Você pode ir mais longe- Pr. Uagner Nantes

II Reis 13:14 a 19

Mais uma vez, o rei busca o conselho do profeta, a situação podia parecer com as demais vezes que isso aconteceu, se não fosse pelo simples detalhe que Eliseu estava morrendo.

Observe nesse texto o rei Jeoás usa a mesma expressão com Eliseu que Eliseu usou quando viu Elias desaparecer em um redemoinho (2:12) “Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!”.

Provavelmente o rei estava usando essa expressão porque sabia que as vitorias de Israel até então, não seriam possíveis sem as orações e os conselhos de Eliseu.E Eliseu mesmo estando em um estado onde seu corpo talvez já não correspondia com sua cabeça, ainda permite ser canal de Deus pela ultima vez em sua vida. Como alguém que já não tem forças para ajudar a si próprio, tem forças para ajudar a outro?

Eliseu já não tinha condições físicas e nem mentais para dar conselho. Qual ser humano quando se aproxima da morte pensa em qualquer coisa que não seja a morte? Eliseu já não tinha mais nada o que se preocupar. Sua vida estava chegando ao fim, e mesmo assim esse grande homem de Deus decide ser canal de Deus pela ultima vez. O que seria de nós sem um propósito? O propósito faz com que nossa vida tenha uma razão de ser até mesmo no leito de morte o propósito deixara claro porque vivemos.

Com certeza passamos por situações onde nosso corpo já não responde as ordens de nosso cérebro. Talvez nunca passamos perto da morte tanto como Eliseu estava em seu leito, mas sem duvidas já tivemos momentos que não haviam em nós forças para ajudar nem a nós mesmos.

São nesses momentos que podemos olhar para o alto, para quem é mais alto e mais forte que nós (Salmos 121:1,2) e ter a certeza que nossa vitoria não depende em nada de nossos esforços.

O rei precisava de ajuda ou pelo menos de um ultimo conselho e Eliseu que não bebia de uma fonte que tinha fim decide ajudar pela ultima vez.

Ainda deitado em seu leito de morte, Elias após mandar o rei pegar seu arco, coloca suas mãos sobre as do rei em e transmite sua segunda mensagem: “Os esforços de Deus são maiores quando os nossos esforços são inúteis”

A mensagem de Deus através de Eliseu para o rei foi: Se até aqui você não venceu pelas suas forças, não será agora que isso começara acontecer. As mãos do profeta sobre as mãos do rei era a mensagem que o rei precisava saber. Não adianta como rei que és você saber usar o arco, a flecha e a espada se as mãos do Senhor não estiverem contigo. Suas habilidades servem apenas como sinal de um propósito maior para o qual Deus te desenhou.

Todos os nossos esforços serão inúteis se não aprendermos a confiar nas forças do Senhor.

Naquele tempo havia uma declaração de guerra, atirando-se uma flecha dentro do território inimigo e gritando “flecha da vitoria”. Eliseu move os braços do rei em direção a fortaleza do inimigo “Os Sírios”. E ai vem a segunda ordem  de Eliseu, para que o rei atirasse suas flechas ao chão. Isso porque as primeiras flechas foram em direção aquilo que o rei achava que era seu inimigo, as flechas ao chão representavam o foco do verdadeiro inimigo, porque como diz em Romanos 16:20 , satanas esta debaixo dos nossos pés, e é ele quem é o nosso verdadeiro inimigo.

O problema é que o rei atirou três vezes e achou que estava bom.

“O bom sempre será inimigo do melhor”

Não sei se por preguiça ou por comodismo, mas, assim como o rei muitas vezes quando estamos chegando perto de receber nossa vitoria desistimos.

Achamos que a vida que levamos, o relacionamento que temos com Deus e com as pessoas, o casamento e o relacionamento com os filhos esta bom.

E nem pensamos que poderia ser melhor, e se pensamos logo descartamos a possibilidade e arrumamos diversas desculpas.

Será mesmo que o culto que temos apresentado a Deus esta bom? Será que o casamento ou o emprego que temos esta bom? Realmente não podemos melhorar?

Não se contente com o bom se Deus quer te dar o melhor. Não se contente em dar um bom louvor se você pode entregar o melhor. Não se contente em ter um bom relacionamento com Deus ou em ser apenas um expectador de cultos , se Deus quer te usar e quer que você seja intimo dele.

Não se contente com menos do que a benção do Senhor.

Efésios 3: 20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”

Se ele te disse que faria, espere e creia que ele fará, não na sua hora e nem do jeito, mas do jeito dele.

Porque apenas três flechas se Deus tem nos dado muito mais do que isso?

Não se detenha por causa de suas limitações ou de seus pecados. Muitas vezes achamos que não somos merecedores e por isso pensamos que Deus não fará nada. Na prova não importa o quão forte somos, mas o quão forte Deus é. Por isso eu te desafio nesse dia a ir mais longe do que você tem ido.

Pelas forças do Senhor três flechas serão pouco para tudo aquilo que Deus esta disposto a fazer por você.

VOCÊ PODE IR MAIS LONGE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s