Aguas puras nascem de fontes tratadas- Pr. Uagner Nantes

II Reis 2: 19 a 22

Esse texto nos mostra o inicio do ministério do profeta Elizeu.

Ele já havia sido treinado por Elias e nesse momento mais do que especial Elizeu estava inteiramente respaldado por Deus. A unção de Deus e a presença de Deus eram sobre a vida dele.

Apesar de Jericó ser uma cidade muito bonita e bem estruturada economicamente era visível a necessidade que assolava aquela cidade pelo fato de terem águas ruins. Possivelmente já havia casos de mortes seja por doenças diretas pela água ou pelo feito de ter uma água ruim isso estava trazendo bactérias e insetos que estavam causando vários transtornos. Possivelmente também a terra já estava sentindo o efeito de ter águas ruins e isso estava prejudicando o gado e até mesmo a alimentação trazendo contaminações. Uma cidade estava totalmente prejudicada pela falta de uma fonte saudável de água.

A água, depois do ar, é o elemento mais vital para o ser humano. Mas quando se torna escassa ou ruim tem um impacto violento sobre a produção de alimentos e à própria sobrevivência humana.

Uma dieta saudável para uma única pessoa exige 1,2 milhões de litros ao ano. Nesse texto podemos fazer 3 tipos de analogias e trazer 3 tipos diferentes de mensagens para nossas vidas.

1) A primeira analogia: O texto diz que os homens da cidade disseram a Eliseu que a cidade era bem situada porem as águas estavam más. É a típica situação que passamos muitas vezes em nossas próprias vidas. Temos de tudo para que a vida dê certo, porem as coisas insistem em não andar. Por mais que tentamos entender os motivos, não há criatividade suficiente em nós para desvendar tais mistérios.

2) A segunda analogia: As águas que eram puras por motivos desconhecidos estavam impuras. Exatamente como o mundo esta hoje. Eliseu aqui pode representar a figura de Deus que pega um pouco de sal e joga nas águas fazendo com que elas ficassem limpas.

Não há nenhuma comprovação cientifica que prove que o sal tem o poder de purificar água, porem podemos usar as palavras de Jesus em Mateus 5:13 afirmando que o sal que o mundo precisa somos nós. O sal tem o poder de conservar alimentos, derreter gelo, dar sabor as comidas e também antigamente se usava para curar feridas. Alem de que em grande quantidade no mar faz com que nada afunde.

Ou seja, você precisa conservar o alimento que você recebe para passar para outros, derreter o gelo da religiosidade e dos maus costumes com o poder e o fogo do Espirito Santo, dar sentido ou propósito não apenas em sua vida, mas em todos os que te rodeiam, permitir que Deus cure não apenas as suas feridas mas ser usado para curar as feridas de outros e revelar não através de palavras mas de ações que há uma unção sobre a sua vida que não permitira que você afunde. Se o sal não esta cumprindo todo seu papel então precisa ser tratado.

O detalhe curioso desse texto é que Eliseu pede um punhado de sal em uma vasilha nova. Certa vez Jesus disse que não se põe vinho novo em odres velhos (Mateus 9:17) na intenção de mostrarmos que o novo de Deus só vem quando a visão e os costumes velhos são abandonados. Somos altamente uteis para Deus quando atingimos a massa (pessoas). Se a sua mente não muda, e se o seu entendimento e visão do mundo não mudam, as suas atitudes não mudarão, e se a sua atitude não mudar o seu mundo não vai mudar.

“Nossas escolhas podem ter sido influenciadas por nossas circunstancias, mas, em ultima análise, somos responsáveis pelas escolhas que fazemos”! Steve Komanapalli.

3) A terceira analogia: Esta relacionada entre a situação da cidade de Jericó e a maioria das pessoas, que encantam, mas não alimentam, não saciam a sede de outros e nem produzem vida. Bebem mas não se saciam, comem, mas não se satisfazem.

Existem inúmeras pessoas hoje nas igrejas que buscam tanto a benção que se esquecem de se encher de Deus. São pessoas vazias sem nenhum propósito. Existem muitas pessoas que andam vivendo de aparência ou de experiências de outros.

“A unção de Deus fará com que Deus opere maravilhas através de nós, mas o relacionamento com Deus fará com que Ele opere maravilhas em nós.”

Por isso que essa água também representa nossa situação antes de Cristo e após o encontro com Cristo. Éramos outrora estéreis e sem vida porem o sacrifício de Cristo transformou nossa realidade.

Águas puras Nascem de mananciais tratados.

Permita que nesse dia Deus trate com o mais profundo de sua alma. Deixe e abandone os costumes antigos que não te levam a lugar algum. E esteja pronto pra que com a cura das suas feridas mais profundas de sua alma Deus te levante como curador de águas doentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s