Deus faz um vale de sonhos secos reviverem – Pr. Uagner Nantes

Deus faz um vale de sonhos secos reviverem

Ezequiel 37: 1 a 14

A visão já é curiosa porque o profeta é levado em um vale. E vales são acidentes geográficos. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. Os vales são geralmente formados pela atividade fluvial, onde a ação da água corrente causa a erosão do terreno, e nesse vale tinha ossos de pessoas que existiram e morrerão. Então não era exatamente uma visão bonita de se ver. E o mais interessante é que foi o Senhor que levou em visão a Ezequiel em um vale de caos.

Esse texto pode também estar querendo nos dizer que as vezes damos tanto valor as coisas dessa vida, e não percebemos que todos nós ao final não passaremos de um amontoados de ossos.

Era um vale que mostra uma sombra de algo que já não existe mais.

Esse vale cheio de ossos secos é uma das visões mais curiosas que alguém já teve, pois ao falarmos de ossos, estamos falando da estrutura humana que não se pode se diferenciar a olho nu. Ao falar desse vale estamos falando de um lugar cheio de uma realidade que deixou de existir. Era o resto de uma batalha, o resultado de uma decisão, o fim de um propósito. Uma vida que começa tão cheia de expectativas e que termina como ossos amontoados e desordenados que não se podem diferenciar. E assim como nosso sangue que possui as mesmas cores em todos, os ossos não se podem diferenciar uns dos outros. Nesse vale quem era o comandante do exercito? Quem era o soldado? Quem temia mais a Deus? Quem o ignorava?

Então podemos dizer que nessa visão os ossos representam nossa igualdade. Somos todos iguais.

Curioso também notar que esses ossos estavam sequíssimos. Ou seja, já haviam estado tanto tempo expostos ao tempo que secaram. As vezes nossas esperanças estão assim, tanto tempo expostas que secaram. Não era mais pessoas, era um amontoado de ossos.

Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

Assim que essa visão de isso muito secos fala de que Israel e nós também quando nos afastamos de Deus e de seus planos perdemos as habilidades de locomoção e de proteção de funções vitais, alem de que interrompemos a produção células sanguíneas e reserva de cálcio.

Então Deus faz uma pergunta que qualquer resposta do profeta o condenaria, mas o profeta inteligentemente responde o que Deus queria ouvir. “Poderão viver estes ossos? Essa pergunta só o Senhor pode responder”.

Enquanto o profeta obedecia, o vento de Deus se movia e bagunçava tudo. Mas ao mesmo tempo colocava tudo no lugar.

“O vento de Deus não é para destruir, e sim para colocar as coisas no lugar”.

No mover de Deus os ossos espalhados procuravam seus donos.

O corpo havia sido refeito, mas o poder de decisão não havia sido liberado. A estrutura estava em pé, mas sem o mover do Espírito era um corpo sem propósito e sem rumo.

Essa visão de recriação de Deus é tão majestosa que parece que todas as vezes que ele recria alguma coisa ele sopra seu espírito que é sua essência não na intenção de formar robôs, mas na de levantar seres pensantes fazem suas escolhas. 2 Coríntios 3:17 o apostolo dos gentios declara que o lugar onde há o Espírito Santo, há também liberdade.

Agora o processo de recriação é o mais fabuloso de todos, pois primeiro Deus bagunça, depois ele arruma então ele ajunta e religa a estrutura pra depois liberar da sua essência. (vers. 7,8 e 9). Há um processo para que as coisas aconteçam e esse processo tem de ser respeitado.

Então vem o Espírito e entra nos ossos e a ação do Espírito faz com que cresça nervos, carne e pele. Primeiro recebemos o Espírito e debaixo da ação do Espírito nós crescemos.

Então no verso 12 o Senhor já não estava falando dos ossos, mas estava falando de nós.

O sepulcro será aberto, e a estrutura será refeita, e mais importante ainda, os sonhos e os propósitos serão novamente depositado.

O profeta responde correto, enquanto o sonho esta vivo sempre damos um jeitinho de fazer do nosso jeito, mas depois que morre e passam se os anos e virão restos mortais de um sonho fracassado, SÓ DEUS PODE FAZER REVIVER.

Confie em Deus ele ainda levanta exércitos do pó e sopra nesse exercito a sua essência para que seus propósitos continuem.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s