Vivendo uma virada sobrenatural

Juízes 7: 5 a 7

Essa historia fala acerca de um homem desconhecido que recebe a oportunidade de abandonar seu posto de desconhecido, para ser a única opção de ser, o “libertador”. Um homem que até á um capitulo atrás não passava de um Zé ninguém, mas que recebe em suas mãos a oportunidade de mudar não apenas a sua historia, mas também de uma nação. Gideão esta preste a viver uma virada em sua vida.

O que será que chamou a atenção de Deus em Gideão?

Provavelmente não era sua força, ou habilidade como comandante de exercito, muito menos tinha fama de invencível em sua vizinhança.

No capitulo 6 versículo 12 o anjo diz a Gideão “O Senhor é contigo homem valoroso”. Mas qual era o valor de Gideão?

E qual é o nosso valor?

Aqueles que gostam, praticam ou praticaram algum esporte em sua vida sabem que o ato participar de uma equipe é algo fascinante, principalmente quando essa equipe ganhadora. E como é bom participar da melhor equipe. Você nem precisa ser o melhor, e ainda assim a gloria da vitoria também é dividida com você. Quando seu time ganha você também se torna um vencedor, mesmo que nem tenhas jogado o campeonato, ou tenhas assistido tudo no banco de reservas. A vitoria de sua equipe, se torna a sua vitoria, e a fama dessa equipe também é dividida com você.

Quando aceitamos Jesus saímos de uma equipe perdedora e passamos para uma equipe vencedora. E o mais maravilhoso disso é que a nossa vitoria nunca terá nenhuma contribuição de nossos esforços. Até porque jamais seremos bons o suficiente para merecer a vitoria dada a nós através da cruz. Nós recebemos o premio não por causa do que fazemos mas por causa de quem conhecemos.

Uma outra coisa que acontece quando jogamos em um time vencedor, é que ocorre uma mudança dentro de nós. Quando jogamos em um time que tem jogadores melhores do que nós, isso nos força a sermos melhores do que éramos antes de estar nesse time. Ou seja alem do time vencedor me transformar em um vencedor, jogar em um time bom me torna um jogador melhor. Ou seja, por causa do sacrifício de Jesus, recebemos a vitoria sem méritos e também a oportunidade de a cada dia sermos um pouco mais fortes em espírito e um pouco mais santos.

Por isso que a obra de Cristo não se limita em apenas nos salvar, mas em nos transformar em melhores do que éramos.

Em I Timóteo 2:4 podemos ver que a vontade de Deus é não apenas salvar como também nos levar ao pleno conhecimento da verdade.

No texto de João 19:34 Jesus tem seu lado perfurado e a bíblia diz que assim que a lança perfura o corpo de Jesus sai sangue(algo normal para uma ferida) e água.

O sangue nas escrituras tem ligação direta com misericórdia e perdão de pecados e isso entendemos perfeitamente, agora. A água é algo que chama atenção.

O sangue representa que o que precisava ser pago por nosso resgate, já foi pago, ou seja, fomos salvos de uma vez por todas, mas essa é apenas uma parte da mensagem de Jesus. Quando João descreve a cena, ele não fala que o sangue esta misturado na água. Ele coloca dois elementos separados. O sangue, e água.

Assim que podemos entender nessa cena que temos duas mensagens, a primeira, é que fomos salvos de uma vez por todas através do sangue de Jesus, e a segunda mensagem é que a água neste versículo é uma imagem do Espírito Santo de Jesus trabalhando em nós. Jesus nos limpa, nos refresca e nos da energia. Ele não esta trabalhando para nos salvar, esse trabalho já foi feito, Ele esta trabalhando para nos mudar.

E é exatamente isso que a historia de Gideão nos ensina. Se você observar, você vera que nem Gideão nem os soldados não tiveram mérito algum na vitoria obtida sobre os inimigos. Mas o que chama atenção é que os 300 escolhidos foram não apenas os valentes, como os sedentos que sabiam como beber a água do rio.

Os que beberam água com as mãos eram os que estavam dispostos as mudanças que o Espirito Santo causa em nós.

A fama de vitoriosos já é nossa, não A historia de Gideão nos revela que o sangue de Jesus nos deu a vitoria sem méritos, mas a obra de Deus não para aí. Gideão não apenas foi vitorioso, como teve sua mentalidade mudada. A mentalidade medíocre foi deixada pra trás, e uma nova mentalidade foi adaptada nele.

Nós não merecíamos ganhar, mas porque alguém mais forte, mais poderoso, e mais habilidoso fez isso por nós, podemos desfrutar dessa vitoria.

Para sermos transformados de acordo a vontade de Deus, temos que estar abertos a receber uma nova mentalidade, para que possamos modificar a conduta de nossas vidas. Não podemos estar em um time vitorioso, com atitudes de alguém que esta no time perdedor. Não somos valiosos por algo que fizemos, mas por quem decidimos crer, ou seja, em Jesus. A força que temos não vem dos treinos, ou das vitaminas. Mas vem de Deus que nos fortalece todos os dias para sermos vencedores tal qual Ele é.

Deixe um comentário