Amplie sua visão – Pr. Uagner Nantes

Amplie sua visão 2

II Reis 6: 1 a 7

O povo já estava em uma situação de pura miséria. E nesse momento onde as situações eram contrárias, a obra de Deus mostra o seu maior poder de crescimento.

As dificuldades deveriam nos inspirar e nos forçar o crescimento. São as dificuldades que nos forçam a utilizar certas habilidades que não estávamos usando.

Esse texto ensina sobre o corporativismo, onde todos se juntaram em busca de um propósito. Isso chama-se unanimidade.

Unanimidade não é sermos ou pensarmos todos iguais, mas é utilizarmos as nossas diferenças para que alcancemos um mesmo propósito. Um membro não pode ser cortado só porque não funciona bem.

A escola de profetas esta crescendo e precisa de um lugar maior. Porem naquela época as ferramentas de construção eram limitadas, e como o machado era uma nova invenção e nem todo mundo podia ter, eles precisaram pedir emprestado para quem tinha.

Pegar o machado emprestado significa perder a identidade assumindo a de outra pessoa. Foi justamente o que Davi não fez diante de Golias.

Tudo estava indo bem, até que um pequeno acidente, fez com que um deles fosse obrigado a interromper o seu e o trabalho de todos; houve um enorme descuido com aquela ferramenta emprestada. O machado voou em direção a água, e apoiando-se a lei da gravidade afundou.

Provavelmente o uso inadequado das ferramentas nos levará a perder o controle.

O que fazer quando um acidente de percurso faz com que sejamos obrigados a mudar o rumo da nossa vida?O que fazer quando o casamento ou a empresa ou um ministério que foram bem planejados afundam, ou quando há uma gravidez indesejada.

Ao escapar o machado das mãos daquele trabalhador Deus tira das mãos dos homens o controle que até então eles pensavam que tinham. Prepare-se para Deus responder uma oração sua, removendo o seu apoio.

O propósito de Deus era que os profetas ampliassem mais do que sua escola, Deus queria ampliar a sua visão e Deus estava fazendo de tudo para que eles entendessem isso. Elizeu é chamado e o problema é exposto.

Quanto mais comunhão com Deus mais possibilidade de avanço, descanso e vitoria.

O texto diz que para ter a ampliação da escola de profetas, eles tiveram que pedir um machado emprestado.

Curiosamente em Mateus 3:8 a 11 João Batista esta falando sobre o propósito de seu batismo e de sua mensagem que era arrependimento e ainda fala sobre a chegada do Messias (Jesus) o único justo que poderia julgar a terra dos injustos cortando como um machado as arvores (ou seja, os costumes) que não dessem fruto.

O texto de 2 Reis diz que a lança do machado se solta da madeira e cai na água. No evangelho de João 12.24 diz: Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Jesus se desprende da sua gloria como filho único de Deus para reatar os filhos adotivos a Deus.

Assim que podemos crer que a escola de profetas representa a igreja que só pode crescer com a revelação dada a por Deus a Pedro (Mateus 16:16) , a igreja cresce na medida que manifesta a revelação de quem é Jesus. E ele esta representado aqui pelo machado que afunda na água que é o lamaçal de pecados e costumes religiosos que estávamos afundados, mas que depois bóia, ou seja, Jesus morre e ao terceiro dia ressuscita e nos fez vencer a lei da gravidade e o pecado e religiosidade que era mais pesado que nós, foi tirado e não havia nada mais que nos impedisse de chegar até a Deus, foi então que flutuamos de volta a superfície celestial.

A cruz é a única capaz de nos devolver a identidade nos mostrando quem realmente somos. E é sobre essa revelação que nossa identidade é recuperada e então as portas do inferno se enfraquecem para nossa invasão.

O stress no ministério acontece quando perdemos a nossa identidade e assumimos a identidade de outro e como não é uma ferramenta que sabemos manusear então perdemos o controle. Por isso não tenha medo, alargue sua visão e suas fronteiras, saia do lugar que limita a sua fé, e não fique paralisado com os contra tempos. E se tudo der errado creia que Deus ainda assim esta no controle de tudo.

1 comentário

  1. Amei as palavras do texto explicado, que pra mim traz edificação, que essa seja sempre uma porta aberta de alimento para tantas pessoas que precisa receber.Zil.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s