A gloria será maior- Pr. Uagner Nantes

N

A gloria será maior

Ageu 2: 4 a 9

O livro de Ageu foi o primeiro livro pós-exílico, dos profetas menores foi um dos que mais incentivaram seu povo a reconstruir tudo o que se havia perdido, inclusive o templo já que eles acreditavam que Deus dependia de um lugar para se manifestar e ter contato com seu povo. Ageu diferente de outros profetas anima seu povo e anuncia um novo tempo na vida de um povo sofrido que havia recém saído de um exílio.

Muita gente nessa época ridicularizava a idéia de um novo templo chegando até zombar por causa das condições de pobreza reativa ao novo templo, os que voltaram do exílio, pelo fato de terem reconstruído cada um sua própria casa, acharam que a vida religiosa do povo podia esperar. Assim que se preocuparam mas com suas prioridades e deixaram de lado os planos de Deus.

O que Israel não tinha se dado conta é que lá no antigo testamento Israel tinha uma missão na historia pro bem da humanidade, e o que nós não nos demos conta é que no novo testamento a igreja que é o Israel de Deus tem uma missão na humanidade para o bem da historia.

Então todo antigo testamento é a historia de como Deus formou um povo pra trazer essa criança pra dentro da historia. Porque essa criança prometida La em Genesis 3:15 tinha de nascer na historia dos homens. Então o Senhor formou um povo pra trazer a criança pra dentro da historia. E esse povo tinha de ir pra uma terra ficar La porque essa criança tinha endereço, o profeta Miquéias diz que essa criança tinha de nascer em Belém Efráta , então essa criança tinha endereço pra nascer. E aí a historia de Israel é a historia de um povo formado pra trazer uma criança para a historia para o bem da humanidade. Israel a trancos e barrancos trouxe a criança, a criança veio. A criança nasceu na historia para o bem da humanidade. E o novo testamento é a historia de como Deus formou um povo em torno da criança pra levar essa criança pra toda humanidade, porque a criança veio, cresceu, cumpriu o seu ministério, fez o que tinha de fazer e agora todas as famílias da terra terão de ser abençoadas por ela. Então a igreja é o povo que vai levar a criança para toda humanidade para que a historia da humanidade não termine em perdição. E essa criança é a gloria desta ultima casa e por isso é maior que a primeira por conta de que a primeira casa “Adão” caiu e levou consigo toda uma humanidade para o declínio, mas a ultima casa “Jesus” paga o preço do erro da primeira para dar condições de uma vida melhor.

Então isso é pentecoste, é quando o derramar de Deus gera em nós a consciência de nossa missão e nossa comissão e faz com que nos movimentamos para o bem da humanidade.

E no verso 8 Deus nos da esperança pois também nos fala que o mesmo Deus que libera seus propósitos, também é o Deus que prove recursos para seus propósitos. Temos ouvido que Pentecostes alem de ser um derramar de Deus também é o ambiente criado por Deus de prosperidade e essa prosperidade só tem um fim gerar recursos para os propósitos de Deus. Lembre-se que somos ferramenta de Deus para gerar recursos para a execução dos propósitos de Deus. Ageu assim como nós estava sendo usado como um preparador de solo ele entendia que devemos qualificar o solo ao nosso redor antes de plantar a semente de avivamento. (Marcos 1:3)

Sempre Deus levantará alguém para preparar o solo, antes que venha os tempos das chuvas de Deus, e essas chuvas e causem as enchente sobre a terra (porque essa é a idéia das chuvas mandadas por Deus) trazendo ao visível os lixos que impediam o mover de Deus, e após essa enchente comece um mover profético de Deus.

Muitos começam, mas poucos os que continuam, muitos porque estavam fora do propósito outros porque sentiram falta de motivadores, e de alguém que preparasse o solo para a ceara. Os problemas e as oposições se multiplicarão a medida que nosso propósito estiver se aproximando de sua execução.

Por causa da sua eternidade, o Senhor é também o soberano do futuro. Do nosso futuro individual. Ser crente é rimar com o novo João 3:7;

Romanos 6:4; 2 Coríntios 5:17. PORQUE AGENTE é gente que nasceu de novo e vive em novidade de vida, agente serve em novidade de espírito e é nova criatura e agente vai para o novo céu uma nova terra. Ser salvo é rimar com o novo. Se alguém lhe perguntar qual o sinônimo de cristão você pode dizer novo. Nasci de novo, sou nova criatura, sirvo em novidade de espírito e todas as coisas na minha vida se fizeram novo e eu vou morar no novo céu e na nova terra. A e as misericórdias do Senhor se renovam todo dia. Já ta bom não ta? Por isso que o nosso futuro deve ser melhor do que nosso passado, assim como “a glória desta última casa será maior do que a primeira”.

O papel primordial do derramar de Deus na vida de uma pessoa é de transformá-la a sua gloria, ou seja, um espelho que reflita a sua imagem para os outros. À medida que essa imitação e transformação acontecem, a conseqüente resplandecência da gloria de Deus é notada por todos.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s