Saciados em meio a crise

II Reis 4: 38 a 41
Às vezes no ato básico da sobrevivência a gente acaba se prejudicando. Na intenção de resolver coisas essenciais que são intransferíveis, na intenção de atender às nossas necessidades a gente acaba fazendo coisa que não se deve e buscando ajuda nos piores lugares.
Esse texto nos mostra a história de profetas que eram homens de Deus, amavam a Deus, mas estavam passando necessidades porque simplesmente não estavam isentos de passar.
Esses profetas, assim como todo o povo na hora da crise, estavam prontos para comer qualquer coisa que lhes acalmasse a fome. Alguém sai pra buscar alimento e sem saber traz veneno.
Até porque ninguém em sã consciência em um momento de fome quer comer veneno ao invés de uma deliciosa comida. A bíblia fala especificadamente o tipo de problema em que aquele jovem havia se metido.
Trepadeira silvestre: são plantas naturais que resistem à seca. Chovendo ou não ela consegue sobreviver. É resistente. E serviria como alimento. Colocíntidas era um veneno muito forte.
Há muita gente sendo envenenada e envenenando enquanto tenta satisfazer às necessidades.
Existem pessoas que numa busca incansável por paz acabam achando veneno. Ou em uma busca por Deus acabam negociando com a pessoa errada e acabam se metendo em dívidas com o diabo. O que nós não percebemos quando buscamos ajuda para as nossas necessidades essenciais, sejam financeiras, emocionais ou espirituais, é que na hora do desespero aceitamos qualquer coisa.
O cuidado tem que ser permanente porque o joio é parecido com o trigo. Mas um é veneno. Há um enorme perigo de sermos enganados pelas aparências.
Observe nesse texto que o rapaz foi lá fora buscar ingredientes para fazer sopa e trouxe morte.
Elizeu põe farinha na comida. Obviamente Elizeu não era cozinheiro nem muito menos químico, porém Deus estava com ele e numa ação profética, Elizeu arranca a morte da panela, com uma simples modificação nos ingredientes.
E é aí que vemos toda a diferença. Deus e o sistema do mundo oferecerão o mesmo alimento, a diferença é que no ingrediente de um contém veneno que provoca a morte em todas as áreas da nossa vida enquanto no outro há a vida.
Jesus usa uma metáfora onde declara que Ele é o pão da vida, mas eu creio que quando disse isso, Ele estava tentando dizer que não apenas é o pão pronto como também toda a parte do processo até que o pão fique pronto.
Desde o trigo que se transforma em farinha até chegar ao estado de pão. Lembre-se que naquela época os pães eram feitos apenas de farinha, sal e água, onde tudo era misturado e gerava o pão.
Jesus é farinha, mas também é o sal que dá sabor, tira a frieza e conserva o alimento, e é a água que dá a vida.
Essa farinha (Jesus) que Elizeu lança sobre o veneno absorve e neutraliza o veneno.
Somente o poder de Deus pode neutralizar o poder de um veneno. Somente a unção de Deus pode desfazer o julgo que caiu sobre sua vida depois de alguma sentença, ou até mesmo aquele veneno que veio através de alguma fofoca ou intriga. Ou até mesmo o veneno provocado por más decisões, assim como o desse aprendiz que sem saber trouxe veneno para dentro da escola de profetas. Somente o poder de Deus pode neutralizar o poder mortífero de um veneno.
Ter morte na panela também significa ter certas situações que você não consegue mais falar, não consegue mais colocar na mesa, porque são assuntos que você quer dizer: “para mim morreu”. Mágoas e ressentimentos do passado que sem você saber acabam impedindo o milagre de Deus em sua vida.
Quando você coloca Jesus como ingrediente principal da sua vida, todo tipo de situação que te traria morte, é revertida e te traz vida. Você deixa de viver um evangelho de palavras e passa a viver um evangelho de poder como diz em I Ts 1:5.
Em tempos de crise e necessidade não abrace a primeira solução que aparecer. Saiba que todas as necessidades, quer sejam financeiras, espirituais, ou emocionais somente encontrarão solução em Deus. Há um espaço vazio em nossa vida que Deus criou para que somente Ele pudesse preencher. Nada mais nessa vida será capaz de preencher esse lugar que somente a presença de Deus poderá ocupar. Nesse tempo de crise, coloque seus olhos em Deus. Coloque sua fé nas promessas Dele e na Sua fidelidade. E veja como que Ele milagrosamente poderá transformar qualquer situação de morte em milagres de vida. (Salmos 16:11)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s