Onde estão os amigos? Pr. Uagner Nantes

Lucas 5:17 a 25

O que te denuncia como discípulo? Marcos 14 :69 as pessoas reconheceram características de Jesus que estava sendo crucificado em Pedro.

O texto de Lucas esta falando que Jesus estava em uma atmosfera de cura, quando aparece estes homens, que a bíblia não cita seus nomes, tão pouco qual a sua ocupação social ou religiosa, porem a bíblia os define como 4 amigos.

Mas o que mais chama atenção nesse texto é a importância que 4 rapazes estão dando a uma necessidade de um amigo. Pense quantas vezes eles quiseram sair juntos e não puderam. Ou quantas vezes esses eles puderam se divertir sem a presença desse que era paralitico.

O texto nos mostra uma categoria de pessoas que estão quase que em extinção. Pessoas que mantem suas amizades a despeito de qualquer coisa.

Naquela época pessoas deficientes, não tinham nome nem direitos, logo eram considerados uma ferida na sociedade.

Mas esses jovens não se importavam com nada daquilo que as pessoas se importavam. Enquanto todos fugiam desse paralitico, eles quiserem tiveram a coragem de ser amigos dele.

Talvez seja por isso que Jesus se compadece deles, não apenas porque eles não mediram esforços para ajudar um paralitico, mas porque eles decidiram amar alguém que ninguém queria por perto.

Aquele paralitico não tinha direito a cidadania, não podia correr ou se mover na direção que desejasse, porem ele tinha amigos.

Curioso que o que foi determinante no milagre daquele homem, foi a unidade de amigos. Ou seja a unanimidade de pessoas em prol a uma causa.

Em Atos 2: 1 diz que o poder de Deus se manifestou após os seguidores de Cristos se posicionarem no mesmo lugar com o mesmo proposito. Porem no versículo 46 diz que após o derramar eles Diariamente perseverando unânimes.

A chave para atrair o derramar de Deus para esses dias não mudou, a unanimidade provoca o coração de Deus abrindo o espaço para que ele mova o sobrenatural.

A unidade da igreja trouxe o derramar de Deus, transformando pessoas simples em interpretes.

Aqueles jovens foram às pernas que o paralitico não tinha, os movimentos que ele não tinha e a fé que ele precisava para crer em seu milagre.

Unanimidade não é pensar igual ou gostar das mesmas coisas, mas é usar as diferenças para perseguir o mesmo alvo.

Jesus nunca tentou ocultar a sua solidão e a sua dependência das outras pessoas. Escolheu seus discípulos não como servos, mas como amigos. – Philip Yancey

A igreja esta doente porque esta tentando andar sozinha. E num corpo nenhuma parte funciona isolada de outra. Isolamento é sinal de morte.

I Coríntios 13 : 4 a 8 não fala do tipo de sentimento que devemos ter, mas do tipo de essência que ele deseja desenvolver em nós.

Tente substituir a palavra caridade ou amor por seu nome.

No dia que nossa identidade se encaixar nesse perfil então estaremos mais perto de conquistar o coração do criador. Logo o sobrenatural dos céus não será raridade no nosso dia a dia.

Quatro amigos se aproximaram das emoções de Jesus fazendo com que ele se movesse em intima compaixão não apenas pelo paralitico como pelos amigos.

Em João 10:11 Jesus se declara o com pastor que da a sua vida pelas ovelhas, ou seja o bom pastor não usa o cajado apenas para corrigir, mas para acolher. Se ele que é perfeito pensa bem de nós mesmo nós sendo maus, nós temos ainda mais obrigação de ser parecidos com ele.

O amor de Cristo que nos constrange, nos constrange a amar como ele ama.

Pare por um minuto e pense na dificuldade desses amigos.

Para muitos poderia ser um desperdício de tempo, já que desde desse tempo aquela já era uma geração egoísta que buscava seus próprios interesses.

Eles estavam ajudando uma pessoa que ninguém tinha prazer de ficar perto que dirá de chamar de amigo, e eles não tiveram medo de mostrar em publico sua amizade com uma pessoa rejeitada.

Estamos dispostos a pagar o preço por outras pessoas sem se importar se a benção vem para nós? Deus se importa com quem se importa com outros. Onde estão os amigos?

Quando aprendermos abrir mão dos nossos interesses pelos interesses dos outros, Deus se importara mais com nossos interesses.

O mundo precisa de pessoas que revelem um amor desinteressado, como o de Jesus.

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. João 13:35.

Deixe um comentário