Deus tem um novo começo

João 3: 1 a 6 e 16
A bíblia nos fala sobre religiosos. Os fariseus discutiam sobre Deus. E Nicodemos sempre estava entre eles. Debatendo, ponderando e solucionando enigmas da lei. Era seu papel descobrir o que Deus dizia ou pensava.
Agora, o que o atrairia a Jesus? O que chamaria atenção em um homem que veio do fim do mundo e não tinha estudo a um outro que era seu contraste?
Talvez fossem os milagres, ou talvez suas palavras de sabedoria. O fato é que Jesus é um homem que atrai as pessoas pra perto de si e não as afasta. Basta sabermos a palavra que é a senha para invocá-lo: “necessidade”.


Jesus tem um imã que atrai os necessitados, assim diz Lucas 19:10: “Porque o filho do homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido”.
Nicodemos espera a noite chegar, a poeira da multidão que seguia Jesus baixar e bate na porta.
Trata de mostrar todo o seu preparo a Jesus, mostra que sabe muitas coisas sobre Jesus, e que há algum tempo o acompanha. Agora, algo poderia surpreender ao homem-Deus ? Que sabe o que vamos dizer antes que o façamos (Salmos 139:4).
Nada atrai mais a atenção do mestre que um coração necessitado, cheio de dúvidas. E antes que as perguntas de Nicodemos comecem a ser liberadas, Jesus, que não fez questão de mencionar a posição de Nicodemos ou de fazer qualquer elogio, lança a resposta que mais soou como pergunta: (vs.3) “…se alguém não nascer de novo não pode ver a Deus”.
Veja que coisa mais impressionante, Jesus não faz cerimônia, trata de ao mesmo tempo responder uma pergunta que ainda não tinha sido feita, e de separar a diferença que tinha de Nicodemos.
Lembre-se que Nicodemos mora em uma terra onde o que realmente conta são os resultados positivos que alguém pode mostrar. Sua filosofia de vida até esse dia era que quanto mais coisas boas alguém fizer, mais conquistará o coração de Deus.
Porém Jesus destroça sua filosofia deixando bem claro que para Deus, nada do que fizermos alcançará o mérito de sua bondade e amor. Agora, como já falamos, a resposta de Jesus veio a uma pergunta que ainda não tinha sido feita, mas que Ele sabia que era o real motivo da visita. Essa resposta trouxe mais dúvidas.
Como pode alguém nascer de novo? Como podemos rebobinar nossa própria fita e começar do zero? Quem não gostaria de uma segunda chance?
Os corações recém nascidos nascem do céu. Você não pode desejar ganhar um, criar um. É Deus quem cuida da tarefa, do começo ao fim.
II Coríntios 5: 17 diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
Nascer de novo. O nascimento é um ato passivo. A criança no ventre em nada contribui para o parto. E o mais incrível é que as felicitações do feito, são dirigidas à mãe e não à criança.
A mãe paga o preço do nascimento. Ela não busca conselho ou ajuda do bebê.
A palavra no original que define “de novo” é “ANOTHEN” que significa: um ato repetido, mas que exige que a fonte original o repita. Ou seja, quem fez o ato da primeira vez, o faz novamente.
O criador original recria sua criação.
Não dependemos da força do eu, mas do milagre de um Deus.
Existem coisas nas nossas vidas, que sim podemos fazer algo, porém existem outras que dependem de um milagre de Deus.
Jesus estava mostrando a porta de entrada à sala de Deus. Uma sala que tínhamos perdido o direito de entrar. “A essência do problema humano é o próprio coração humano, e o tratamento de Deus está em João 3:16” Max Lucado
Não há nada que você possa fazer para merecer esse amor. Ele amou, se deu, se nós cremos nós vivemos. É isso que diz no versículo 16 de João 3. A porta de acesso à sala de controle esta aberta. Para entrar basta usar uma palavra com duas letras: “fé”.
A fé em Jesus te abre a porta que o pecado fechou.
Em Gênesis 1:1 e 2 nos mostra que o Deus que fez uma vez, pode voltar a fazer novamente do nada. Até os dias de hoje o poder criativo de Deus está atuante. O mesmo poder que pegou algo que era sem forma e vazio e transformou em um planeta com moradores, pode pegar qualquer situação da minha vida que hoje está um caos e transformá-la em algo que tenha uma forma.
Deus amou seu mundo de tal maneira que deu seu único filho. Essa é a chave para manter a chama da esperança dentro do seu coração acesa. Quando nos damos conta de quem é o Deus que servimos, confiamos que somente Ele pode fazer de novo todas as coisas.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s