Jesus ainda suspira por você – Pr. Uagner Nantes

Jesus suspira por você

Marcos 7: 33 a 35

Qual a pior crise que pode haver no ambiente de fé? Bom, a pior crise que pode haver num ambiente de fé é perder a fé. É quando é que um grupo de fé uma comunidade de fé entra em crise? Quando a suas bases são testadas.

O apóstolo Paulo disse que a fé vem pelo ouvir da palavra de Cristo, ou seja, segundo o apostolo fé é um presente que é adquirido que é concebido enquanto exposto a palavra de Cristo. A fé tem uma fonte e tem um caminho, a fonte é Deus, porque a fé é um presente de Deus, é uma convicção, e uma convicção pode ser fruto de uma pesquisa? Pode. Uma convicção pode ser fruto de um apanhado de provas? Pode. Mas não a convicção que nós chamamos de fé, porque a convicção que nós chamamos de fé é a certeza de coisas que se esperam e convicção de fatos que não se vêem. Como alguém pode ter certeza do que espera se ele não tem mais do que agora? Como que alguém que só tem agora pode ter certeza do que espera? E como é que alguém pode ter convicção de fatos que não se vêem? Se não se vêem por que são fatos? Porque fato é feito, fato é realizado, fato é passado, então fé é certeza de futuro e convicção de passado que não foi visto. Então o que é fé? Fé é um milagre, é resultado de ter tido um relacionamento com alguém de quem não se pôde duvidar. Alguém que me deu a informação de que o que eu espero vai acontecer, e que me garantiu que o que eu não vejo já aconteceu.

Jesus estava nesse ambiente de fé envolvido por milagres, e estava o tempo todo sendo seguido e testado constantemente por fariseus e religiosos. E tenta buscar um lugar mais tranqüilo para ensinar os seus. Até que lhe trouxeram um homem que era surdo e que muito provavelmente por causa de sua deficiência auditiva, tinha dificuldades para falar. Será que esse então tem sido nosso problema?

Fé é um presente de Deus. É uma convicção e uma certeza que Deus implanta no intimo do camarada a partir da audição da palavra.

A fé não é um elemento da estupidez, pelo contrario só é possível a razão, a diferença é que a fé expande a razão, enquanto a ciência delimita. A fé é clara enquanto a ciência investiga. A fé acredita que Deus fez ciência enquanto a ciência acredita que não precisa de Deus.

Talvez seja por isso que nesse tempo a nossa fé não tem se sustentado. É uma fé com validade de yogurth? Porque muitas vezes o que ouvimos não é a palavra de Deus logo não gera em nos a fé. É uma palavra que fortalece o ego mas não a fé. Antes, ter fé em Cristo colocava o sujeito na estrada da solidariedade, ele repartia e abençoava, hoje não, nesse novo tipo de pregação a fé o coloca no barranco da arrogância, toda esperteza está justificada e incentivada, e não é de estranhar que ética seja um artigo cada vez mais em falta na vida e no shopping Center de fé desse movimento. Pr. Ariovaldo Ramos.

Por que esse homem não ouvia logo ele não falava direito.

O que ouvimos compromete o que falamos pois muitas vezes o que ouvimos é o que penetra na nossa alma. Então Jesus continua chamando os que tem ouvidos pra ouvir, dizendo pra eles não se deixem enganar por nenhum movimento que levem vocês longe de ser o que eu sou, longe de ser meus imitadores, não ouçam nada que os afaste de mim.

Você são meus. Eu os comprei com meu sangue e eu quero fazer de vocês gente como gente deve ser. Quero fazer de vocês gente que ame, gente que sirva, gente que reparta e abençoe e interceda, quero fazer de vocês gente que não ama mais o mundo e nem as coisas que há no mundo quero fazer de vocês gente livre. Não sigam nenhum movimento que afaste vocês disso.

Então trazem esse homem e Jesus de maneira muito sensível e discreta afasta esse homem da multidão.

Se queremos uma fé fortalecida teremos que saber a hora de nos afastar das outras vozes que nos impedem de ouvir Jesus.

Jesus se recusa a se aproveitar da situação, e discreto como sempre era, afasta aquele homem da multidão. Sabendo que seria inútil falar, explicou por meio de gestos o que iria fazer. Coloca seus dedos no ouvido do rapaz e depois cuspiu e tocou na língua do homem dizendo-lhe: Efatá ou seja, aquilo que o impedia de falar seja removido. Tocou em suas orelhas, e pela primeira vez elas estavam prontas para escutar.

Mas antes de o homem dizer qualquer palavra ou ouvir algum som Jesus fez algo que ninguém jamais teria imaginado. Ele suspirou.

Porque para Marcos foi relevante algo tão humano e tão natural como suspirar. Talvez porque nunca ninguém imaginaria isso vindo de Jesus.

Você talvez possa pensar em Deus como alguém que dá ordens.

Ou até mesmo pensar em Deus como alguém que chama os mortos com a mesma ordem que criou o universo… Mas Deus suspirar?

O termo usado por Jesus da uma conotação de ordem aos demônios que impediam aquele homem de ouvir e falar. Quando Jesus olhou nos olhos da vitima de satanás, a única coisa apropriada a fazer foi suspirar. O que dizia seu suspiro? “Nunca se desejou que as coisas fossem assim” dizia seu suspiro. “Seus ouvidos não foram criados para serem surdos; sua língua não foi feita para falhar”. O desequilíbrio de toda a situação levou o Mestre a se entristecer. Foi o mesmo suspiro da cruz.

E na agonia de Jesus temos a esperança. Se ele não tivesse suspirado, estaríamos em uma situação lamentável. Se naquele dia na cruz sua ultima atitude fosse tudo menos suspirar e entregar-se a morte, não poderíamos ter esperança de nada. Ou até mesmo se ele tivesse atribuído tudo isso ao inevitável e lavado suas mãos de toda aquela confusão terrível que esperança teríamos? Mas não foi o que Ele fez, Ele não lavou suas mãos. Aquele suspiro santo nos assegura que Deus ainda suspira por seu povo. Ele suspira pelo dia em que todos os suspiros irão cessar, quando o que foi planejado para ver, por fim será. Lembre sempre que Deus é um Deus que se importa com o ser humano, com tudo o que afeta o ser humano e com tudo com o que o ser humano afeta. E por causa disso ele suspira. E suspira por você.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s