O poder da providencia de Deus

II Crônicas 20: 1a 18

Temos aqui um texto conhecido, principalmente porque nos mostra um desafio como os que enfrentamos diariamente, nos mostra a debilidade da fé e a convicção de um povo, assim como a nossa também. A coisa mais espetacular que podemos ver na bíblia é que não somos a escoria da sociedade, só porque falhamos, ou porque temos medo de desafios que estão na nossa frente, na bíblia encontramos inúmeros casos de pessoas que tinham muito de Deus, conheciam um Deus poderosíssimo e ainda assim tinham medo. Josafá e todo o povo estava a frente de um grande desafio, um grande rei, que estava colocando a casa em ordem, já havia destruído altares de outros deuses, uma liderança formidável e reformadora que induziu o povo a fé e a obediência ao Senhor teme diante de um desafio. Mas o medo de Josafá foi extremamente proveitoso porque levou o povo a se voltar pra Deus, agora minha pergunta é, “até quando Deus terá que permitir certas situações na nossa vida para que possamos voltar pra ele? porque será que não podemos fazer isso voluntariamente?”.

Temos o incrível privilegio de ter acesso á sala de controle do Universo, e um acesso incrível, mediante a cruz ao controlador e simplesmente decidimos rejeitar esse privilegio deixando de orar, ou mantendo uma vida fora da vontade de Deus toda a semana, e botando uma cara de crente de domingo só pra fazer uma presença. É extremamente normal termos medo. O que não é normal é virarmos as costas pra Deus.
Vemos o caso de toda Israel quando se depara com um de seus maiores desafios, o grande Golias, um homem grande dono de um corpo extremamente musculoso e aterrorizante, com sua cara ameaçadora e suas palavras ofensivas não sobre um povo, mas sobre o Deus desse povo, era o caso do rottweiler enfrentando um poodle, não havia chance nem para o povo nem para o esquelético porem gigante Davi. Mas havia chances para Deus.
O problema é que nossos gigantes não carregam uma espada ou um escudo, eles ostentam as espadas do desemprego, do abandono, do abuso sexual, ou das depressões, nossos gigantes se erguem no escritório, no nosso quarto, ou em uma sala de aula. Ele nos traz contas que não podemos pagar, notas que não podemos tirar, pessoas que não podemos agradar, o uísque que você não podemos resistir, a pornografia que não podemos rejeitar, uma carreira da qual não podemos escapar, e um futuro que não conseguimos encarar. Nós conhecemos muito bem o rugido dos gigantes. O primeiro pensamento da manhã, a ultima preocupação da noite, nosso Golias domina nosso dia e se infiltra na nossa alegria. O engraçado é que nesse caso Davi aparece falando sobre Deus , até então , nem os soldados e nem o rei Saul havia mencionado nada parecido, mas Davi levanta a questão do Deus vivo.

Porém Davi não joga conversa fora falando sobre batalha , ou fazendo pergunta sobre as chances de vitória, ele não pergunta sobre o tamanho da espada de Golias, ou quantos anos de experiência ele tinha, ou em que academia ele havia sido formado , ele traz somente um recado ao rei, O SENHOR que me livrou das garras do urso e do leão , me livrará das mãos desse filisteu.

O medo na vida de Josafá e de seu povo, gerou um quebrantamento em toda nação, não havia chance nenhuma de vitória, só havia um recurso simples, que era buscar a face de Deus. Judá se congregou para pedir o socorro de Deus. Perceba que um desafio gigante gerou medo, que gerou um arrependimento, que gerou um quebrantamento, que gerou um avivamento, que gerou a vitória de Judá sobre seu inimigo. Não foi apenas o fato desse povo ter começado louvar a Deus que os fez vitoriosos, mas foi a trajetória até chegar o reconhecimento da dependência de Deus que gerou essa adoração, e que os levou a serem vitoriosos sobre essa circunstancias.

Naquela reunião tão importante ninguém faltou, as famílias estavam em peso presentes como deveria ser sempre. Somente depois de uma necessidade foi que o povo entendeu que necessitava totalmente da ajuda de Deus. Toda experiência do rei em guerras, em administrações, e liderança não eram suficientes para solucionar aquele problema, muitas vezes nosso talento não alcançara o tamanho da nossa necessidade, só algo maior poderá tocar e solucionar nossos problemas, e esse algo é o próprio Deus, até mesmo o mais ateu recorre a Deus quando tudo aperta. O povo decidiu parar de tentar achar culpados, pois descobriram que isso era sinal de arrogância, e a arrogância aponta o dedo para o problema tentando achar um culpado, mas a humildade aponta o dedo para si e admite ser parte do problema. Era a única forma de alcançarem vitórias, o povo precisava de Deus.

Não era o momento de lutar, era momento de se voltar para Deus e em quebrantamento adora-lo pelo o que ele é e não pelo o que ele faz. O quebrantamento, que gera o arrependimento gerou o avivamento que levou esse povo a não somente assistirem seus inimigos se auto-destruindo, mas, a receberem os despojos de seus inimigos. Deus não faz nada pela metade, tudo o que Jesus conquistou na cruz, é direito nosso, é nossa herança, é nosso direito. Deus espera que busquemos conhece-lo, ele se da a conhecer, ele não esconde sua face muito pelo contrario, Ele a expõe e espera que experimentemos qual seja sua boa, perfeita e agradável vontade.

Quando voltamos nosso coração pra Deus, e o conhecemos, isso nos levará a adora-lo, e nossa adoração provocara o coração de Deus em nosso favor, veremos nossos inimigos se destruindo, não precisaremos lutar, economizaremos forças adorando a Deus, e ficaremos com os despojos de nossos inimigos, só então veremos a provisão poderosa de Deus, quando tudo parecer perdido, e as chances da nossa vitória forem mínimas Ele esta disposto a nos tocar com sua provisão poderosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s