Em busca da costela perdida (2007)

Um dos maiores problemas e também uma das nossas maiores dificuldades que encontramos em nossos dias é a dificuldade de nos relacionar. Os relacionamentos têm se tornado extremamente superficiais e passageiros cada dia mais confiamos menos nas pessoas e passamos muitas vezes uma vida inteira construindo um muro ao nosso redor para nos proteger das pessoas, e na verdade vemos que essa é a maior deturpação do plano original de nosso Criador. Nenhum ser humano foi projetado para viver sozinho.
Na palavra de Deus encontramos uma declaração do próprio criador, que nos revela essa verdade em Gênesis 2:18 “Não é bom que o homem esteja só”. Vemos juntamente com essa verdade que surge então a responsabilidade do homem de encontrar sua costela e, como cristãos, cremos que Deus projeta uma tampa para cada panela, ou uma metade para cada maçã, por isso temos que saber escolher com cuidado a pessoa que passaremos o resto de nossas vidas, e ao mesmo tempo temos que saber que o primeiro principio para encontrarmos nossa costela esta em saber que o maior erro que um ser humano pode cometer é pensar que passará buscando o resto de sua vida alguém que te satisfaça completamente e o faça feliz. Isso, além de ser uma atitude egoísta é uma idéia completamente equivocada porque para que alguém nos possa fazer feliz antes de mais nada precisamos saber se estamos dispostos e preparados para fazer alguém feliz.

Jesus declara aos seus discípulos que mais bem-aventurado é dar do que receber, e isso me prova que aqueles que querem viver debaixo da jurisdição do reino de Deus, precisam saber que o este reino é o reino do inverso onde preciso perder para ganhar, morrer para viver, e isso implica em renunciar nossa natureza corrompida, egoísta e pecaminosa.

Como encontrar a costela perdida?
Daremos 4 princípios que podem te ajudar a não ser enganado ou traído não sofrer futuramente, lembre que a bíblia é o manual do proprietário e sempre pode nos ajudar em tudo.
Primeiramente nós temos que entender a diferença de se ter um relacionamento sério e compromissado e um relacionamento sem compromisso e vazio.

Ficar: significa manter alguém convívio de algumas horas sem compromisso de estabilidade ou de fidelidade amorosa. Agora muitos se perguntam: “O que pode haver de errado em passar uns minutos com alguém abraçando, beijando e algumas vezes até outras coisas sem ir alem disso sem trair ninguém?”

Se você não tem certeza de que ficar é errado e continua fazendo já está pecando.
Romanos 14:23 diz “Aquele que tem duvidas se come esta condenado, porque não come por fé e tudo que não é de fé é pecado.”

Ficar com alguém não te levará pro inferno, porque a bíblia diz que a única coisa que pode te levar pro inferno é não crer em Jesus e não recebe-lo como Senhor e Salvador. Porém, como toda ação tem uma reação, tudo que o homem plantar isso ceifará, ou seja, quando você fica com alguém além de um estar brincando com os sentimentos do outro (assim como quando 2 papéis se grudam e se separam restos de um fica no outro e vice-versa), a parte as pessoas se acostumam a se relacionar de maneira passageira e sem compromisso. Isso levará a um futuro casamento problemático porque um bom casamento depende de uma vida de compromisso e renúncia, assim que isso poderá trazer conseqüências séias em ambas as partes.

Jamais Deus vai se intrometer em nossas escolhas a menos que o convidemos a isso. Deuteronômio 30:19 nos diz que temos sempre o direito de escolher a benção ou a maldição, a vida ou a morte, não há outras escolhas.

1º principio: APRENDA A CONFIAR EM DEUS: sua vontade é boa, perfeita e agradável.
2º principio: NÃO SEJA ANCIOSO E NEM OSCIOSO: lança sobre ele vossa ansiedade.
3º principio: BUSQUE SEMPRE A DIREÇÃO DE DEUS: ele é o seu criador te conhece bem.
4º principio: BUSQUE CARACTERÍSTICAS QUE PROVEM QUE VOCÊ NÃO TERA PROBLEMAS FUTUROS: Gênesis 24:8 a 60.
   a) vers. 8 – Alguém que esteja disposto a fazer qualquer coisas por amor, inclusive sujeitar-se a mudanças.
   b) vers. 15 – Que não me leve a estar debaixo de um julgo desigual;
   c) vers. 16 – Alguém que tenha beleza, que goste de se cuidar, como alguém vai amar alguém se não se ama?
   d) vers. 19 – Não seja preguiçoso e nem ocioso.

 

Namoro, Noivado, Casamento a Maneira de Deus
Nosso maior desejo com esse evento é ajudar-te a ter uma vida mais feliz de uma maior qualidade, o plano de Deus é a salvação e essa salvação que ele tem é completa , é de corpo (curas), alma (sentimentos) e espírito (vida eterna).

