Temos um salvador – Pr. Uagner Nantes

Temos um salvador

Mateus 8:23 a 32

Esse é um texto muito conhecido, e eu queria chamar atenção para algumas verdades a respeito da pessoa de Jesus e alguns ensinos que eles nos traz aqui a partir dessa passagem.

O texto diz que Jesus decide atravessar para o outro lado de Genesaré; “Gadara”, e o barco de repente não consegue avançar um nó sequer porque há uma grande tempestade as ondas varrem o barco mas que Jesus não é acordado por esse desastre iminente, por essa ventania, pela força das ondas, as ondas batendo contra o barco, os discípulos desesperados, sem saber o que fazer, sem compreender aquela tempestade e Jesus tava ali dormindo, dormindo continuou como se não tivesse acontecendo nada. Jesus estava absolutamente alheio ao que estava acontecendo até que os discípulos o acordaram dizendo que eles estavam iriam perecer, e que eles estavam estranhando que Jesus não estivesse fazendo coisa alguma pra salvá-los daquela situação desesperadora.

Esse texto dala da batalha que Jesus esta travando por nós, e da batalha em que nós mesmos precisamos ter consciência de que esta sendo travada. Interessante a afirmação de que Jesus dormiu, então parece que o cansaço de Jesus era enorme, porque ele dormiu e nem toda aquela barulhada o acordou. Alguém já disse que nos dias de ontem a coisa mais difícil era deixar claro que Jesus é Deus e no dia de hoje a coisa mais difícil é deixar claro de que Jesus também era homem.

Mas esse homem extraordinário e esse Deus misericordioso é acordado por discípulos desesperados, porque eles estão desesperados? Afinal de contas eles são marinheiros, eles navegam naquele lago desde sempre. São marinheiros, são pescadores, são filhos de pescadores eles estão ali a tempos. Porque eles estão tão desesperados? Será que eles não estão acostumados com o mar? Será que eles não estão acostumados com a tempestade. Será que eles não estão acostumados com o vento? O mar da Galileia é um lugar calmo, de bonança, é quase impossível ter uma tempestade e portanto é de se compreender esse desespero dos discípulos, eles realmente estavam vendo algo que eles não tinham costume de ver. Era algo pra alem de sua experiência, era algo pra alem do seu dia a dia. Eles conheciam aquelas águas, sabiam onde estavam os peixes, tinham total domínio das marés dos fluxos dos refluxos mas aquela tempestade eles nunca tinham visto, daí o desespero daí o eles voltarem pra Jesus perguntando se eles não iria salvá-los. Ou seja, de repente parece que eles se deram conta de que estavam diante de algo em relação ao qual só Jesus Cristo podia fazer alguma coisa, estava pra alem da capacidade de avaliação e de reação. Agora por que ele iria pedir aos discípulos que tivessem fé quando eles estavam enfrentando uma tempestade? Então é assim, então é isso que é fé, ter fé é sair fazendo parar de chover, parar de ventar, ter fé é sair por aí ordenando ao mar que se aquiete? Ao vento que pare de soprar? A chuva que pare de cair? O que é fé? Então quem não consegue parar o mar, quem não consegue parar a chuva, quem não consegue parar o vento não tem fé? Então o que é fé? E quem tem fé?

 

A verdade é que eles nunca tinham visto aquilo naquele lugar, eles não sabiam como manobrar o barco no meio daquilo e aquela era uma tempestade praticamente impossível naquele mar, daí eles apelaram pra Jesus. Quando ele diz que eles eram tímidos na fé ele estava deixando claro que era algo que eles poderiam ter enfrentado sem tira lo do sono que ele precisava.

Quando eles terminam a travessia Jesus acalma o vento, acalma o mar a tempestade eles chegam a Gadara e eles dão de cara com os demônios. Os demônios tinham se apossado de dois seres humanos, e esses seres humanos já não sabiam quem eram, não tinham mais identidade a personalidade deles tinha sido subtraída eles eram apenas uma pilha sustentando seres estranhos, eles não eram mais nada, eles não tinham mais nome , nem identidade , estavam possuídos. É verdade que mesmo possuídos eles estavam sob algum tipo de proteção. Por que ? porque tão logo os demônios foram lançados aos porcos, eles lançaram os porcos a água e os porcos todos foram mortos. Provavelmente eles queriam fazer o mesmo com os homens. Mas alguém no universo os impedia de matar os homens. Aqueles homens foram preservados daqueles seres malignos até a chegada de Deus. Como Deus preserva seres humanos apesar todos os ataques que os seres humanos sofrem, apesar de toda armadilha cilada e maldade, Deus preserva seres humanos ate que ele chegue. Estamos enfrentando forças que estão tentando nos impedir de fazer o bem e de alcançar o bem. Vocês deviam ordenar essas forças que recuassem. Jesus esta comunicando aos seus discípulos que aqueles que o seguem, ganham a propriedade de fazer com que as forças malignas recuem, as forças malignas não podem desobedecer a ordem dos seguidores de Jesus porque os seguidores de Jesus os ordena em nome de Jesus e Jesus é aquele que tem vitória sobre as forças da maldade.

