Pentecostes – Pr. Uagner Nantes

Pentecostes

II Samuel 6. 1 a 9

Por que será que ainda precisamos ouvir Deus trovejar atrás dos púlpitos? Ainda precisamos de alguma enérgica profecia para endireitar nossos caminhos, ou para nos dar direção? Ou será que somos capazes de ler a emoção de Deus através de sua expressão facial?

A pergunta que temos de nos fazer é por que queremos o mover do Espírito Santo derramado no dia de pentecostes em Atos 2? O que faremos com esse mover?

É claro que é possivel vermos o derramar de Deus nos dias de hoje como no pentecostes, mas sera que estamos prontos?

O texto de II Samuel diz que depois de algum tempo de vazio assim que Davi assume o reinado, decide trazer de volta a presença de Deus representada pela arca para sua nação. Tudo ia bem até que a caravana de Davi encontra uma pedra, os bois tropeçaram e Uzá segurou a arca para que não caísse. E é aqui começa nosso erro. Davi fez a coisa certa do jeito errado. Deus jamais vai permitir que o braço da carne se glorie sobre sua presença.

A presença e o reinado de Deus se estabelecem na vida daqueles que abrem mão de ter, porque quando alguém abre mão de ter, ele realmente precisa estar, na fé cristã ser não é ter ser é estar, estar totalmente na dependência de Deus. Por isso é que a grande frase cristã de transformação é quem esta em Cristo é nova criatura. A maior frase de transformação de vida é quem esta é.

Os problemas de Davi começaram quando ele e seus auxiliares tentaram prosseguir após toparem com uma “pedra”. Deus nunca pretendeu que sua presença fosse carregada nas costas de instrumentos, veículos ou programas criados pelo homem. Ele sempre ordenou que sua gloria fosse transportada por pessoas santificadas, separadas que imitassem sua santidade.

Quando todos nós toparmos com uma pedra, poderemos compreender que tudo o que estamos fazendo não tem funcionado como deveria: Eventos, musicas, mensagem avivalistas, danças, e todas as programações vazias que estamos acostumados tem sido pedras no caminho daquilo que Deus realmente quer fazer. Quando a gloria de Deus for restaurada ao seu lugar de origem, a carne e toda pretensão humana será consumida diante de todos, e isso não será algo fácil de se ver.

Os islâmicos se dobram de joelhos e ficam repetindo a oração ate terminar não tem canto não tem nada é o tempo todo aquela oração e tal, qual a diferença porque na visão islâmica você tem de se encurvar porque deus exige submissão absoluta então é um deus que veio pra cobrar essa submissão.

Já o nosso Deus é um Deus que cede espaço pra que as consciências humanas se desenvolvam e se manifestem. Esse momento aqui é um grande exemplo. Deus esta aqui, mas ele não esta manifestando plenamente a sua presença por quê? Porque se ele estivesse manifestando plenamente a sua presença nós todos estaríamos de joelhos com rosto em terra e ninguém não ousaria nem levantar a cabeça, e isso se agente conseguisse ficar dentro do local. Porque no templo de Salomão eles não conseguiram. Quando a presença de Deus invadiu o templo todo mundo espirrou. Não tinha espaço pra mais ninguém. Então em que espaço você se movimenta? No espaço que Deus cedeu pra você. Em que espaço você pensa? No espaço que DEUS cedeu pra você. Em que espaço você conversa? No espaço que Deus cede pra você. Em que espaço nós estamos? No espaço cedido por Deus.

Deus cede espaço, Deus se esvazia e o ato mais intenso dessa capacidade de esvaziamento de Deus é a encarnação que sendo Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou e assumiu a forma de servo e achado em figura humana se humilhou, e foi obediente ate a morte e morte de cruz.

Por isso que no nosso culto nós temos espaço pra cantar, nós temos espaço pra contar testemunhos, pra rir, pra ouvir a mensagem pra falar no meio da mensagem pra pedir musica, pra cantar, é o espaço que Deus cedeu.

É por isso que o uso desse espaço é sagrado, é por isso que cada palavra dita tem peso, é por isso que cada pensamento sustentado tem peso, porque agente esta usando bem ou mal o espaço que não é nosso é de Deus e Deus cedeu pra nós. Quando você vai ganhando essa compreensão você vai percebendo a profundidade do culto cristão. Respeitar esse espaço é mostrar se apto não mais para transportar a presença de Deus, mas para ser transportado por ela. Não somos nós que nos arrumamos, mas é a gloria de Deus que nos transporta e nos transforma.

A exposição à glória do Senhor não é passiva, uma vez que é uma contemplação tipo mirar-se no espelho. (2 Coríntios 3:18)

A gente se mira no espelho para se ver e se acertar, então, a gente contempla a glória do Senhor para se conhecer à luz dessa glória.

O papel primordial do derramar de Deus na vida de uma pessoa é de transformá-la a sua gloria, ou seja, um espelho que reflita a sua imagem para os outros. À medida que essa imitação e transformação acontecem, a conseqüente resplandecência da gloria de Deus é notada por todos.

Quando você entende isso você entende que exatamente por causa dessa compreensão é que devemos fazer as coisas do jeito de Deus, e jamais da forma que julgamos ser a certa.

A arca não pôde prosseguir viagem, pois agora havia um temor a cerca da presença de Deus e então ela teve que ser deixada na casa de Obed Edon pra sorte dele. Um camponês simples, mas que por conta de sua reverencia a presença de Deus atraiu o avivamento pro seu lar. Após Davi buscar de Deus a forma certa de transportar o símbolo da presença de Deus ele acerta os passos e consegue trazer de volta a sua nação o avivamento. Quando voltarmos o nosso coração para Deus, e quando não desistimos da santidade, então Deus elege um lugar para ser um lugar de avivamento, e aí Ele transforma esse lugar em uma plataforma de envio de missões a todo mundo, para que outros lugares sejam impactados com o mesmo mover isso é avivamento.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s