Saia da janela- Pr. Uagner Nantes

Saia da Janela

Atos 20:7 a 12

Paulo encontra-se em sua terceira viagem missionária em Trôade, Paulo participa de uma reunião com os cristãos daquela região. Não é uma reunião qualquer. É uma reunião que ocorre em um dia especial: o primeiro da semana, ou seja, o domingo. É uma reunião com uma finalidade específica: partir o pão, ou seja, trata-se de uma santa ceia. É uma reunião que conta com um visitante ilustre: Paulo seguiria viagem no dia seguinte, era preciso aproveitar até o último minuto a valiosa presença do apóstolo. Paulo devia ter muito a dizer à igreja, pois “prolongou o discurso até à meia-noite”. E foi aí que algo inusitado aconteceu; “Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.” Por que não no meio da igreja, com os irmãos, tomando parte do culto, ouvido o relato das bênçãos e de tudo que Paulo tinha para transmitir? Talvez porque sua posição era de indiferença. Da janela, Êutico via o porto da cidade, os navios no mar e também os sons que do mundo atraíam as pessoas que estavam ligadas a ele. Êutico escolheu para ficar, um lugar que servia aos dois lados.

Havia muita luz no local, e como a luz era de lamparinas, possivelmente esse jovem que estava no terceiro andar inalou aquela fumaça que saia das lamparinas fazendo possivelmente ele perder os sentidos e cair. Mais uma prova que ele estava no lugar errado. Janela pode representar um lugar observação ou indecisão:

*2 Reis 13:17- Eliseu faz um ato profético com o rei lançando flechas em direção ao território inimigo

*Gênesis 8:6- ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca

*1 Crônicas 15:29 – Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração.

*2 Samuel 11:2-5- Davi cobiça a mulher de seu capitão olhando pela janela num momento que Israel estava em guerra e ele não deveria estar ali.

Janela pode ser vista como uma moldura do mundo externo que só tem acesso quem esta dentro Em Malaquias 3:10 Deus garante aos dizimistas e ofertantes que ele mesmo abriria as janelas dos céus

Nas Escrituras Sagradas, em muitos momentos o sono aparece relacionado às trevas, ao pecado, à fuga, ao fracasso e à morte. Podemos citar aqui, rapidamente, alguns exemplos: *Juízes 16.19 – Sansão é seduzido e traído pela mulher a quem amava. Dalila insiste para que Sansão revele o segredo de sua força. Após muita insistência, ele revela a verdade: “Então, Dalila fez dormir. *Jonas 1.6- Outro exemplo é o de Jonas. Deveria levar a mensagem a Nínive e foge para Társis no caminho ocorre uma tempestade e Jonas vai pro porão dormir (uma espécie de fuga).

*Marcos 14.34- O momento é de grande agonia. Jesus sabia da chegada da hora mais difícil. Está prestes a ser preso. Diz o Mestre: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.”. Por três vezes o Senhor Jesus orienta os seus discípulos a vigiarem e a orarem e, por três vezes, os encontra dormindo.

O sono de Êutico é um sono fora de hora e fora de lugar. O sono de Êutico é o sono de Sansão. O sono de Êutico é o sono de Jonas. O sono de Êutico é o sono de Pedro, Tiago e João. O sono de Êutico é o sono que leva à morte.

Esse sono é para nós um símbolo. Um símbolo de uma igreja que adormeceu; É o sono do desinteresse pela causa de Deus e pela causa alheia! É o sono do descompromisso! É o sono da vaidade dentro da igreja! É o sono do consumismo! É o sono dos modismos! É o sono daqueles que não querem pensar! É o sono daqueles que não querem aprender! É o sono dos desanimados! O sono de Êutico é para nós um símbolo. Símbolo de uma igreja amortecida! Símbolo de uma igreja que dorme, mas não sonha, e quando sonha não faz! Símbolo de uma igreja que não incomoda! Símbolo de uma igreja que não transforma! Símbolo de uma igreja que não deixa a sua marca! Símbolo de uma igreja que parou no tempo! É o sono de uma igreja que não quer ouvir.

São pais que não vêem o perigo rondando os filhos que estão envolvidos com aquilo que está do lado de fora e se esquecem de verificar o lugar do perigo. É o sono de cristãos que estão em demasia preocupados com o que se passa lá fora e se esquecem que as respostas dos problemas La fora esta aqui dentro.

Sentar-se na janela significa uma situação de perigo sério, que pode levar a impossibilidade do retorno espiritual. É a observação do ambiente externo que faz com que percamos o interesse pelo interno. É o observar demais o vizinho se esquecendo dos acontecimentos dentro de nossa própria casa. Sentar-se na janela é perigoso demais para o momento critico que estamos vivendo. Não temos estrutura para resistir o diabo até que estejamos totalmente submersos em Cristo. Até termos a certeza disso o melhor é evitar o perigo fugindo da aparência do mal.

É hora de olharmos para dentro. Dentro de nós, dentro de nossas igrejas e principalmente dentro de nossas casas, e ouvir com atenção a voz de Deus dando as direções exatas das soluções de nossas principais necessidades. É hora de sairmos das janelas, descermos os degraus da tolerância, do comodismo e do desinteresse e nos assentarmos o mais próximo do mestre que tem algo importante e valioso a dizer. SAIA DA JANELA.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s