Quando as forças malignas tentarem nos impedir de fazer o bem, ou quando as forças malignas tentarem nos impedir de alcançar o bem; quando você olha pra sua vida e tudo parece uma falta de sentido, as coisas não se explicam, as coisas parecem se atropelar sem nenhum sentido sem começo sem meio e sem fim, parece que o caos se instalou e ninguém sabe de onde veio esse caos você sabe, você esta enfrentando as forças que querem impedir que você faça o bem e quer impedir que você alcance o bem , não faça como os discípulos não entre em desespero, mas, faça como os discípulos lembre-se que Jesus esta no barco com você, não faça como os discípulos não permita que o vendaval pareça ser a ultima palavra na sua vida, mas faça como os discípulos se você não sente que tem forças suficientes para repreender o que esta impedindo que você faça o bem ou impedindo que você alcance o bem clame por Jesus Cristo, porque Jesus Cristo vai repreender o vento, vai repreender as ondas, vai repreender a chuva, as forças do mal que estão tentando impedir que você faça o bem ou impedir que você alcance o bem, acontece isso muitas vezes nas nossas vidas, nós não nos damos conta. Como os discípulos nós sempre temos a primeira tendência de tentar explicar tudo. De tentar explicar tudo a partir de tudo o que nós sabemos. E olha que hoje nós sabemos muita coisa, muito mais do que os discípulos sabiam. Nós temos conhecimento cientifico, na área da biologia, na área da sociologia na área da psicologia, e nós vamos tentando explicar tudo e todos, mas, você vai se deparar com situações se já não se deparou em que todas as outras explicações não dão conta, tudo o que você sabe não explica e tudo o que você já tentou não deu certo, e não é falta de conhecimento, é que deve estar acontecendo alguma coisa que você não sabe o que é, a única coisa que você sabe é que a falta de sentido se estabeleceu o caos apareceu as coisas estão sem forma É quando nada faz sentido, quando nada parece estar certo, quando todos os recursos não funcionam e quando tudo o que eu sei por mais que eu saiba não explica. Esse é o momento da fé, esse é o momento de se lembrar que nós temos um salvador.

Quando você se da conta e percebe que há alguma coisa impedindo que você faça o bem ou impedindo que você alcance o bem e que essa coisa é inexplicável. Quando você percebe que algumas pessoas parecem que nada as explica e por mais que elas queiram elas não dão um passo, você sabe que esta como os discípulos diante de algo que toda a sua capacidade de avaliação não encontra um ponto sequer pra apoiar a alavanca, não tem como explicar isso. Foi exatamente que aconteceu com os discípulos, eles estavam diante de algo no território deles que eles conheciam com a palma da mão e que eles não sabiam explicar. Quando você se der conta disso, não faça como os discípulos não se desespere, mas faça como os discípulos lembre-se que Jesus esta no barco com você.

Não faça como os discípulos, não olhe esse caos como se isso fosse a ultima palavra na sua historia mas faça como os discípulos invoque Jesus, se você não pode ordenar em nome de Jesus porque você já foi afetado demais por isso, invoque a Jesus chamando gente que você confia pra orar, e que possa interceder e que possa rogar com você e por você, e que possa dizer em nome de Jesus, e você verá o céu voltar a ter um azul de brigadeiro, o mar a voltar a calma de almirante e o vento se tornar uma brisa consoladora, a outra coisa que esse texto ensina é não se detenha diante de nenhum obstáculo que queira impedir você de fazer o bem seja esse bem o que for, não se deixe deter, tudo o que quer nos impedir de fazer o bem a quem necessite, tem parte com a maldade nós não podemos ceder a maldade sob hipótese alguma, e lembre-se não importa os intentos da maldade Deus tem um pacto com a humanidade que é impressionante, por mais que o mal tenha avançado sob os seres humanos como é o caso desses homens escritos nesse texto Deus não permitiu que os seres malignos matassem os homens coisa que imediatamente eles fizeram com os animais, Deus os manteve , Deus deteve a maldade ate que ele chegasse, vai dar tempo se nós começarmos a invocar o Senhor.

Jesus Cristo esta aqui e nós podemos invocá-lo

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s