Restaurando a minha herança – 1a noite – Pr. Uagner Nantes

Resgatando a minha herança

Genesis 27: 26 a 29

Todos nós sabemos que temos uma herança. Romanos 8:17 nos confirma que somos herdeiros com Cristo.

O fato é que éramos possuidores dessa herança e assim como o filho prodigo (Lc 15:12,13) pedimos antecipado essa herança e a gastamos de maneira equivocada. A boa noticia é que, assim como na parábola de Lucas 15 o pai estava nos esperando para dar tudo de volta. Isso é graça. É receber de volta aquilo que foi dado e já foi gasto equivocadamente.

Vemos na historia de Jacó um fator muito interessante. Jacó desde seu nascimento mostra uma característica muito peculiar, Jacó engana.

Quando a mãe de Jacó estava grávida o Senhor respondeu-lhe por causa do seu tormento (Genesis. 25:23). Ou seja, Deus disse pra Rebeca exatamente o que estava acontecendo, ela estava grávida de gêmeos e que o mais moço iria comandar e o mais velho iria obedecer. Então ta tudo ok, quando deus fala ta tudo ok, já entendi. Você é mãe de gêmeos os dois vão gerar nações e o mais velho vai servir o mais moço. Pronto então Deus já fez, ele sabia o futuro e já fez.

Mais tarde Jacó e Esaú já são jovens, Isaque esta idoso e esta perto da morte, ele vai chamar os filhos pra abençoa-los e ai é de praxe chamar o mais velho (que recebia 2/3 da herança) que tecnicamente é o Esaú embora a palavra de Deus disse que quem ia comandar era Jacó, e ai Rebeca que não se esqueceu do que Deus disse resolveu ajudar Deus.

Ai Jacó diz que não era cabeludo igual seu irmão e que se seu pai descobrisse que ele iria amaldiçoa-lo, sua mãe então garante que se ele o amaldiçoasse que ela seria amaldiçoada.

Ai ele foi fez o que mãe disse, a mãe fez a comida que o pai gosta; depois pegou a roupa de Esaú e vestiu Jacó, o curioso é que é a vontade de Deus, Deus queria mesmo abençoar Jacó, mas ai a pergunta que se faz é : – Deus precisava desse tipo de ajuda? Não.

Alem de ajudar Deus Jacó engana um idoso (seu pai), vestindo uma identidade que não era sua.

Salmos 24:6 diz que essa geração que alcança o lugar de Deus é a geração do Deus de Jacó. E Jacó é o sujeito que engana compulsivamente.

E ai ele com pele de cabritos cobrio as mãos e o pescoço e entregou a comida saborosa Jacó foi pro pai o pai respondeu ele pergunto eu quem ele era e ele mentiu (vers. 16 a 18). Deus sabe exatamente quem nós somos, e não nos ama enganados. Esse é o Deus de um sujeito que ele sabe exatamente como é que é, e essa é uma das belezas de andar com Deus porque Deus Não pode ser decepcionado por nós, porque ele sempre soube, que agente ia fazer aquele bobagem.

A grande diferença em relação a nós no que tange o nosso relacionamento com Deus é que agente se supõe, mas Deus nos conhece. Deus não trabalha com a suposição que eu tenho sobre mim, Deus trabalha com o que ele sabe de mim que eu ainda não sei e nem consigo supor quanto mais saber. Deus não pode ser decepcionado.

Deus também esta muito acima das definições que nós possamos ou não fazer e ter dele. Deus não age conosco baseado no que agente sabe dele, Deus age conosco baseado no que Ele sabe da gente.

Então podemos ver os primeiros segredos para resgatar a herança:

1) Crer naquilo que Deus sabe de nós

2) Entender que não precisamos ajudar a Deus

3) Não ser quem não somos para conquistar algo que JA TEMOS.

Há uma herança que Deus quer nos devolver, mesmo sabendo que já havíamos gasto o que era nosso direito. Precisamos desenvolver a capacidade de andar na vontade Dele e confiar que tudo já esta preparado por ele. Oséias 14:4 “Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles”.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s