Experiências que geram esperanças- Pr. Uagner Nantes

Genesis 41.52 -Romanos 5: 3 a 5

A pergunta que eu faço hoje é a seguinte:

Se as provas acrescentam tanto a nossa fé porque ninguém deseja passar por elas?

A vida de José alem de ser uma tipificação do propósito de salvação de Jesus é uma lição de fé e persistência.

Talvez mais do que qualquer outro personagem esse homem tinha todos os motivos para não acreditar naquilo que Deus já tinha dado como certo que aconteceria.

Era o filho mimado, (e nenhum filho mimado tem culpa de ser mimado). Por ser um filho que veio na velhice de Israel era tratado como neto e não como filho. E isso despertou inveja dos seus irmãos.

José aceita a proposta do pai de ser o supervisor nos serviços dos irmãos.

Já era difícil agüentar a idéia de ver José como o filho mais amado, alem de ser o mais amado, era mais difícil ainda para os irmãos de José ter que aturar o mimadinho do papai como supervisor.

Então com pouca idade José descobre que não era o queridinho apenas de seu pai como também era o queridinho de Deus.

José é traído pelos seus irmãos que queriam matá-lo. É vendido, escravizado, assediado, caluniado até que vai parar na cadeia.

O mais curioso é que José era de tanta confiança para Potifar que Potifar o coloca como chefe da cadeia que era responsável.

Observe que as provas na vida de José produziram a paciência a experiência, e a experiência a esperança que ele precisaria no dia do cumprimento da promessa.

O curioso é que o que produz a esperança são as tribulações.

E a prova disso foi o nome que José da a um de seus filhos “Efraim”.

Talvez o que falta nos cristão de hoje não é ter mais dinheiro, ou mais oportunidades, ou mais capacidade e habilidade.

O que falta para que possamos triunfar em cada tribulação é a maneira como nós absorvemos as situações em meio às tribulações. O que é derrota e perdas para o mundo para um servo de Deus tem que ser lucro. Ver uma prova assim já fará com que você tenha uma vida diferente. Se falta esperança é porque falta paciência e experiência. José era mimado, mas todas as provas produzirão nele paciência, experiência e esperança. Observe o que o mesmo José diz no texto de Genesis 41.52 “Deus me fez crescer na terra da minha aflição”. Ainda que dê arrepios só de pensar em passar por uma terra de aflição, a bíblia nos relata que é exatamente nessa terra onde somos aperfeiçoados.

Podemos definir como características de um crente maduro coisas como: paciência, experiência e esperança.

O mais lindo da historia de José é que José aprende que um inimigo não se vence confrontando, mas servindo.

Existem três motivos por que alguém passa uma prova:

O primeiro deles é para o aperfeiçoamento de sua fé (Rm 5.3 a 5)

O segundo motivo é por causa de decisões equivocadas (Pv 22.3) “O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando”.

E o terceiro motivo é a ira de satanás por estarmos fazendo a vontade de Deus (Jó 1.10).

É obvio que meu intuito não fazer com que as pessoas desejem ardentemente passar por provas, porem podemos encarar as provas com mais graça. Imagine acordar dizendo isso:

Hoje meu dia vai ser legal e nada vai me atrapalhar. Sabe por que? Porque eu escolhi a vontade de Deus.

Sabemos o quanto é difícil passar por provas, porem temos a GARANTIA, a palavra garantia se define como “afirmar como certo”. Se Deus afirmou como certo que as provas não nos mataria e se ela nos matar ainda assim seremos vitoriosos por estar debaixo de um governo do rei que venceu a morte, então podemos ter por certo que “Seremos abençoados na terra da nossa angustia”. Onde esta sua esperança?

O 14 bis chama assim porque 14 tentativas fracassaram,e na 15ª vez um experimento de uma vida deu certo.

A s terras de angustias são lugares por onde passamos que geram dores angustiantes, e ninguém quer passar por essas terras, porem Deus é o único que pode fazer com que a terra de angustia se transforme em Terra de milagres. Creio que Deus esta preparando nessa terra de angustia por onde você tem passado um tempo de crescimento e milagre. Muito provavelmente se nos esta faltando esperança, é porque ainda não adquirimos a paciência e a experiência suficientes capazes de gerar esperança.

Provas são oportunidades e não tenho duvidas que servindo ao Deus que nós servimos Deus nos fará prosperar e crescer na terra da nossa angustia, fazendo com que nossos dias de dor se transformem em vitorias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s