Cartas para Deus 1o dia

Cartas para Deus

Neemias 1: 1 a 11

Jerusalém estava sendo assolada mais uma vez. O povo novamente havia se afastado de Deus fazendo com que suas vidas ficassem a própria sorte. E mais uma vez Deus revela sua misericórdia levantando um homem chamado Neemias para restaurar essa nação.

Neemias, cujo nome significa “Deus Consola”, era servo judeu do rei persa Artaxerxes (Longímano) e era copeiro do rei.

Esta era uma posição de grande confiança e honra, e desejável, pois dava acesso ao rei em ocasiões em que este estava de espírito alegre e disposto a conceder favores.

Entretanto, Neemias era um daqueles fiéis exilados que preferiu Jerusalém acima de qualquer “causa de alegria” assim como o escritor de Sal. 137:6.

Não era posição ou riqueza material que ocupava o primeiro lugar nos pensamentos de Neemias, mas, antes, a restauração da adoração de Deus.

Neemias tinha um sonho: “reconstruir os muros de sua nação”.

“Sonho é a imagem mental das coisas como serão que hoje não são”.

Uma visão sempre nasce de uma necessidade e traz maior importância aos detalhes da nossa vida. Ou seja , quando começamos sentir a rotina pesando sobre os nossos ombros e sentimos a necessidade de uma mudança, na verdade estamos gerando em nosso ventre espiritual uma visão acerca do propósito de Deus.

Neemias queria reedificar os muros de sua nação porque os muros representam segurança espiritual, política e física.

O texto conta que assim que Neemias soube das más noticias ele sentou e chorou, lamentando por alguns dias; e esteve jejuando e orando perante o Deus dos céus. Ele não reclamou com ninguém, nem mesmo com o rei.

Neemias sabia que antes de mover seus pés ele precisava dobrar os joelhos. Porque ele sabia que esta no céu o mapa dos melhores caminhos na terra. – Charles Stanley diz que: A distância mais curta entre um problema e uma solução é a distância entre os joelhos e o chão.

Em João 11:3 o texto diz que as irmãs de Lazaro mandaram “alguém”, que foi considerado com nome e sexo irrelevantes, pois todas essas coisas estavam abaixo de sua missão. Esse alguém não podia ser qualquer um, tinha que ser alguém que soubesse achar o mestre, e que não desistiria no meio do caminho. Tinha que ser um digno embaixador da dor de uma família.

Quando alguém tem um chamado, todo o resto se torna irrelevante, porque seu chamado é o que determina o proposito de sua existência.

Esse alguém enviado por Marta e Maria era alguém que entendesse que Jesus não precisava receber a noticia, Ele precisava ser solicitado.

Jesus sabia da necessidade de Lazaro, mas ele não podia suprir até que alguém lhe abrisse a porta da oportunidade para operar esse milagre. Provavelmente já existiam pessoas cuidando do enfermo, outros que provavelmente desenvolviam o papel de confortar a família. Cada um foi importante nessa historia, mas ninguém foi mais importante do que esse “alguém” que foi até Jesus dar a noticia.

Neemias faz o mesmo, apesar de seu privilégio no palácio, ele era um João ninguém mas que entende que poderia ser a pessoa responsável de solicitar a presença e o mover de Deus para sua nação.

O que o habilitava para essa missão era o fato dele saber onde encontrar Deus, ele era um homem que não desistia no meio do caminho, amava seu povo e seu chamado acima de tudo, e com essas características ele foi achado como um embaixador da dor de seu povo suficientemente capaz de atrair a atenção de Deus.

Ao sentir a dor de seu povo, ele se põe na brecha e faz o elo da ligação de Deus para com o povo.

Veja o que diz Isaías 58.12 – Os que de ti procederem, edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, restaurador de veredas para que o país se torne habitável.

Coloque-se na brecha hoje por alguém, assuma seu chamado de maneira incondicional e veja como Deus pode transformar um simples copeiro em um restaurador de muros e altares.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s