E tudo se fez novo

Pense no significado da palavra: “novo”, não necessitaremos nem de dicionário para saber que essa palavra significa algo que não foi usado, algo desconhecido.Nesta época do ano não é incomum nos depararmos com a mesma situação de todos os anos: milhares de pessoas renovando suas promessas, seus votos de um ano novo melhor, onde seremos uma pessoa melhor, deixaremos de fumar, de beber, de brigar, conseguiremos um emprego, entraremos em uma faculdade, conseguiremos emagrecer os “quilinhos” indesejados, enfim, poderia escrever um livro apenas com promessas que fazemos todos os anos. Curiosamente podemos descobrir que o ser humano foi criado com a capacidade de restaurar-se. Um grande exemplo me passou uns dias atrás, onde me deparei com uma situação nada anormal: estava fazendo a barba, num momento de descuido, me custou alguns minutos de sangue descontrolado; acertei com a lâmina a ponta da minha orelha.
Para minha surpresa trinta minutos depois, não apenas parou de sangrar como também o perfeito mecanismo de restauração criado por um excelente e cuidadoso Criador, fez voltar minha pele como se nada tivesse acontecido.
Se analisarmos à luz da Palavra, veremos a raiz dessa capacidade de fazer novo algo que já foi usado. Por exemplo: se formos para o livro de Gênesis 1:1, e substituirmos alguns pontos e trocarmos algumas palavras poderemos entender o que passou na criação . “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra se tornou sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito pairava sobre a face das águas”. Há muitas versões sobre esse tema, mas quando li que no escrito original, havia a palavra “se tornou”, pude ver que já havia uma criação de Deus que se tornou sem forma e vazia, mas Deus, que é Soberano e nenhum de seus planos podem ser frustrados, recria tudo de Novo.
Podemos ver então que desde o princípio Deus se deleita em fazer de algo que já existiu, algo novo. Vemos também em Ezequiel 37:1-14 onde, o profeta recebe uma visão de Deus provando tudo isso que temos falado. Ezequiel vê um vale de ossos secos, não estavam ordenados por tamanho, ou por idade; simplesmente estavam espalhados pelo vale, e estavam em um estado impossível de se refazerem. Então diz o profeta que Deus o manda profetizar sobre esse caos, e ele assim o faz. À parte de todas as pregações (que são válidas) que já escutamos sobre essa passagem, Deus me fez perceber algumas coisas interessantes:
A primeira delas, é que Deus não apenas queria provar Seu poder para trazer a vida a um exército que não passava de um amontoado de ossos, como também Deus queria mostrar o seu prazer, em fazer de uma situação de caos, e de algo sem valor e sem esperança, algo NOVO. Isso significa que seu esforço em cumprir todas aquelas promessas, que citamos no início, poderia somar ao poder restaurador, e renovador de Deus, e transformar algo que hoje você vê apenas como um amontoado de ossos secos, em uma situação favorável a você. Então, se você profetizar em meio ao caos, e não duvidar da Palavra de Deus, você poderá desfrutar de dias melhores.
A segunda coisa que o profeta pudesse ver reviver, a um exército de soldados que não passavam de um amontoado de ossos, a única coisa que precisou foi não duvidar da Palavra de Deus. Descobri através disso que todas as vezes que com meus maiores esforços tentei reverter uma situação contrária, confiando somente no meu potencial só fiz piorar ainda mais. O segredo da santidade não é apenas esforçar-se para não pecar, a santidade não é apenas a ausência do pecado, como também ter uma vida inteiramente separada para Deus, e isso implica em nunca duvidar daquilo que Deus te falar, ou seja, esse texto me ensina que meus esforços para conseguir algo, é totalmente em vão, se quero ver o caos transformar-se em um exército numeroso a única coisa que preciso fazer é crer.
A terceira coisa que podemos aprender nesse texto, é que meus lábios e minha vida podem ser um reflexo do que é Deus ou do que é o diabo. Quando você entende isso, você descobre que chamar seu filho de “peste”, seu marido de “incorrigível”, ou de outros nomes mais horríveis, a única coisa que faz é, refletir a imagem e semelhança de satanás que é um ser caído. Ou, até mesmo quando fazemos fofocas, promovemos divisões, entramos em rebeliões na igreja com a desculpa de que só queríamos alertar sobre o perigo, a única coisa que fazemos é refletir a imagem de satanás. Como igreja, já passamos da hora de ser o reflexo de Cristo, não apenas com nossos lábios, mas com nossas vidas.
Você se diz cristão baseado em que? O que te denuncia como discípulo de Jesus?
Lembre-se que nossas atitudes, sempre falarão tão alto que muitas vezes as pessoas não escutarão o que dissermos. Diariamente Deus nos prova com situações de aperto que mostram quem somos de verdade, e se desejamos ter um ANO NOVO diferente dos anteriores precisamos começar a buscar refletir através de nossas vidas a Cristo e não a satanás. Observar a capacidade de Deus, de fazer coisas novas, crer na palavra de Deus, e refletir a imagem Cristo, são os segredos para você ter um excelente Ano Novo. Deus tem a capacidade de fazer novo algo velho, assim você estará pronto para deixar velhos hábitos e costumes para que Ele faça tudo novo na sua vida?
Profetizo sobre sua vida um ano diferente aos demais, declaro e libero uma palavra de vitória sobre sua vida e sua família, e declaro que em meio a esse vale de ossos secos que você tem vivido se verá um exército mais poderoso e mais numeroso que já existiu. Eu te abençôo para que você tenha um mais lindo Ano Novo.

Anúncios

1 comentário

  1. o sr. Pr. Uagner Nantes está de parabéns por essa mensagem, gostei muito e fez mudar a minha forma de enxergar as coisas espirituais que Deus faz em favor do seu povo. Isso me cativou e fez com que a minha fé se fortalecesse mais ainda. Que o sr. Pr. Uagner continue assim, sendo um instrumento nas mãos de Deus! Por que através da sua vida, muitas pessoas como eu, estão sendo impactadas com a palavra de Deus. Que o trino Deus te abençoe e te dê graça ainda mais para escrever mensagens como essa….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s