Quando o que Deus faz não tem sentido

Quem já não passou em sua vida alguma situação que o mais difícil era entender o sentido de Deus para aquele momento?

Todos nós já vivemos dias que não fizeram o maior sentido. Dias que questionamos a vontade de Deus para as nossas vidas.

O mais interessante é encontrar na bíblia situações parecida com as nossas, e ver que grandes homens e mulheres de Deus que vivenciaram coisas extraordinárias em suas épocas, também tiveram dias de duvida, onde chegaram até questionar a Deus, tentando entender o sentido das situações mais adversas.

Em I Reis 17: 1 a 16 vemos a historia de um grande homem de Deus chamado Elias que estava passando dias bem atribulados.

Elias contempla em seu tempo uma nação escolhida de Deus e que se volta contra seu Deus.

Então o profeta libera a palavra de Deus contra Acabe (o rei ) que era conivente com tudo o que estava acontecendo, principalmente depois de haver se casado com Jezabel, profetizando não apenas contra a pessoa do rei, mas também contra a historia de seu reino. Um reino que seria transtornado pelo juízo de Deus. Não porque Deus é um Deus vingativo, mas porque de tão apaixonado pela sua criação Ele é capaz de tudo para chamar a atenção de sua criação.

Elias profetiza o juízo de Deus sobre Acabe, então orientado por Deus foge para o monte, e chegando lá é sustentado por corvos provando de uma provisão totalmente improvável.

Até que chega o dia que Deus orienta Elias a ir a Sarepta, avisando-o que seria sustentado por uma viúva que era a 2ª provisão improvável.Agora, porque era improvável?

1º Sarepta era um lugar improvável porque tinha o rio de Querite que era afluente do Jordão. O ribeiro estava totalmente seco por que já fazia 3 anos que não chovia.2º Elias era um profeta de renome e Sidon capital da Fenícia era uma cidade portuária e tinha muita gente rica que poderia ajuda-lo ( mas não foi o plano de Deus). 3º Sidon era governada por Jezabel ( serva de Baal) porque Deus mandaria Elias que fugiu do inimigo para a terra do próprio inimigo? 4ºDeus manda Elias a uma viúva que mal podia sustentar-se, já que nessa época somente os homens podiam trabalhar, e ela já não tinha mais seu marido, logo, também não tinha sustento nem para si, muito menos para um profeta. 5ºElias poderia ter pedido ajuda a Obadias um dos governadores de Acabe que escondeu alguns profetas em meio a perseguição.

Mas nenhuma dessas coisas impediram a Deus de mandar Elias para casa dessa viúva.

São em situações improváveis que Deus tem a oportunidade de revelar seu poder. É quando nossos problemas estão mais intensos e impossíveis de serem resolvidos que Deus revela toda a sua soberania.

Deus tinha uma lição a Elias, assim como a cada um de nós. Agora, a pergunta é: O que Deus queria ensinar?

1º) Jamais podemos confiar na nossa própria força, nem na bolsa de valores, nem no índice de crescimento econômico do pais, nem na nossa influencia sobre as situações. Nada disso resolve. Em Eclesiastes 11 : 4 Salomão sabiamente e divinamente inspirado por Deus declara, que quem para a sua vida para observar as circunstancias não pode avançar. O passado não pode determinar quem somos. Deus é o único que determina os tempos e as estações na nossa vida.

2º) Não podemos julgar pelas aparências. Lembre-se que Deus levanta e exalta o humilde e abate o soberbo( Ezequiel 21:26). Enquanto nosso coração estiver inclinado a vontade de Deus certamente Deus será o nosso pastor e não deixara que nos falte nada.

3º) Mantenha seus olhos focados no propósito de Deus, não permita que as circunstancias da vida tirem seus olhos do sobrenatural que Deus esta preparando pra você. Deus não apenas supriu as necessidades daquela mulher e de Elias, como também deixou a marca de sua presença naquela casa.
Veja que Deus usa uma situação para falar com a mesma viúva que viria sustentar esse homem de Deus. Elias chega com a mensagem clara de Deus para uma mulher que estava cansada de lutar, e que vê o medo tomando conta. A primeira palavra que ela ouve de Deus estando em uma situação desesperadora foi “NÃO TEMAS”. Isso era tudo o que essa mulher precisava ouvir de Deus.

O maior problema dessa viúva era ela achava que sua necessidade era comida, azeite, óleo, dinheiro, casa ou bens materiais. O desanimo da vida estava impedindo de ver que o que ela realmente precisava era do Espírito de vida, que destronaria esse espírito de morte que estava reinando em seu lar. Por causa disso ela perde todas as suas expectativas de vida. Mas isso estava preste a mudar
Deus estava libertando aquela mulher através de sua oferta de sacrifício a vida de Elias do seu passado que aprisionava suas finanças, sentimentos e emoções, e a mantinha refém da morte de seu esposo.
A historia dessa mulher muda quando ela decide acreditar na palavra enviada de Deus através do profeta. Ela tinha baixado suas expectativas, mas Deus restaura e a cura.
O mesmo que Ele quer fazer conosco todos os dias. Mesmo quando as situações da vida estiverem contraias aquilo que esperávamos, Deus esta disposto a nos socorrer.
Ele anda sempre caçando corações sinceros e confusos muitas vezes. E esta sempre disposto a transformar uma situação de maldição em benção.

Deixe o controle da sua vida, da sua família e de suas finanças nas mãos de quem te criou.
Mantenha sua expectativa e sua fé em um lugar alto, mantenha-se crendo mesmo quando tudo estiver contrario.

Ainda que aquilo que Deus esta fazendo em sua vida não tenha sentido, não questione a Deus até que você veja o desfecho final de sua historia. A bíblia te garante que se você ama a Deus, todas as coisas irão cooperar para o seu bem, assim que tome esse dia como o dia da sua decisão de sair do estado de paralisia e de morte, e levante-se para contemplar as maravilhas que Deus ira fazer na sua vida.

Mesmo quando o que Deus faz não tem sentido em um momento, confie que sua vontade é boa perfeita e agradável.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s