Reconstruindo os muros (7º dia)

Neemias 2: 1 a 6 – 18 a 20

Temos analisado o exemplo de Neemias, pois temos sido bombardeados de maus exemplos, ou seja, exemplos do que não devemos fazer temos aos montes, porem Deus deixou em sua palavra alguns exemplos de pessoas que deram certo em suas vidas, e nada melhor pra nós hoje, poder copiar não o exemplo do que deu errado, mas do que deu muito certo.

Em cada visão e sonho ha um tempo de inatividade, e o problema é que depois de esperar um tempo, podemos chegar a crer que esse sonho nunca vai acontecer. O que acontece nesse tempo de inatividade? O que fazer para manter vivo nosso sonho? A resposta é orar e planejar.

Lembre-se que Neemias não tinha liberdade de ação e de decisão. E Mesmo que tenha sido um tempo de falta de ação, Neemias nunca ficou parado. Em 4 meses de espera Neemias decide que seria um tempo produtivo. Foram 4 meses de preparação para que o colocasse em liberdade e ele pudesse ter a oportunidade de se lançar de cabeça nesse sonho. 4 meses de inatividade e falta de ação que serviram com o plataforma de direção desse sonho.

A primeira coisa que fez foi orar:

No secreto de nosso quarto conquistamos em secreto o que outros vão ver em publico futuramente.

O que conquistamos no tempo de anonimato se revelara em publico mais hora ou menos hora. A oração mantêm nosso coração cheio de expectativas a espera de uma intervenção de Deus e nos mantém alerta em relação as mudanças sutis das circunstâncias.

Com os olhos espirituais abertos, podemos ver nitidamente os obstáculos e barreiras para a concretização dessa visão porem como nossa fé esta nutrida pela nossa oração, mesmo vendo esses obstáculos podemos crer em Deus.

A expectativa gerada e alimentada pela minha oração nos torna mais sensíveis para ver as pequenas mudanças que Deus esta fazendo ao nosso redor. Quando Neemias ora ele pede duas coisas a Deus:

1º Oportunidades: (Neemias 1:11)- Assim como Jabez em I Crônicas 4:10 Neemias pede a Deus que ampliasse suas oportunidades. Neemias pede uma oportunidade para falar com quem ele teria que falar (O rei).

Erramos muito quando reclamamos a todo mundo da realidade e não oramos pedindo a Deus oportunidade para mudar isso.

Neemias pediu oportunidade porque tinha que compartilhar de sua visão com o rei, e pra isso necessitava uma intervenção divina. Quando ele pede um bom êxito ele se referia na comunicação que teria com o rei.

Estamos vivendo uma época de respostas e soluções rápidas. O que demoraria anos para ser feito hoje é feto em dias ou até mesmo em horas. E por causa disso estamos nos acostumando a uma vida de extrema impaciência. Somos impacientes no transito, em casa com os filhos, no trabalho ou até mesmo com nosso ministério. E essa impaciência tem gerado um crescimento desenfreado de uma geração extremamente precipitada. E isso tem nos levado a antecipar coisas que ainda não estavam prontas para serem executadas trazendo-nos cada dia mais frustrações e medos.

Existe uma diferença entre sonhadores e visionários:

Os sonhadores sonham com as mudanças, enquanto os visionários tornam-se parte dela.

Pense como teria sido mais fácil para Neemias sonhar com a reconstrução dos muros e com a restauração de seu povo. Porem somente sonhar não mudaria nada, Neemias tornou-se parte dessa mudança.

Deus esta querendo levantar uma geração de visionários que não apenas sonhem com as mudanças como também façam parte delas.

2º Graça: A Segunda coisa que Neemias pede é graça. Ele entende que não era apenas da oportunidade que precisava, ele precisava de graça. Neemias pede que o rei não apenas escutasse o que ele tinha para dizer como também se interessasse por seu sonho ao ponto de apoiá-lo em tudo o que precisasse.

Graça= favor imerecido

O rei Artaxerxes não tinha fama de ser misericordioso, tanto que no verso 2 do capitulo 2 Neemias diz ao rei “temi de grande maneira” . Somente nessa frase de Neemias já podemos notar algumas características bem ressaltadas do rei. Era um rei que dava medo. E por causa disso não era costume desse rei perguntar a um servo seu o que estava acontecendo. Muito provavelmente no momento que o rei pergunta o que estava acontecendo, ele o tenha feito com grande ira em seus olhos. Provavelmente o rei estava querendo dizer a Neemias: O que esta acontecendo com você? Você é meu copeiro, você tem que estar sempre bem. Humanamente era impossível que o rei apoiasse a visão de Neemias. Naturalmente era impossível Neemias ter a liberdade de perguntar ao rei o que ele iria perguntar. Porem estando debaixo da intervenção divina o rei se torna um dos maiores protagonistas dessa historia. A diferença de atuar debaixo da graça e fora dela, é que respaldados pela graça conseguimos transformar inimigos em aliados, barreiras em oportunidades, porem atuar fora dessa graça qualquer visão ou sonho serão paralisados pelos obstáculos.

Anúncios

6 comentários

  1. Thank you so much for sahing your advice during my visit to your blog. I very much appreciate your hard work posting this article. I learned a great deal, and hope to share what I learned with friends and bloggers. Thank you again for all your help, and I look forward to visit your blog again in the coming article.

    I’m Haris, from Indonesia

    Curtir

    1. A paz do Senhor Jesus Cristo !
      Fiquei imensamente feliz com seu comentario , e por saber que Deus esta se movendo tão distante de onde estamos, isso prova que realmente o amor de Deus não tem limites e nem fronteiras.
      Que Deus te abençoe imensamente e que possamos continuar sendo uma benção pra voce

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s