Namorar não é o mesmo que ficar

Hoje a expressão “ficar” é muito comum entre jovens não crentes e tem sido também entre jovens crentes, esta expressão é o sinônimo de flertar. Flertar é uma maneira de manipular alguém mediante uma conversa e atitudes que podem seduzir física e emocionalmente, isto é, sem falar na defraudação emocional para com esta.

Namoro não se alicerça na paixão e sim no amor.
I Coríntios 13.4-7
4 – “O amor e paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece.
5 – Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.”
6 – O amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.
7 – Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Amor e paixão são palavras que se confundem mas que tem significados diferentes. A paixão é um sentimento forte e profundo, interpretado por alguns como um afeto violento, a pessoa apaixonada é interesseira e egoísta. O amor por sua vez é sofredor, benigno, sem invejas, sem leviandades ou soberba, não se porta com indecência, não busca com interesses, não se irrita, não suspeita o mal, não concorda com a injustiça, mas se importa com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Vamos ver agora uma história que narra a vida de Amnom e Tamar, um exemplo de um relacionamento baseado na paixão (II Samuel 13.2 – “Angustiou-se Amnon, até adoecer, por Tamar, sua irmã, pois era virgem, e lhe parecia impossível fazer coisa alguma com ela”).

A paixão levou a Amnom a um sentimento de angustia. Levou-o a se portar indecentemente. Tornou-o egoísta. Depois de abusar fisicamente de sua irmã Tamar, transformou-se em ódio.

Essas são as características da paixão, agora vamos ver alguns tópicos que caracterizam o amor:

  • O amor trás respeito mútuo;
  • Compromisso;
  • Honestidade;
  • Fidelidade;
  • Seriedade;
  • Autodomínio.

Há moças que se entregam as carícias mais íntimas no namoro enganadas pela idéia de que se recusarem, estarão demonstrando ao rapaz que não o amam, ou não tem confiança nele, ou que são fingidas, hipócritas.
Problemas relacionados com namoro

  • Namoro precoce;
  • Julgo desigual (II Co 6.14 – “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?);
  • Falta de limites nas trocas de contatos e carícias;
  • Falta de temor a Deus.

Coisas que são indispensáveis ao namoro

  • Convicção da vontade de Deus;
  • Compromisso com Deus e obediência a sã doutrina;
  • Propósito de conservar-se sem culpa diante de Deus;
  • Estabelecer metas para um futuro casamento;
  • Uma vida de oração.

A origem dos impulsos sexuais

Aspectos fisiológicos
O impulso sexual é algo puramente fisiológico, que vem graças a uma ação do sistema nervoso central e autônomo.

O impulso sexual por reflexo
É chamado de impulso sexual reflexo quando parte da medula espinhal para os órgãos genitais. É instintivo e ocorre, em geral, de forma involuntária e inconsciente, pode ocorrer até mesmo durante o sono.

O Impulso sexual nervoso
É chamado de impulso sexual nervoso quando parte do cérebro para a medula espinhal acionando o sistema sexual. É consciente e voluntário.

Problemas causados pela pratica do sexo fora do casamento
(Efésios 5.5 / Atos 15.20)

  • A perda do encanto da noite de núpcias;
  • A discriminação da sociedade para com a moça;
  • O risco de uma gravidez precoce;
  • O risco de se contrair doenças sexualmente transmissíveis;
  • Sentimentos de culpa e perda da comunhão com Deus.

Como despistar os impulsos sexuais

  • Procure a cada dia renovar sua mente (Romanos 12.2 – E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.);
  • Procure sempre estar ocupado;
  • Desprenda sua energia sexual exercendo atividades físicas e mentais;
  • Cuidado com as imagens visuais;
  • Cultive uma vida espiritual saudável.

