Ao seu tempo – Pr. Uagner Nantes

Lucas 8: 40 a 44

Esse texto narra duas historias de sofrimento que tiveram a intervenção de Jesus. O curioso é que essas duas historias num determinado momento se cruzam. Por isso hoje não gostaria de separa-los.

Um homem importante na sinagoga pensa em pedir ajuda ao mestre, e uma mulher desesperada pensa o mesmo no mesmo momento.

Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos” – V.Hugo

A filha de Jairo e a mulher do fluxo de sangue sofriam a mesma quantidade de anos. Quando uma nasceu começou o problema da outra, e quase que ao mesmo tempo seus problemas terminaram.

Para uns a fé sera de espera para outros do agir.Para Jairo foi a espera e para a mulher o agir imediato.

Os 12 anos da filha de Jairo eram o tempo de espera por ajuda da mulher com hemorragia.

O numero 12 na bíblia significa a plenitude, uma ação direta da divindade. Deus separou Israel em 12 tribos, Quando Jesus multiplicou os pães e os peixes, sobejaram 12 cestos, Com 12 anos Jesus ensina no templo, Jesus escolheu 12 apóstolos.

O homem responsavel pela manutenção e programação dos trabalhos na sinagoga vem a Jesus e se vê obrigado deixar de lado seus preconceitos, deixando sua vaidade, sujeitando-se a uma autoridade maior que a sua e reconhecendo Jesus como us unica esperança.

A mulher que foi excluida da socidade por causa de seu problema tem a oportunidade de testemunhar seu milagre quando Jesus pergunta: “Quem me tocou?”.

Quanto tempo mais essa mulher teria de vida se Jesus não a tivesse curado? A etica profissional de Lucas o impediu de dar mais detalhes acerca de seus colegas medicos que tiraram todo dinheiro daquela mulher mesmo sabendo que não poderiam cura-la. Em contra partida, o tempo gasto com essa mulher foi o tempo que seria necessario para salvar a filha de Jairo.

Enquanto um teve que vencer seu orgulho para pedir ajuda de Jesus, a outra ja não tinha mais nenhuma vaidade pois sua doença a consumiu por completoe por isso ela ja não tinha mais nada o que perder.

Jesus sabia quem lhe havia tocado, o que ele queria era que os outros soubessem que aquela mulher depois de toca-lo ficou curada. A hemorragia incontrolavel trouxe prejuizos não apenas financeiros como emocionais e fisicos.

Imagine o desespero de Jairo quando chega em sua casa e ve que os minutos perdidos na viagem fizeram falta pra salvar a vida de sua filha. A razão diz: creia no possivel, a experiencia diz: ninguem jamais voltou do tumulo, mas Cristo diz: Cre somente.

A mulher encontrada no meio do caminho representa um tempo de desperdicio, pois alem de seu problema ser uma forte hemorragia por um tempo muito longo, o tempo perdido em ouvir o seu testemunho de milghares foi aos olhos de muitos um tempo valioso que poderia ter salvo a filha de Jairo.

Ja a filha doente de Jairo tipifica a atitude de alguem que decide seguir Jesus. Em Marcos 8.34 Jesus diz “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”.

Pedir ajuda a Jesus para Jairo causou o risco de um homem perder seu emprego, indo aquele que era o mais odiado da sinagoga. Qual o preço do seu milagre? O que voce esta disposto abrir mão para que Cristo faça algo realmente de valor por você?

A mulher hemorragica abriu mão de sua fama e enfrentou a multidão, Jairo põe seu emprego em risco para salvar sua filha e se Jesus não tivesse trazido ela de volta a vida todo seu esforço teria sido inutil.

Não importa o risco ou o preço do milagre o que importa é que cremos num Deus que ao seu tempo colocara todas as coisas no seus devidos lugares. Ao seu tempo o milagre vira, se não retrocedermos e não duvidarmos ele seguramente vira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s