Derrubando gigantes 3o dia – Pr. Uagner Nantes

Derrubando gigantes 3º dia

1 Samuel 17: 4 a 9 e 38 a 39

Golias estava preparado Israel não. Esse era o desafio quem ganhasse a luta seria dono de todo uma nação da qual pertencia o oponente derrotado. Há três personagens aqui que representam 3 atitudes diferentes: O primeiro era Golias que usava uma armadura, que estava acostumado e se sentia confortável com ela. Trazia em sua cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça cujo peso era de cinco mil ciclos de bronze, cerca de 57 quilos. Usava uma caneleira de bronze em suas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros. A haste de sua lança era como o eixo do tecelão, pesava cerca de 8 quilos, e a ponta de sua lança pesava seiscentos siclos de ferro, aproximadamente 7 quilos. Era assim que Golias se vestia, a sua armadura lhe dava segurança e proteção.

O outro personagem é Saul que além de ter uma armadura e não querer usar transfere a responsabilidade que era sua para um menino inexperiente nas batalhas, e o ultimo é Davi que mesmo sem ter nenhuma obrigação com aquela batalha decide enfrenta-la e para não ofender o rei veste sua armadura, mas logo vê que não lhe servia.

É fundamental um derrubador de gigantes saber tirar de si as armaduras que não esta acostumado usar pois não lhe pertencem .

A armadura serviria de proteção, a espada era uma arma eficaz para ataque e defesa, mas para Davi tudo aquilo era muito estranho, não fazia parte de sua realidade e a Palavra nos diz que Davi tirou tudo aquilo de sobre si.

Primeiro, a realidade de Davi era outra e ele nunca usara uma armadura, nem uma espada. Segundo, as armaduras eram feitas sob medida e aquela, definitivamente, não foi feita para ele. Era uma armadura emprestada. Terceiro todo o peso daquela armadura dificultava seu caminhar.

A armadura de Saul foi feita sob medida para ele, e foi testada e aprovada por Saul. Porem a armadura feita para Davi era invisível aos olhos humanos pois era espiritual, era sob medida tecida na intimidade com Deus, na comunhão, no tempo que passou diante dEle.

Davi nunca quis adiantar-se nas suas coisas a pedra lisa representa que Davi tinha paciência para esperar a sua hora chegar. Jamais ele tinha a intenção de tomar o lugar de Saul mesmo que Deus já o havia separado para isso, ele esperava seu momento.

Não podemos viver das experiências de outras pessoas nem viver pela fé dos outros. Nós precisamos desenvolver cultivar um relacionamento pessoal com o Senhor, dia a dia colher o “maná” fresco que se renova a cada manha esperando ser recolhido.

Davi prefere as armas que estava acostumado uma funda e pedras, que eram pedras lisas e essas pedras demoravam anos, até séculos para ficarem com aquela aparência.

Davi pegou 5 pedras que podem representar muitas coisas. Uns dizem que representam os cinco ministérios que unidos derrubarão gigantes. Outros já dizem que foram cinco porque Golias tinha 4 irmãos então Davi estava preparado para quantos gigantes aparecessem.

O fato é que Davi diante da nação era o homem errado, para tarefa errada e com as armas erradas. Quem acreditaria em Davi? Deus acreditou.

Hoje temos o privilegio de termos uma armadura espiritual que Deus preparou para nós.(Efésios 6: 10 a 18)

Devemos nos cingir com a verdade e nos vestir com a couraça da justiça. Calçar nossos pés com a preparação do evangelho da paz, e abraçar o escudo da fé. Usar o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

Será que estamos prontos ? ou queremos lutar contra um experiente oponente desarmados?

Temos as armas certas, basta agora termos as atitudes corretas, para que possamos enfrentar nossos gigantes e derruba-los.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s