Descansa em Deus – Pr. Uagner Nantes

Isaias 26: 1 a 5

É muito interessante observar nesse texto o paralelo que Isaias faz da sua situação atual de desolação e de dor, com o premio final que receberemos no final de nossa carreira. “Naquele dia” provavelmente Isaias esta se referindo ao dia do juízo final, mas ele faz isso sem deixar que naquele momento seu cântico seja uma forma de dar esperança não só a seu povo em seu tempo como a nós nos dias de hoje. O sonho daquele povo não diferente do nosso sonho era ver seus muros restaurados, ou seja, (segurança, física, política e emocional) recuperadas e bem firmadas.

Agora, se analisarmos bem esses primeiros versículos, poderemos enxergar não apenas o cântico de esperança de um profeta, como uma mensagem de Deus para nós. A primeira coisa que eu vejo é que no momento de maior caos Isaias decide abrir a boca para louvar. Não para lamentar, nem para reclamar, e sim para louva, porque só louva na prova quem realmente confia em Deus.

Os filhos maduros que conhecem a Deus não perdem tempo reclamando dos problemas ou tentando achar um culpado, simplesmente confiam no seu Deus. O mesmo Isaias no capitulo 40 versículo 31 diz que os que esperam no Senhor renovarão suas forças subirão com asas como águias correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. A mensagem principal tanto em Isaias 26 como em Isaias 40 é a mesma. Os que confiam no SENHOR não se precipitam, e nem se frustram.

O maior problema é que como buscamos pouco ao Senhor, nós o conhecemos pouco, e por conhecê-lo pouco confiamos menos ainda. Deus tem em seu nome adjetivos que o qualificam e características que definem sua essência. Quando ele diz que é o Jeová Shalom, Ele esta dizendo que ele é um Deus que se move em paz que não se espanta e nem se abala com nada, e ao mesmo tempo Ele diz que sua essência é a paz. Quando Ele diz que é o Jeová Jireh, Ele diz que provê TODAS as necessidades e que em sua essência existe a provisão. Quando Ele diz que é o Jeová Rafá, Ele não apenas afirma que pode nos curar, como que sua essência é a cura. Quando conhecemos o Jeová Tskenuh não apenas conhecemos o Deus que faz justiça, como também aquele que nos justifica, pois sua essência é justa. Deus não apenas ama como é a essência do amor, para entender a essência do amor temos que conhecer a essência de Deus. A essência de Deus faz com que Ele se qualifique a ser tudo o que necessitamos. Ele só pode fazer tudo o que Ele faz, porque sua essência define quem Ele é.

O segredo de uma vida vitoriosa esta no versículo 3 “Tu, Senhor, conservarás em perfeitas paz aquele cujo propósito esta firme, porque ele confia em ti”.

Um dos maiores problemas que temos hoje alem de não conhecermos a Deus e por isso não confiamos nele, é que vivemos hoje uma vida totalmente sem propósito. O que leva uma pessoa perder horas assistindo novelas, jogos de futebol e muitas vezes até deixarmos a obra de Deus manca por isso, se não a falta de propósito.

Esse texto deixa claro também que não alcançarão o alvo os que forem mais fortes, ou mais rápidos e capazes, ou os mais habilidosos, e sim os que se mantiverem firmes no propósito.

Se confiamos que Deus fará tudo aquilo que Ele disse que faria, porque ainda nos desesperamos e tentamos mudar o rumo do propósito original que ele desenhou pra nós? Porque que ao invés de confiarmos até o fim muitas vezes passamos toda uma vida em duvida acerca de nosso propósito?

Aprenda que “Os esforços de Deus são mais fortes quando nossos esforços são inúteis.”

Verso 4 Isaias diz: “Confiai no Senhor perpetuamente”. Ou seja, o acordo e a aliança que temos com Deus é como um contrato vitalício. Não tem data de validade. As promessas de Deus podem não ter uma data clara para nós para que aconteça, mas tem um selo seguro da fidelidade do nosso DEUS.

Muitas vezes gastamos mais energia descansando do que trabalhando simplesmente porque não aprendemos a descansar direito. Não gaste seu tempo e energia se entristecendo com quem não entende seu chamado, ou com quem gasta sua vida falando mal de você e tentando atrapalhar as promessas de Deus. Ou não perca seu tempo com quem alem de não te edificar ainda mina sua fé. Invista seu tempo em olhar para Deus porque só assim ele poderá fazer com que você repouse em segurança. Porque Ele mesmo conservara em perfeita paz aquele que se mantém firme em seu propósito e em seu alvo porque confia e descansa nele.

Anúncios

2 comentários

  1. muito boa a palavra ministrada através desta mensagem, com certeza se mantivermos nosso proposito firme no Senhor, Ele nos conservará em paz e nenhuma circunstancias poderão nos abalar…

    Curtir

  2. otima ministração ñ são os fortes, ñ são os rapidos e os q tem habilidades.
    mas os que mantiverem firmes no proposito de servir ao Senhor,
    de todo o seu coração.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s