Os 7 mergulhos de Naamã (7º Mergulho)

II Reis 5:1 a 19

Estamos chegando ao final desse tratamento esquisito, mas poderoso e eficaz. O curioso de tudo isso, é ver que Deus moveu coisas absurdamente desfavoráveis, provando seu poder nas coisas improváveis. O grande comandante do exercito da Síria, coroado durante toda a sua vida com muitas condecorações, honrarias militares e todo o tipo de elogios, mas que era leproso, vê pela primeira vez a única coisa que realmente importava. Sua cura. E não é que a menina escrava tinha razão? O profeta realmente era intimo de um Deus verdadeiro, que mandava fazer coisas esquisitas, mas que em todo tempo provava seu amor.
Esse é o final de uma incrível historia, onde vimos sendo submergidos valores equivocados, tais como o orgulho, a duvida, a vergonha, a falta de perdão, a ansiedade, o cansaço, que a única utilidade é a de nos separar da realidade de Cristo para nós, distorcendo nossa visão acerca do que é verdadeiro, e montando barreiras que nos impediam de conhecer a Jesus.

A bíblia é feita de grandes exemplos; de coisas que devemos, e não devemos fazer. Homens e mulheres comprometidos com a verdade, ou simplesmente comprometidos com seus próprios interesses. Que é o caso do nosso amigo Geazi (vs.20). Um rapaz novo que auxiliava a um grande homem de Deus, e que havia contemplado maravilhas ao lado de Elizeu. Porem creio que houve uma transferência de maus valores. Tudo de equivocado que havia sobre Naamã parece que passou para o jovem coração de Geazi. O orgulho de achar que era merecedor de uma recompensa, a duvida de saber se estava sendo devidamente recompensado por seu trabalho, a vergonha de expor a verdade diante de Elizeu, a falta de perdão, a ansiedade de viver o glamour, e o cansaço de viver a vida que estava levando de servo, o levaram a ser o receptor da lepra que estava submersa nas águas do Jordão.

Veja que o propósito de Deus foi cumprido, mas parece que havia um serio candidato a receber as porcarias que Naamã havia demorado anos para se livrar. Naamã em seu ultimo mergulho afunda de uma vez a velha criatura que o impedia de ser realmente feliz, e torna-se um homem livre. Todas as honrarias já não importavam mais, todas as vitórias sobre seus inimigos já não tinham o mesmo gosto. O que ele realmente precisava estava com ele. Sua maior conquista, estava dentro de sua realidade agora. Vimos chegar um homem altivo, soberbo, cheio de si se apresentando a Elizeu, e o que se apresenta depois dos 7 mergulhos é um homem totalmente restaurado.

Parece a figura de dois homens se apresentando ao profeta. De inicio um homem que pensava que tinha tudo e não tinha nada, após os 7 mergulhos, um homem que já não se importava com mais nada , pois tinha o que mais precisava.

No ultimo mergulho, Naamã submerge seu ultimo inimigo a ingratidão.

E como falar de ingratidão e não lembrar da poderosa parábola do filho pródigo. (Lucas 15:11 a 32). Vemos a ingratidão refletida na vida de um jovem que queria se aventurar pelo mundo, mas de tanto sofrer, volta aos braços de seu pai, e vemos uma ingratidão ainda maior, que é a do irmão mais velho. Com certeza Jesus ao contar essa parábola estava falando do grande amor que Deus tem pelos seus filhos, ao ponto de enviar seu tesouro (Jesus) para morrer por nós e resgatar-nos. Porem o que Jesus também deixa explicito nessa parábola é que ingratidão é um tipo de lepra contagiosa. Volte para a historia de Naamã, e veja como poderia ser diferente o final dessa historia, se Geazi não tivesse se usurpado de uma recompensa que não lhe pertencia. A ingratidão é um dos piores sintomas da lepra. Você já parou pra pensar, tudo o que Deus fez com você. Todos os livramentos, conquistas e como tem sido escrita a sua historia.

Moises enfrentou muitos problemas, principalmente com seu meio irmão Faraó. Mas não houve coisa pior para Moises do que ver tudo o que Deus estava fazendo com seu povo, e esse povo responder com ingratidão.

Entenda que a maneira como respondemos ao amor de Deus, interfere na maneira como Deus se manifestará. Todas essas barreiras que Naamã teve que afundar nas águas, na verdade eram barreiras que o impediam de responder ao grande amor de Deus que estava sendo revelado a ele, durante toda a sua vida. Todas essas lepras nos impedem de responder da devida maneira ao amor de Deus. Curiosamente em Lucas 17:16 vemos o reflexo dessa gratidão, em uma historia muito similar a do comandante Sírio. Havia 10 leprosos, 1 voltou para agradecer. Curiosamente eram leprosos, e curiosamente, somente 1 aprendeu a lição.

Pare por um momento e reflita o quanto você deve a Deus. E sabe o que é melhor, saber que Ele não se arrepende de ter feito o que fez, e que ele jamais vai nos cobrar. A prova disso é a própria santa ceia.Que na verdade foi uma cerimônia instituída pelo próprio Cristo, na intenção de relembrar-nos e também de lembrar a Ele toda a grossura do imenso amor Dele por nós.

A única coisa que Deus espera de nós é que respondamos a esse amor. Naamã aprendeu a lição. Geazi apesar de ter visto muito mais milagres que Naamã não. Creio que todas as vitórias que Deus nos deu, foram presentes de um pai amoroso. E creio também que ainda há muito mais por vir. Porem Deus sempre estará esperando que manifestemos a resposta desse amor que Ele tem por nós, e talvez, de uma das melhores formas. Com GRATIDÃO.

