Jesus abala minhas estruturas

Lucas 19: 1 a 10
Zaqueu era chefe dos publicanos. Os publicanos eram, um tipo de coletores de impostos a favor do império romano. É possível que Zaqueu, não somente fosse um “coletor de impostos”, mas que chefiasse um departamento de diversos coletores, um alto do governo, e por isso, os publicanos eram odiados pelos judeus. Eram considerados traidores, uma vez que muitos deles eram também judeus, e comparados aos piores pecadores.

É por esta razão que os principais líderes religiosos não suportavam ver Jesus se relacionando com publicanos, pois segundo eles, os publicanos eram a escória da sociedade. Perceba que Lucas ressalta a condição social de Zaqueu e logo depois sua pouca estatura (vs.3), talvez porque, o próprio Zaqueu tinha seus complexos, não só por seu tamanho, mas por causa de como o povo o julgava por sua profissão e por sua condição financeira, ou talvez porque tenha, simplesmente, chamado à atenção do escritor o fato de alguém tão odiado pelo povo judeu, tão rico e que era baixinho, estivesse tão interessado em Jesus. O mais glorioso de tudo é ver que Jesus também se mostra interessado nele.

O fato é que Jesus sempre se mostrara interessado aos que se interessam por Ele, Salmos 37:4 “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” Zaqueu não se mostra interessado pelos rótulos da sociedade, ou pelos milagres que Jesus fazia, simplesmente assume a condição de pecador que precisava do auxilio de Jesus. Entende que não há pecados difíceis de mais, no qual Jesus não possa perdoar.

Como poderia Jesus, se hospedar na casa de um traiçoeiro? Ladrão do seu próprio povo? Qual seria a atitude “normal” do ponto de vista do povo? Que Jesus se hospedasse na casa do chefe da sinagoga em Jericó. Mas não, Jesus vai se hospedar na casa do pior homem da cidade.

O povo diz: “Ele se hospedou na casa de um pecador”. Jesus diz: “Quero ficar em sua casa hoje”. O que mais chama atenção nisso tudo é que mesmo Zaqueu sabendo o que as pessoas pensavam dele, decide ficar somente com o que Jesus pensava dele.

Jesus não apenas passa pela vida de Zaqueu. Jesus pára e vai à sua casa. A nossa atitude espiritual firme e determinada de buscar estar em comunhão, em buscá-Lo, chama a atenção de Jesus, nos faz visíveis a Ele.O convite para Jesus mudar uma historia é um desejo intenso de estar com Ele. A lição mais interessante nessa historia, é que ela não terminou a dois mil anos atrás ou mais, hoje ainda se manifestam todos os personagens dessa historia.

Os “Lucas”, observadores que param para assistir somente, sem qualquer participação ou compromisso.

Os “religiosos”como sempre, impiedoso, e com um entendimento limitado acerca do porque que Jesus insiste em perder tempo com pecadores.

O “povo” que visando sempre seus próprios interesses não conseguem aceitar o fato de que Jesus aceita até mesmo os traidores.

Os “Zaqueus” pessoas desesperadas, ricas ou pobres, de qualquer raça, ou crença, buscando tapar um buraco existencial, que foi criado por Deus, para que somente Ele possa preencher.

E por ultimo e não menos importante “Jesus”, o homem mais incrível que viveu nessa terra, e que até os dias de hoje esta na expectativa por encontrar corações desejosos, que solicitem sua presença, não somente em sua casa, mas em suas vidas.

Jesus quando entra na casa de Zaqueu, mexe com as estruturas de sua vida. Ao contrario do que o povo esperava, o rei dos reis, não acusa aquele homem pelos seus maus feitos, ou tão pouco o condena. Apenas ENTRA EM SUA CASA, e isso foi o suficiente para que aquele homem tivesse uma mudança radical na sua vida e nas suas atitudes, e para que ele pudesse ter todos os seus complexos e medos sarados por Ele.

O que nós filhos de Deus precisamos aprender, é que Deus ainda tem poder de mudar corações, Deus pode endurecer ou amolecer as atitudes de uma autoridade simplesmente porque o “coração do rei pende para onde Deus quer”. Não há nada nesse mundo ou fora dele, que esteja fora do controle das mãos soberanas de Deus, todas as coisas foram criadas por Ele, e para Ele.

Não se renda por causa das ameaças, ou daquilo que as pessoas pensam acerca de você. Quando você deixar de se importar com as pessoas, você deixara de ser invisível aos olhos de Deus, e onde você estiver, seja você quem for, você receberá não apenas uma visita passageira, mas um hospede eterno que é Jesus, e em pouco tempo você descobrira que qualquer milagre que você precisar, estará nas palmas das mãos desse Deus, e qualquer necessidade que aparecer, Ele suprira ao seu tempo.

O mais incrível nessa historia, é que quando Zaqueu teve sua vida mudada por Jesus, ele teve suas feridas curadas, ao ponto de restituir ao mesmo povo que o acusava de ladrão 4 vezes mais o que ele havia roubado. E isso, alem de provar que a conversão de Zaqueu foi genuína, mostra que quando Jesus mexe com as estruturas de alguém, não somente esse alguém é tocado, como varias pessoas são afetadas pela transformação de uma vida. A obra de Deus afeta a todos.

Zaqueu entende que a sua atitude determinava a sua altitude, por isso não hesitou em correr o risco de subir em uma arvore, e de se expor tanto como fez, porque o que importava era a vinda de Jesus em sua casa. Zaqueu não se importou em deixar estrutura da sua vida disponível a Deus. Ele toma a decisão de permitir ser vencido por Deus para que Deus pudesse completar sua obra, não somente em sua vida, mas em toda a sua casa.

Anúncios

2 comentários

  1. Ola queridos graça e paz!
    parabéns pela visão colocada aqui a cerca de zaqueu, Deus os abençoe, nunca se esqueça que sua atitude determina a sua altitude,
    sergio conceicao souza; rj

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s