Deus é contigo – Pr. Uagner Nantes

Genesis 39:20 e 21

O texto conta triste trajetória de um jovem chamado José, que sofreu absurdamente por ter cometido um único pecado: Sonhar.

Sonhadores raramente são compreendidos, ainda mais quando o sonho envolve a exaltação de alguém e a queda de outro alguém mais próximo.

José tinha de tudo para desistir não só de seus sonhos mais de sua vida. Já que o garoto incompreendido desde pequeno estava sempre a margem de tudo o que sua família tinha.

Seus irmãos bolaram um forte plano para dar um fim naquele que era a pedra de seus sapatos. O que eles não se lembraram era que seu pai os havia ensinado que uma vida de enganos não tem muito a prosperar. E essa lição ele (Jacó) havia aprendido bem quando foi confrontado por Deus.

Na cabeça dos irmãos de José reinava o pensamento que melhor era quem chegava primeiro. E esse sentimento com certeza foi herança de seu pai (Genesis 25:26).

Porem no reino de Deus e isso Jacó aprendeu direitinho melhores não são os que chegam primeiro, mas os que chegam fieis (Tiago 1:12).

José só queria compartilhar um sonho porem seus irmãos não puderam entender que não havia nenhum mal em Deus levantar seu irmão para ser o salvador de sua nação e deles também, em um tempo de necessidade extrema.

Que mal há em Deus escolher para o destaque outro em nosso lugar?

José é vendido para Potífar que era um eunuco, ou seja, um general dos exércitos egípcios (funcionário de confiança por ser castrado).

Agora observe, se Potifar era eunuco logo sua esposa não tinha o que se espera dentro de um casamento. Fazendo com que ela se tornasse alguém extremamente carente.

José é um jovem bem afeiçoado que com certeza se comunicava bem, e por isso em pouco tempo foi promovido de escravo para governador dos bens de Potifar. José um jovem de aproximadamente 18 anos esta na linha de tiros de uma mulher carente.

José esta sendo provado não apenas em sua habilidade de governar, como em também na habilidade de se manter fiel.

Deus não esta procurando pessoas meramente habilidosas para sua obra, ele esta procurando aqueles que se mantém fieis apesar de qualquer adversidade. Porque onde estiver sua fidelidade, ali estará seu coração (Mateus 6:21).

Constantemente Deus provara nosso coração tocando em nossos tesouros. Deus prova Abraão sabendo que seu maior tesouro era Isaque. Deus prova Maria sabendo que seu maior tesouro era sua reputação e seu corpo que seria afetado pela gravidez de Jesus.

Antes de José se tornar governador do Egito Deus o fez governador de seus sonhos.

Quando sabemos controlar o nosso coração então saberemos governar nossos tesouros.

As escolhas e atitudes de José em meio as provas determinariam seu sucesso ou fracasso.

Nossas escolhas presentes determinam nossos sucesso futuros.

Virão propostas excelentes aos olhos para que percamos o foco da promessa, porem se nossos olhos estiverem fixos em Deus, então satanás não poderá roubar nosso tesouro.

José poderia ter se deitado com a mulher de Potifar já que pelas condições de Potifar como eunuco ele não poderia fazer isso, porem José abriria espaço para satanás tocar no que Deus o havia prometido.

Existem três coisas que fizeram de José um governador:

1) Sua fidelidade

2) Seu comprometimento com a aliança

3) Seu temor a Deus

José estava sendo testado, e como diz o apostolo Paulo em:

II Coríntios 10:18, não é aprovado quem se auto aprova, mas aquele que é aprovado por Deus. Os provados que são aprovados são abençoados.

O principal na vida de José é que acima de qualquer coisa, Deus era com ele. Estava com ele por onde quer que ele fosse assim como conosco.

Este são segredos que nos levam bem mais alto do que poderíamos ir com nossas próprias pernas.

Desista de andar sozinho e decidir o que você pensa que é melhor pra você, mas só tem te trazido prejuízos. Acredite que Deus é contigo, e que quando ele esta na frente, pode até parecer que não vai dar certo, mas no final com ele é sempre um bom final.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s