Não é um sonho, é mais uma promessa realizada

Salmos 126: 1 a 6

O Salmo 126 aponta para o encerramento do cativeiro do povo Judeu no ano 538 aC. Trata-se da marcha da vitória em direção a Jerusalém, depois de 70 anos em cativeiro babilônico.

No primeiro versículo desse salmo, o texto original em hebraico diz : “quando o Senhor nos trouxer para fora de nosso cativeiro parecerá que estamos sonhando.”

Isso dá uma idéia bem mais próxima do sentimento de um povo que estava desfrutando de sua liberdade. Tente se lembrar de alguma situação que você passou que de tão inacreditável pareceu que você estava sonhando. Um emprego tão desejado, ou quando você passou em algum vestibular, ou saiu livre do exército, ou até mesmo o dia do seu casamento ou o nascimento de seu filho.

Muitas vezes estamos tão acostumados com o sofrimento que simplesmente não acreditamos quando as coisas começam a dar certo. Setenta anos de um cativeiro que parecia que nunca teria um fim, e na primeira oportunidade de expressão, a sensação que tenho é como se eles estivessem falando: “ …por favor nos belisque porque parece que estamos sonhando”. Isaias 65:24 diz que antes de clamarmos Deus já nos responde, assim que não precisamos nos acostumar com o sofrimento.

Uma outra coisa que o salmista diz é: “quando o Senhor restaurou a nossa sorte”. “Restaurar a sorte” também indica uma idéia de recuperação da dignidade e isso só é possível para quem se sente livre para ser um cidadão, parte de um povo.

O maior dos presentes que recebemos de Deus esta em I Pedro 2:9 que diz que agora somos povo de Deus, propriedades de Deus, cidadãos do céu, a fim de cumprir um propósito. Um povo sem propósito ou sem uma visão é um povo perdido, Pv 29:18 mostra que quando não temos um propósito, perdemos facilmente a motivação e o ânimo.

Você é o resultado daquilo que Deus já previu, e por meio de Cristo, Ele tem produzido mudanças de acordo à imagem que Ele tem do que poderia e deveria ser.

Quatro elementos que acompanham uma visão:

1) Paixão – A visão dada por Deus desperta uma emoção.

2) Motivação – A visão te proporciona uma motivação. Ela cria um motivo que te leva a uma ação.

3) Direção – A visão da uma direção em nossa vida e simplifica nossas direções em todas as áreas da nossa vida. A visão clara acerca de nosso propósito facilita a eliminação daquilo que é um obstáculo para meu avanço.

4) Propósito – Não temos direito de viver uma vida sem visão e sem propósito porque estaríamos fugindo da programação original de nossa existência.

No versículo 4 o salmista pede a Deus para restaurar a sorte de seu povo como as torrentes no Neguebe. Neguebe é o nome da terra árida do sul de Judá, onde os riachos secavam durante o período de estiagem. Observe que os judeus almejavam sua restauração repentina como a da terra mais seca que conheciam e que se transformava em torrente com a vinda da chuva, transformando o deserto ao redor em lugar de relva e flores.

As promessas de Deus nunca poderão ser explicadas, talvez seja por isso que teremos a sensação de estar em um sonho quando elas se cumprirem. Porém, toda prova e todo obstáculo que enfrentarmos servirá apenas para valorizar ainda mais o que Deus nos dará. Nenhuma lágrima em nenhum dia de nossa vida será desperdiçada.

No versículo 6 o salmista encerra dizendo que “Deus usa nossas lágrimas para regar a terra de nosso milagre, e usa as pedras que lançam contra nós para construir o caminho que nos levará ao milagre”.

Um Deus grande só poderia fazer coisas grandes. O salmista declara no verso 3 que sua alegria não estava nos feitos desse Deus, mas no Deus que pode fazer grandes feitos. Quando nossa esperança está nas circunstâncias, perderemos rapidamente o rumo e o alvo. Porém, quando depositarmos nossa confiança no Deus grande que faz grande coisas, o milagre será inevitável.

Nossa estabilidade física, emocional e espiritual não pode estar nas promessas, mas em Deus.

Não precisa se preocupar, você não está sonhando. Quando as promessas de Deus começarem a se cumprir, nada mais é do que Deus mais uma vez cumprindo o que disse, de que nenhuma palavra que saísse de Sua boca voltaria para Ele vazia (Isaías 55:11).

Deus é o único capaz de transformar nosso deserto em um jardim de milagres. E com certeza Ele fará o que for preciso para que seus filhos desfrutem um tempo de alegrias mesmo em tempos de provas.

Deus fará com que seus pés não tropecem nas pedras e te levará a viver o melhor de suas mãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s