Espere o segundo toque- Pr. Uagner Nantes

Marcos 8. 22 a 26

Vemos nesse texto a narrativa de Marcos que foi o único dos 4 evangelhos a descrever tal milagre. Porem não podemos falar desse milagre sem saber o que estava acontecendo.

No inicio do capitulo Marcos nos mostra que mais uma vez Jesus multiplica pães e peixes, dessa vez foram sete pães e a bíblia não diz exatamente a quantidade de peixes. O certo é que mais de 4 mil pessoas se alimentaram. Após o milagre os fariseus confrontam Jesus e o desafiam lhe pedindo um sinal nos céus. Jesus suspirou para não perder a calma, responde e sai. Chegando no barco os discípulos discutiam uns com os outros a cerca de quem era a culpa por terem esquecido de trazer os pães e peixes que sobraram daqueles cestos que haviam estados cheios de pães e peixes. Então vem o versículo chave para nossa mensagem.

No versículo 18 Jesus diz aos seus discípulos: – Vocês tem olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não ouvem.

Então Jesus chega a Betsaida onde se encontra com um cego.

Ao contrario da maioria de seus milagres, Jesus não cura aquele cego imediatamente.

As pessoas pedem a Jesus que tocasse aquele cego como havia feito com tanta gente, e todos ficaram na expectativa da cura imediata.

Jesus toca o cego mas, para conduzi-lo para fora da cidade.

Chegando fora Jesus passa sua saliva nos olhos do cego, e ao contrario do que todo mundo esperava o cego não foi curado imediatamente.

O que mudou? Será que o poder de Jesus estava perdendo força? Claro que não. Lembre-se que Jesus vem de uma discussão com fariseus e com seus discípulos e Jesus declara que todos eles tinham olhos mais não viam. No primeiro toque de Jesus o cego mostra a visão que os discípulos tinham sobre Jesus. Uma arvore andando.

Ou seja, eles ainda não tinham a visão clara acerca de quem era Jesus.

Assim que O primeiro motivo do porque Jesus não curou o cego imediatamente, foi para mostrar aos seus discípulos como eles o enxergavam. No mesmo capitulo 8 de Marcos Jesus interroga aos seus discípulos como eles o viam.

Curioso que antes de subir aos céus após sua morte e ressurreição Jesus toca em seus discípulos e sopra sobre eles seu espírito (João 20. 21 e 22).

No momento que Jesus sopra sobre eles nada acontece. Porem em Atos 2.4 a bíblia diz que os discípulos estavam reunidos e de repente veio um vento e todos ficaram cheios do Espirito Santo.

Por isso a primeira mensagem de Jesus ao curar o cego de Betsaida foi para seus discípulos. O cego teve sua visão clara e nítida apenas no segundo toque

A segunda mensagem de Jesus ao curar o cego foi para nós.

Nem sempre os milagres acontecerão da forma como planejávamos.

Lembre-se de Naamã. O chefe do exercito da Síria esperava ser recebido por Eliseu com honrarias militares, porem Eliseu nem o recebe. E manda um mensageiro para dizer a Naamã que sua cura dependia dele se lavar em um rio sujo que nem era o da sua cidade.

Não devemos nos frustrar quando as coisas não saírem da maneira que gostaríamos que fosse.

Outra coisa que Jesus nos mostra é que o milagre corre na mesma velocidade da nossa fé.

A fé do cego não tinha sido suficiente para que ele fosse curado no primeiro toque. Lembre-se que as mãos que tocaram o cego pela segunda vez, eram as mesmas que formaram o homem do pó da terra.

A manifestação de Deus será do tamanho e da velocidade da nossa fé.

Uma outra coisa que podemos aprender é que Deus não fará sua obra igual em todas as pessoas. A um cego ele apenas manda abrir os olhos, a outro ele da um cuspi na terra fazendo lama e o manda lavar-se do outro lado na cidade, e a outro ele toca duas vezes para que a visão fique perfeita.

O curioso é que Jesus mostra ao cego que estar no meio daquela gente tinha feito dele alguém de pouca fé. Por isso Jesus o tira do meio do povo. E quando o cura ainda pede pra ele NÃO VOLTAR MAIS ALI.

Muitas vezes para que o milagre aconteça teremos que sair do meio de gente que suga a nossa fé.

Quando o assunto for milagre não se assuste se Deus quiser fazer com você diferente do que você viu na vida de alguém.

O importante é você não perder a fé e a motivação inicial que te fez buscar ajuda do mestre.

A maior lição no processo de espera do nosso milagre será a paciência.

Enquanto muitos enxergavam Jesus como um curandeiro do imediatismo, Jesus se mostra a esse cego que as vezes o milagre estará embutido em um processo de paciência.

Não perca a esperança nem a fé. Espere o segundo toque do mestre até que a obra seja completada.

Anúncios

1 comentário

  1. Obrigado meu querido irmão pelo esclarecimento desse capitulo,eu estava louco pra saber o porquê dos dois toques.agora eu sei,e ainda por cima recebi uma ótima msm e te digo.VOU ESPERAR O SEGUNDO TOQUE COM PACIÊNCIA PARA QUE O MEU MILAGRE CHEGUE(AMÉM)…….QUE DEUS TE ABENÇÕE.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s