provados por estarmos fora da vontade de Deus. Quando Deus nos prova, somente nós somos afetados, porque para Deus interessa somente nosso crescimento, porem quando somos provados por estarmos fora da vontade de Deus, logo percebemos que outras pessoas também estão sendo afetadas. Existe um prejuízo generalizado ao nosso redor somente porque estamos tentando fugir do que Deus nos pediu. Tarsis era uma cidade que estava em um forte crescimento, era uma cidade muito rica, e esse navio que estava indo para Tarsis , carregava muito ouro. Quando começou a tempestade os marinheiros logo se desfizeram do peso do ouro para que o barco tivesse mais leveza para flutuar. Veja que prejuízo um servo de Deus fora da vontade de Deus causou. O mais incrível de tudo isso por causa da atitude de Jonas o que seria para trazer vergonha ao nome de Deus, Deus transformou e motivo de salvação. Todos naquele barco reconheceram a Deus como único e verdadeiro Deus.
Jonas após sair do grande peixe com sua pele queimada por estar impregnada do suco gástrico do peixe (ácido) tem que caminhar mais três dias até o propósito de Deus, exatamente como acontece conosco hoje, quando pecamos temos a graça de Deus que se soubermos recorrer será nosso socorro e nos trará paz, porem, muitas vezes uma má decisão pode trazer sérias conseqüências durante algum tempo.”As ondas da desobediência de ontem irão atingir as costas de hoje por algum o tempo Mike Murdock”. Muitas vezes Deus ira permitir situações de dor para que possamos cair na real e cumprirmos o propósito e os desígnios de Deus.
Eu poderia ficar por dias dizendo sobre a desobediência de Jonas e suas conseqüências, ou de como Jonas se mostrou insensível mesmo Deus revelando sua misericórdia não somente para com ele como para a cidade. Porem o que eu gostaria de ressaltar é sobre a capacidade de Deus de mostrar seu amor, e de perseguir a um filho seu, simplesmente por amor, dando-lhe uma segunda chance.
Freqüentemente ficamos entretidos com a história do grande peixe, e acabamos perdendo a historia real que é do grande amor de Deus, que perseguiu um servo seu, que fugiu do compromisso. Deus sempre virá atrás de nós quando fugirmos Dele, simplesmente porque ele nos ama. Deus ensinou não somente a Jonas, mas a todos nós o valor da segunda chance. Pergunte a um estudante que reprovou o ano, o valor de um ano, pergunte a uma gestante que teve seu filho prematuro o valor de um mês, ou de uma semana, pergunte a alguém que perdeu o trem o valor de um minuto, ou até mesmo a um maratonista o valor de um milésimo de segundo. Existem coisas que na nossa vida que por causa de uma má decisão nunca mais teremos a chance de fazer retroceder para concertar. Jonas aprende o valor de uma segunda chance. Imagine você se pudesse voltar a alguma situação na sua vida, que você sabe que se você tivesse feito diferente, tudo mudaria a partir desse fato. Se você pudesse 5 segundos antes da morte de um ente querido dizer eu te amo. Jonas teve essa chance assim como temos muitas vezes e continuamos desperdiçando. Deus continua dando varias segundas chances, em coisas grandes, mas também nas mínimas coisas. É difícil muitas vezes de assimilar a idéia de que temos um Deus tão bom, e que nos aceita de volta ao seu propósito. Porem é assim que as coisas funcionam. Deus esta sempre disposto a nos perdoar. Talvez não exista mais a possibilidade de retroceder em algo que voltasse atrás, porem, Deus nos ama e esta disposto a apagar nosso passado pecaminoso de sua memória; mesmo que esse passado seja a 5 minutos atrás.

No livro de Jeremias capitulo 29 versículo 11, Deus nos garante que não muda seu pensamento ao nosso respeito, Ele segue nos amando. Com certeza abomina nosso pecado, mas continua nos amando de maneira extraordinária. Deuteronômio 30:2 e 3 Deus ainda nos faz promessa que se voltarmos nossos olhos pra Ele, Ele poderá mudar nossa sorte. Por isso volte seus olhos pra Deus entenda que santidade não é apenas ficar sem pecar mas também em aceitar essa segunda chance que Ele sempre nos dá.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s