Princípios básicos para se achar a nossa outra metade
Nesses últimos dias multidões de pessoas, incluindo crentes são tomadas pelas preocupações ansiedades, dúvidas e temores. A ansiedade, é algo totalmente prejudicial a nossa saúde, é angustiante, tira o sossego, bloqueia o ânimo e escurece o seu futuro. Ela rouba a fé do crente, que chega ao ponto de pensar que Deus o abandonou. Entretanto, a bíblia nos revela preciosas promessas para nós, dentre elas, a que Jesus deixou em Mateus 28.20 “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

1º Princípio – Deus sabe o que é melhor para você (Romanos 12.2):
Aprenda a confiar que sempre à vontade de Deus é melhor do que a sua. Muitas vezes quando um namoro não dá certo, é rodeado de brigas, desconfianças e ciúmes, precisa ser analisado para ver se realmente este namoro está dentro da vontade de Deus para sua vida, porém, Deus ainda respeita o nosso livre arbítrio, mas se você sabe que esta não é a vontade de Deus e persistir em desobediência não reclame das conseqüências.

2º Principio – Deus pode vir a realizar o desejo do seu coração (Salmos 37:4 – Deleita-te no Senhor, e ele te concederá os desejos do teu coração.”):
Algumas pessoas quando não são entendidas por Deus, depois de pedirem algo incessantemente começam a questionar: “Se a bíblia afirma que Deus realiza os desejos do nosso coração, porque Deus não realiza os desejos do meu coração?”

3º Princípio – Às vezes Deus não nos ouve porque pedimos mal (Tiago 4:3 – “Pedis e não recebeis porque pedis mal, para o gastardes em vossos prazeres.”):
Deus pode realizar o desejo do seu coração, porém, como Ele poderá lhe atender se o seu coração não está de acordo do que ele gosta? Não se esqueça de que Deus não tem compromisso com filhos descomprometidos, como Deus vai te dar aquele(a) que você tanto quer se você não dá a mínima para aquilo que Deus pensa sobre você. Por isso para que você receba de Deus o que Deus tem para você, queira sempre permanecer na vontade de Deus.

4º Princípio – Medite na palavra de Deus:
Gênesis 24:10 a 60 relata a história de como Isaque se encontra com Rebeca, porém, se você analisar o perfil de Rebeca você poderá encontrar o perfil daquele(a) que te completa. Basta apenas observar algumas qualidades de Rebeca, que servem tanto para o homem quanto para a mulher.

1º Gênesis 24:15 – Ela era da mesma terra de Isaque:
Trazendo para os nossos dias, seria uma pessoa que tem a mesma crença, ou seja, que serve o mesmo Deus.
2º vers. 16 – Ela era formosa, apesar de esse não ser o fator principal a ser analisado.
3º vers. 16 – Ela era virgem.
4º vers. 18 a -22 – Ela não era preguiçosa:
Ela deu de beber para todos os homens e para todos os camelos, analisando o fato do camelo beber muita água devido o ter a capacidade de ficar muitos dias no deserto sem beber água.

Analise se a pessoa que você escolheu é uma pessoa prestativa, pois se não for vai acarretar vários problemas ao seu casamento. Por fim se todas estas coisas estiverem bem colocadas na sua vida Deus lhe dará uma garantia de uma vida sentimental saudável e feliz e um casamento eterno que foi, é, e sempre será, o plano de Deus que o homem e a mulher se casem uma só vez (Mateus 19:6 – “Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”).

Anúncios

7 comentários

  1. Meu irmão, a paz de Cristo esteja contigo.
    Você mandou bem!
    Era isso que eu estava procurando, compreender mais sobre o relacionamento saudável aos olhos de DEUS.
    Que Deus te abençõe e continue fazendo textos edificantens assim.
    Amém

    Curtir

  2. amei tudo o que eu li ….. que pena que eu não aprendi isso antes …. ai depois fiquei triste porque eu vi que muitos dos requisitos que eu li , foram perdidos em minha vida …. a paciência , o não ouvir o conselho dos outros e esperar em Deus … pastor será que eu consigo resgatar tudo o que foi perdido e tentar ser como rebeca ? me aconselhe um abraço !

    Curtir

    1. ola !
      ficamos muito felizes com sua mensagem e gostaria de dizer que a graça nos permite novas chances todos os dias , confie em Deus e siga a vontade dele. Deus te abençoe

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s