Restaurando a minha herança- Aoração de Jabez – Pr. Uagner Nantes

Deus ampliará sua herança

I Crônicas 4: 9 e 10

A bíblia está falando de uma genealogia onde são citados mais de 40 nomes, quando no versículo 9 e 10 a história é interrompida porque um homem que teve sua vida mudada chamou a atenção do escritor de Crônicas.

O curioso desse texto é que no versículo 11, a lista de chamada dos membros da tribo de Judá continua como se nada tivesse acontecido.

O que Jabez fez de tão extraordinário para se destacar dos outros? Por que Deus respondeu sua oração? Por que será que Deus incluiu a mini-biografia que nunca mais se falou dele na Bíblia depois desses 2 versículos?

Jabez não aparece triunfalmente no Antigo Testamento, como um Moisés ou um Davi, nem tampouco ilumina o livro de Atos como aqueles primeiros cristãos que viraram o mundo de cabeça para baixo. Mas uma coisa é certa: a pequena diferença de sua vida fez toda a diferença.

Essa história me chama atenção porque a impressão que eu tenho é que Jabez estava se libertando de seus medos e de uma herança que lhe foi imposta por ter sido um nascimento sofrido para sua mãe. O fato é que olhando esses 2 versículos no meio dessa genealogia comprida, percebemos que NÃO ERA PARA JABEZ ESTAR AÍ.

O medo aprisiona e paralisa os sonhos e tira a força da fé. O medo é uma cadeia sem grades. Quando tudo começa a dar errado, a primeira coisa que sentimos é medo. E quando tudo está dando certo demais também sentimos medo.

A bíblia fala que Jabez foi mais ilustre que seus irmãos, porém havia uma enorme contradição nessa verdade, porque como pode ser o mais ilustre quem se destacava como alguém que trazia muito sofrimento desde seu nascimento?

Jabez carrega em seu próprio nome o destino que lhe era esperado e a herança que lhe esperava. O nome Jabez significa “dor, luto”. Ele cresceu sendo chamado de dor. Imaginem o trauma para uma criança ser destacada pelo seu lado escuro e sombrio: “Minha Dor venha aqui! Minha dor você já fez sua lição?”. Imagine as situações que o mesmo teve que passar entre seus amigos. Talvez até por isso na sua oração, um dos seus pedidos é “serei abençoado quando a minha dor tiver fim.” Quem disse que você tem que aceitar o destino que sua família ou as circunstâncias te proporem? A primeira coisa que Jabez fez foi tirar sua capa de autocomiseração e assumir que Deus queria abençoá-lo. A razão pela qual Deus não nos concede muitas coisas é exatamente porque temos crido que Deus não quer nos abençoar, mas quer nos prejudicar.

Em Mateus 7:11 Jesus diz que se nós que somos maus não damos algo ruim para nossos filhos quanto mais Deus que é tão bom não nos abençoará em todas as coisas.

O primeiro passo para se ter uma vida de vitórias é crer que o desejo de Deus não é nos prejudicar, mas nos abençoar.

Pra isso você precisa se lançar de cabeça no amor Dele e libertar-se de seus medos e traumas.Em I João 4:18 a bíblia diz que o perfeito amor lança fora o medo, e de quem é esse perfeito amor se não de Deus?

O segundo pedido de Jabez foi para que Deus ampliasse as fronteiras. O pedido de Jabez estava relacionado à mudanças em sua perspectiva em relação a vida. Jabez pediu a Deus para ampliar os limites de sua influência e das suas oportunidades. “Não quero mais ver a vida como dor e sofrimento, mas quero enxergar a vida como um milagre”. Com esse pedido Jabez sabia que Deus o tiraria do lugar onde sua visão, sua fé e suas expectativas estavam sendo limitadas. Então Jabez descobre que para honrar a Deus era preciso descobrir a imagem de sua visão daquilo que sua vida poderia e deveria ser. Glorificamos a Deus quando compreendemos os sonhos que Ele mesmo sonhou pra nós. Entenda que você é o resultado dos sonhos de Deus, e Ele tem produzido mudanças de acordo com a imagem que Ele tem do que poderia e deveria ser.

Então Jabez finaliza sua oração pedindo para que as mãos de Deus estivessem sobre ele. Jabez entende o plano de Deus para os seus mais honrados servos.

Jabez transforma sua herança, e é lembrado por isso. Nunca mais foi citado na bíblia, mas a grandiosidade de sua fé e ousadia em crer em Deus e não aceitar o que lhe foi imposto fizeram dele um homem extraordinário.

Temos de admitir que os grandes heróis parecem desconhecer o conceito de dependência, mas eu e você fomos feitos para ela. Depender de Deus transforma em heróis pessoas comuns como eu, você e Jabez. “Que seja comigo a Tua mão…”, Através deste clamor, desencadeamos o poder de Deus para realizar sua vontade e demonstrar a sua glória por meio de todas aquelas aparentes impossibilidades.

O principal motivo de sua existência é o amor de DEUS, e esse Deus está pronto pra te abençoar, ampliar suas fronteiras, te dar uma visão e uma fé ampliada e te fazer lembrar sempre que você precisa DELE.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s