Ele não tarda e nem falha

II Samuel 9: 1

Davi enfim vê o resultado de uma vida de busca intensa a Deus dar fruto. A coroa não poderia estar em um lugar melhor do que sua própria cabeça, a arca esta no Tabernáculo, os inimigos bem afastados e a paz impera sobre Israel.

Mas é incrível como um versículo na bíblia pode mudar tudo isso. Um comentário de um rei recém empossado tira a paz de seus súditos. Davi lembra-se da promessa de seus tempos de juventude “Resta alguém da família de Saul para que eu trate com bondade por amor a Jonatas ? ”
Imagino a perplexidade no rosto da corte. Porque se preocupar com a descendência de Saul? Esse é o tempo de desfrutar de um reinado tão merecido, tempo de esquecer o que se passou. Quem se importa com a descendência de Saul o velho rabugento?

Davi se importa. Por causa de uma promessa feita em sua juventude a Jonatas, escrita no livro de I Samuel 20: 14, 15.

Davi tem muitos motivos para se esquecer de suas promessas de juventude, principalmente o fato de ter sido tão perseguido por Saul, como também as novas e infinitas tarefas de um rei que esperavam pelo antigo pastor de ovelhas, mas para Davi é fundamental que ele cumpra com a sua parte do trato.

Maridos, e esposas, pais e filhos, empresários e operários tem procurado desculpas para deixar de cumprir suas promessas. A palavra de um ser humano já não vale tanto quanto antes. O que foi falado nem sempre é o que se cumpre. Mas essa é a essência de um adorador, que não se mede o quanto ele tem de Deus, mas o quanto Deus tem dele. Deus tinha a Davi e Davi tinha a Deus, por isso a historia de Israel muda quando entra em cena o antigo pastor de ovelhas.

Davi não visitava a presença de Deus quando lhe convinha, como o mesmo declara em Salmos 91:1 ele habitava a sombra do Onipotente. E pra quem habita em tal lugar e mantém tal relação com o criador é fundamental saber entender o peso de uma palavra proferida, em tempo de juventude ou na velhice, na hora da tempestade ou da bonança, aquele que habita debaixo de tal sombra se identifica com seu amado, e torna-se como Ele alguém que tem palavra.
Davi se perturba ao saber que sim havia alguém da família de Jonatas e Saul que ele poderia ajudar.

E esse alguém era alguém que não lhe adicionava nada ao seu reinado, nem sequer poderia ajuda-lo nas batalhas. Esse alguém era Mefiboste.

Mefibosete em uma fuga dos filisteus, cai e quebra seus dois tornozelos tornando-o manco para o resto de sua vida. Alguns fugitivos o levaram para uma terra que se chamava “Lo Debar ” que significa sem pasto, e ali ele se instala.

Veja que vida triste tinha esse jovem. Nasceu como herdeiro legitimo do trono, sofreu uma queda física, tornou-se uma impossibilitada de andar, foi morar em uma terra estranha, e alem de tudo vivia sobe ameaça continua.
Que motivos Davi teria para se lembrar ou para procurar alguém como Mefibosete?

Davi dá mais do que uma pensão vitalícia para o garoto, ele da o palácio, lhe devolve o direito de se assentar todos os dias não importava se ele fosse um bom ou um mal menino a mesa do rei. Davi lhe devolve um direito que lhe havia sido roubado.

Essa linda historia não esta na bíblia por um acaso, e nem tampouco para agregar valores ao currículo de rei de Israel.Davi representa a imagem do próprio Deus desde seu nascimento ao entregar-se em uma cruz cumprindo a sua parte do trato mesmo quando Ele vê 2 de seus melhores discípulos não cumprindo com a sua parte do trato.
Jesus matem sua palavra mesmo quando nós não mantemos a nossa.

Temos uma aliança eterna com Ele, e Ele nunca quebra seus pactos.

O termo hebraico para pacto é beriyth, que significa, um acordo solene de peso obrigatório. Seu pacto é irrevogável. Desde de Noé quando Deus firma seu pacto mandando um arco colorido no céus, até os dias de hoje mantendo suas promessas apesar de nosso pecado, Deus segue com seu pacto perpetuo. Mefibosete assim como nós não tem nada a oferecer e leva tudo. Talvez a decisão de Davi tenha despertado uma revolta em seus filhos legítimos, mas ele não se importava porque o peso obrigatório de seu pacto era maior do que a opinião da maioria.

Deus não se importa com a opinião da multidão, Ele esta disposto sempre, a cumprir seu pacto conosco. Sua graça e irrevogável, e nos traz o direito de entregarmos o nada que temos a Ele em troca do tudo que Ele tem para nós. A s promessas de Deus são reais, e eternas, e elas se cumprem. Saia do lugar que limita a sua visão espiritual, se afaste de pessoas que sugam a sua fé, e prepare-se porque as promessas de Deus se cumprirão ao no tempo Dele.

Tome posse hoje e siga em direção ao plano excelente de um Pai amoroso.

Anúncios

2 comentários

  1. Louvado seja o SENHOR por sua vida; a minha oração hoje é que o SENHOR te abençoe rica e poderosamente, e que a todo tempo te acompanhe ate a vida eterna|

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s