23 comentários

  1. Foi muito edificante esse estudo, e antes de encontrar esse estudo era extamente isso que o Senhor ministrou ao meu coração. Que Deus o abençoe! Deus é Fiel e temos que aprender a sermos a Ele também

    Curtir

  2. Este estudo me ajudou muito proucurava respostas e encontrei sou dirigente do circulo de oraçao e para o fim de ano vai ser muito bom Deus continue abençoando vcs!!!!!!!!!!fiquem na paz

    Curtir

  3. Agradeço a Deus pela Sabedoria que tens enviado a vcs tds que escreveram esse artigo….Benção Pura…gosto muito de estudar a palavra de Deus e vcs me ajudaram a entender muito… isso é a maior prova que Deus se faz presente em tds as coisas….

    Curtir

  4. mta paz!
    Meu nome é Estevam Souza e sou pastor em portugal. Já a algum tempo tive a honra de conhecer aqui o pastor Anderson de Teotonio Vilela e logo depois o apóstolo Claayton Nantes através dos quais fomos muito abençoados.
    Agora é um prazer poder conhece-lo ainda que só virtualmente.Estava procurando material para um estudo quando li o nome “Torre Forte”.Ja me tinham falado de voce.Foi providencia.kkkkkkk. Voce está sendo benção para minha vida e ministerio atravez do estudo,os sete mergulhos de Naamã.
    Abraço ao Pr. Anderson e ao Apostolo Claayton.
    Continui na benção.

    Curtir

    1. A paz !!
      Agradeço imensamente suas palavras que Deus continue te abençoando tb
      fica na paz
      Pr. Uagner Nantes
      Mininsterio Internacional Torre Forte
      Brasil

      Curtir

  5. A PAZ DO SENHOR PR UAGNER; E PARA TODO,
    MUITO ENTERESANTE O RELATO DE NAAMÁ, DEUS O ESCOLHEU, TENHO CERTEZA QUE MUITOS LEPROSOS HAVIA MAIS NAAMÁ FOI O ESCOLIDO, TALVEZ PORQUE TINHA TANTOS REQUIZITOS, MAIS NÃO TINHA O PRINCIPAL, A PRESENÇA DE DEUS, SUA VIDA CHEIA TE VITORIAS, RODEADO DE TANTOS AMIGO, NO INTANTO TERROTADO COM SUA LEPRA , E SOLITARIO COM SUA AJUDA LIMITADA, SÓ DEUS PODE O QUE NINQUEM PODE;

    Curtir

  6. Deus é Maravilhoso, nesses sete mergulhos vi toda uma vida firmada em um plano- que não pode ser frustrado- se reerguer. Quando Deus planeja ninguem pode impedir: “Bem sei que tudo podes e nehum dos Teus planos podem ser frustrados. Jo 42:2

    Curtir

  7. ontem no culto de oração falei sobre naamã e durante o tempo que falava veio a pergunta porque 7 mergulhos? e resolvi investigar , gostei muito do que achei aqui que Deus continue capacitando pessoas para deixar estudos assim tão maravilhosos que nos edficam e ajudam nas horas de dúvidas. lovado seja Deus por este ministerio.

    Curtir

  8. veio a palavra naman entre na nt para pesquisar sobre naman gostei muito porque sete mergulho ? no sete ele foi curado !!!!!!!! amei !!!!!1

    Curtir

  9. esta passagem da biblia nos mostra o quanto DEUS nos ama, e que ele fez todas as coisas pensando no seu povo e para nos dar a salvação. mas muitas das vezes nós somos ingratos não agradecemos a ele e tão polco reconhecemos quem ele e. Sabemos que DEUS e grande e poderoso por isso temos que prestar reverencia ao nosso pai asim são minhas palavras para todos.

    Curtir

  10. esse estudo me ajudou muito pq eu estava afastado do senhor eu comecei a usar drogas eentrei no trafico comecei a vender drogas e quem mechia comigo eu queria matar eu pesava 62 quilos e depois que eu comecei a usar eu comecei a pesar 45 quilos eu era do demonio e deus queria q eu voltace para a igreja pq eu já era da igreja des de quando eu nasci edisviei do caminho do senhor então deus colocou o meu pai no hospital e mesmo assim eu usava drogas eu ia visitar meu pai no hospital e depois eu ia fumar maconha e cherava tambem eu usava lança balinha tudo depois que eu sai do hospital e deus usou uma mlher da igreja pra falar comigo ela disia que meu pai poderia morrer e eu disia pra ela para meu pai morrer ele é fiel a deus ele já se livro d tamtas coisar ñ vai ser dessa vez que ele vai morrer e a quela irmã da igreja continuou a falar e eu fingia que escutava mais ñ tava nem ligando e passou algums dias meu pai FALECEU de MINIGITE eu ñ me conformava com a morte do meu pai eu era um filhounico homen e tinha mais duas irmãs e depois da morte do meu pai eu fui entender que tudo aquilo que essa mulher tinha me dito era verdade e o a estoria d naamã tambem e deus senpre quis me ajudar com todas essas coisas e depois de quatro dias que meu pai morreu eu foi numa oraçao e lá deus usou mais um irmão pra falar comigo disendo que tudo o que deus feis foi pra não fazer meu pai sofrer por causa de mim e ele disse que tudo o que ele queria que acontececi aconteceu e ele falou que deus manda eu quer que eu vou ser mensageiro da palavra e ele iria me abençoar e grassas a deus tudo o que aquele homem falou era de deus pq está acontecendo e hoje se chegar alguem fumando perto de mim eu conto esse testemunho meu e é isso fiquem com deus

    Curtir

Deixe um comentário