Tempos melhores estão por vir – Pr. Uagner Nantes

Ageu 2: 4 a 9

Estamos chegando ao final de mais um ano. Provavelmente algumas expectativas foram superadas enquanto outras foram frustradas. Perdemos coisas e ganhamos outras. Tivemos dias incríveis que ficarão para sempre em nossa memória e outros que gostaríamos que nunca tivessem acontecido. Alguns ainda possuem a incrível capacidade de renovar suas esperanças para o ano que entra quanto outros porem não acreditam em mais nada. Qual dos lados você esta? No lado dos que alimentam a esperança, ou no lado dos que não crêem mais em nada?

Assim como a sensação que temos todo fim de ano, o livro de Ageu nos descreve não o fim de um ano e inicio de outro, mas o fim de um ciclo que parecia interminável.

O livro de Ageu começa com uma palavra profética onde Deus mostra que compreendia a frustração de seu povo, por não conseguir chegar a lugar nenhum (Ageu 1:6).

A situação no ambiente de Ageu era a seguinte: dezesseis anos haviam se passado após a volta do cativeiro. Os que haviam regressado do cativeiro estavam mais preocupados com seus assuntos e com o embelezamento de suas casas do que com a reconstrução da casa de Deus. A obra estava parada havia anos (Ageu 1:4). Até que Deus decide por um fim nisso.

O que Deus estava querendo mostrar através do profeta Ageu era que quanto mais nos preocupamos com nossa vida, mais distantes estaremos do propósito de Deus, e menos coisas conseguiremos conquistar. Mateus 6:25 a 34

É claro que Deus entende nossas preocupações, até porque provavelmente uma das coisas mais doidas para Deus é ver um pai ou uma mãe com seu filho pedindo comida e eles não terem como suprir suas necessidades. Porem o versículo 4 e 5 do capitulo 2 Deus fala 2 palavras poderosas ao seu povo ESFORÇA-TE e NÃO TEMAS.

Deus sabe que as coisas não virão de graça, até porque dificilmente alguém consegue coisas gratuitamente. Porem quando ouvimos de Deus a palavra Esforça-te isso nos anima a crer que dias melhores estão por vir. A palavra esforça-te no dicionário significa Tornar-se forte; fazer esforço ; animar-se.

Em Isaias 40:31 o profeta Isaias recebe uma poderosa revelação para aqueles que querem se manter fortes. A minha força se mantém e se renova quando estão em Deus. Ou seja, “Os esforços de Deus são mais fortes quando nossos esforços são inúteis.” E quantas vezes não chegamos ao ponto onde nossas forças são inúteis.

Era assim que estava Israel quando Ageu estava profetizando. Nadavam e nadavam e morriam na praia.

E o que Deus estava pedindo era: Rendam-se ao meu poder e desfrutarão de novas forças e expectativas. Entregue suas poucas forças a mim e eu farei que elas se multipliquem.

Nossa vitoria sim dependera de nosso esforço, mas não em nossa própria força, porque isso nos levara a viver o que Israel estava vivendo.

vs 6 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.”

Filipenses 4:13 nos fala que só podemos todas as coisas se nossa força vier de Deus.

As palavras de Deus caem no coração de seu povo como repreensão mas também como estimulo. Um alerta mas acima de tudo um incentivo a não desistir.

O nome de Ageu significa “minha festa” e, pode muito bem ser que, assim o chamaram antecipando a alegria da volta do cativeiro.

Através do nome de Ageu Deus estava anunciando um tempo de festa que viria em Israel. O nome Ageu profetizava o fim do luto e o inicio da festa.

Quantos de nós após alguma decepção ou alguma perda decidimos não mais ser felizes, nos isolamos e nos protegemos atrás de muros instransponíveis. Porem nesse texto Deus te diz. Saia hoje do esconderijo do seu sofrimento para viver o maior tempo de festa de sua historia.

Se você já orou, já jejuou e nada aconteceu, tente um pouco mais, não desista, pois desistir nunca foi uma opção para os filhos de Deus.

Veja a grande promessa de Deus vs. 7 “virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória”

Essa casa que Deus estava se referindo não era apenas um templo onde pessoas cultuam a Deus, mas você.

Se temos um Deus que é dono do ouro e da prata, a única coisa que pode fazer com que a provisão venha é andar dentro de seu propósito.

Andar no propósito de Deus fará com que a provisão aconteça sem nossa contribuição.

Deus ainda tem o mesmo poder criativo que tinha quando criou o universo. E esse poder ainda esta atuante em nossos dias. Por isso deixe que ele cure suas feridas, restaure seu coração, e te encha de esperança. Não uma esperança vazia, mas uma esperança firmada na palavra de um Deus fiel.

Abandone o luto e o passado e deixe que a vida de Deus torne-se parte de sua vida. Chega de chorar pelo o que já foi, escute o anuncio de Deus nesse dia TEMPOS MELHORES ESTÃO POR VIR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s