Um casamento dos sonhos depende de 3 coisas :
– Uma relação intima com Deu , e isso não está ligado a religião e sim a um relacionamento de amigos entre Eu minha esposa e Deus. O segredo de obtermos a paz é termos paz com Deus.
– Um compromisso para meu cônjuge, ou seja, um pacto que leve ao meu cônjuge a segurança. Temos uma aliança e não um contrato.
– Suprir as necessidades do meu cônjuge, necessidades essas físicas, emocionais e espirituais.

O casamento dos sonhos de Deus é aquele que tem Deus como guia de todos os passos. Existem leis que regem nosso sistema, quando se rompe alguma lei, se acarreta conseqüências e as vezes eternas, o sistema tem nos levado a ruptura das leis, e isso é o que tem ocasionado famílias inteiras em conflitos.

Existem 4 leis primordiais que regem e governam os bons relacionamentos. Nenhum relacionamento pode ser bom sem o esforço de ambas as partes, para que você possa ter uma vida feliz ao lado de seu companheiro ou companheira, precisa haver um enorme esforço.

1ª lei – LEI DA PRIORIDADE
É a lei que me indica que a partir do momento que assumimos um relacionamento sério com alguém estamos dispostos a soltar tradições, costumes e prioridades que tínhamos até então. Isso pode parecer algo carregado de tristezas, mas é exatamente ao contrario. Quando minha esposa se sente prioridade na minha vida, a primeira coisa que acontece é que será inevitável que ela me fará feliz. Outra coisa é que não haverá ciúmes nela, porque o ciúmes só acontece quando a pessoa sente que esta deixando de ser prioridade, romper essa lei me causa problemas.

Tua prioridade é onde invertes toda sua energia, assim que a partir de agora sua energia não é fazer todos os gostos do outro, mais e fazer dele ou dela a pessoa mais feliz do mundo ao seu lado.

2ª lei – LEI DO PERSEGUIR
As tuas emoções estão dirigidas onde estão suas ações. Já falamos que um conceito errado que temos é pensar que vamos encontrar a pessoa que nos fará feliz sem antes haver um esforço nosso de fazer-la feliz.

Quando falamos da lei de perseguir, não significa que essa lei me obriga a vigiar ou tampouco desconfiar. A lei do perseguir me ajuda a entender que mesmo depois de casado tenho que perseguir o desejo de fazer de minha esposa a mulher mais feliz do mundo e, nissos invisto todas as minhas energias, criatividades e o meu amor, quer seja dando-lhe presentes, dedicando um tempo de qualidade, servindo com serviços que o façam sentir amado, mandando-lhe bilhetes, emails ou cartinhas dizendo o quanto ela é importante pra mim e o quanto a amo.

3ª lei – LEI DA ALIANÇA
Quando me caso tenho uma aliança com minha esposa, e não um contrato com clausulas que indicam que se não forem cumpridas haverá o rompimento imediato do contrato. Aliança implica em um pacto que foi firmado que não teve começo e nem pode ter fim, divórcio não pode estar em nosso vocabulário porque isso dará espaço para que satanás atue em nosso casamento. Caso você já seja divorciado creio que Deus também tem a benção pra você, mas não use um outro divorcio como opção aprenda com seus erros do passado se desprendendo emocionalmente dele e buscando uma aliança de acordo aos padrões de Deus.

4ª lei – LEI DA POSSESSÃO
Entenda que os dois são uma só carne, quando a bíblia diz: “…deixará o homem seu pai e sua mãe e se unira a sua mulher” é deixar emocionalmente, geograficamente, financeiramente e espiritualmente. Assim como a lei do perseguir, a lei da possessão não significa em ser dono e escravo, mas sim em ser dos dois uma equipe que trabalham juntos para uma vida feliz. Submissão não é escravidão e uma esposa com 100% das vezes se submetera a um marido que, como diz em Efésios “ame a sua esposa como Cristo amou e a si mesmo se entregou por ela”, em I Pedro 3:7 diz que o marido que não honra a sua esposa Deus não o ouve .

Quando se rompe uma lei se acarreta conseqüências , o maior sonho de Deus é a sua família, não são as suas promessas, seu ministério, sua igreja, seus grandes feitos, mas sim sua família. Quando mantemos uma vida integra, de intimidade com Deus, guiados por Deus ao ponto que ele nos antecipe as necessidades de meu cônjuge, quando mantemos uma vida de santidade, buscando ter as características da personalidade de Deus, restauramos nossa identidade, somos curados de nossos complexos pois nos sentimos amados por Deus e com certeza teremos lutas, provas e barreiras para enfrentarmos porém seguramente teremos uma vida de acordo aquilo que Deus sonhou pra nós.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s