Uma escolha de Amor

mensagem---uma-escolha-de-amor
[O áudio desta mensagem está disponível no fim do texto]

por Andreia R. Vallareto de Souza

Deus sonhou com você, te projetou, te deu um propósito. Ele foi escrevendo sua história enquanto já a via projetada diante dos Seus olhos, era como Ele queria! Mas enquanto Ele escrevia os seus dias, observou também que te deu opções, o livre arbítrio te pertencia. Ele sempre te deu opções, estou repetindo isso porque quero deixar claro que isso é um presente, mas nem sempre conseguimos escolher as melhores opções. Na maioria das vezes, optamos pelas piores, as mais erradas e as mais sujas. Escolhemos a aparente “felicidade” que não passa de algo momentâneo e junto com isso optamos pela vergonha. É ela que faz a gente escolher se afastar genuinamente de tudo e viver trancafiado num mundo de dor e mentiras.

Talvez a pessoa que está ao seu lado não saiba quem você realmente é. Talvez nem seus pais, seus irmãos, namorado, noivo, marido, nem ninguém no mundo saiba qual é a sua verdadeira essência porque o erro grita mais alto na sua alma.

Talvez você tenha uma vida de sorrisos por fora e uma alma estraçalhada por dentro, mas ninguém vê. Talvez nesse exato momento você esteja olhando todos os seus erros, grandes e pequenos (mas que afetaram toda sua vida emocional e seus relacionamentos) e queira chorar. Mas você não vai chorar, porque se o fizer, a pessoa ao seu lado saberá que isso tudo é exatamente com você.

Você pode se sentir num mundo de mentiras, de enganos, sentir que não é uma pessoa verdadeira, mas eu quero te lembrar de algo, estávamos falando de quando Deus te criou e projetou, lembra? Ele viu, enquanto escrevia sua história, todos os seus equívocos e más escolhas, e ainda assim te quis, te amou, te desejou, te criou!

Você está aqui porque Ele olhou pra você antes de te criar e viu que você precisaria dEle todos os dias, e por isso Ele também criou a graça!

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. Deus não se deu o trabalho de enviar seu Filho apenas para poder apontar o dedo acusador e dizer à humanidade como ela é má. Ele veio para ajudar a pôr o mundo nos eixos outra vez.” (João 3:16 e 17 – A Mensagem)

A intimidade surge de conhecermos alguém profundamente e, apesar de seus defeitos, amar e querer esse alguém por perto.

Ao nos criar, Deus sabia que muitas vezes seríamos um lixo de pessoa, e por saber disso Ele enviou Jesus, e Jesus nos amou tanto, indescritivelmente tanto, que não fugiu da dor de levar sobre Si os nossos pecados.

Quando estou triste, desanimada e me sentindo o último ser da face da terra, eu vejo o meu mundo cinza. Eu amo as cores, quem convive comigo sabe disso, mas nesses dias eu não enxergo nenhuma delas. É como um dia frio de chuva onde o céu fica cinza e parece que o tempo nunca vai mudar, e meu dia fica assim apenas com apenas os meus erros.
Você já notou que quando Jesus foi crucificado o céu escureceu?

“Mais ou menos ao meio-dia o sol parou de brilhar, e uma escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde.” (Lucas 23:44 NTLH)

O peso do pecado do mundo era tão grande que toda a atmosfera do mundo ficou triste junto com Ele. Aquela não era apenas a sensação de um dia bom que ficou ruim. Eram os seus pecados, todos eles, somados aos pecados do restante do mundo sobre Ele. Jesus literalmente sentiu emocional, física e espiritualmente o peso do mundo sobre Si. Ele viu e sentiu isso literalmente.
O amor que gera a intimidade nos faz virar o mundo de ponta cabeça para ver o outro feliz, mesmo em meio a erros e tropeços.
Ele não tinha erros, não tinha tropeços e sabia como era leve e feliz ter uma vida assim e, exatamente por isso, queria que nós também a tivéssemos.

Ele não se poupou. Ele se deu, se entregou. Ele nos quis de volta para Ele!

É difícil aceitar que alguém nos ame assim.
É complicado aceitar que alguém nos conhece 100%, todos os pequenos detalhes, todos os enormes defeitos, e ainda assim acredita tanto em quem somos que não nos descartou enquanto nos projetava. Estamos aqui porque Ele nos amou antes mesmo de existirmos.

Como olhar um amor desse tamanho e não querer pertencer a Ele?

Se fosse uma pessoa, alguém para projetar uma vida ao lado, você não desejaria ter esse alguém com um amor desse jeito? Alguém com quem você pudesse ser exatamente VOCÊ, com suas chatices, seus medos, seus erros. Alguém que olhasse nos seus olhos e dissesse que te ama exatamente como você é, com tudo de bom e ruim que você tem aí, com toda a sua história e experiências, boas e ruins.

E se esse alguém ainda te dissesse: Quero andar com você e fazer os seus dias melhores, todos os dias! Prometo andar contigo passo a passo e, se você se entregar pra mim, se você mergulhar no meu amor e em tudo o que posso te oferecer, eu te garanto, você será a pessoa mais feliz da face da terra!

Ele prometeu isso!

“Minha graça é o bastante; é tudo de que você precisa.
Minha força brota na sua fraqueza.”
2 Coríntios 12:9 – A mensagem

Para entendermos esse versículo temos que entender o que é a graça, e a graça é algo simples de se explicar, mas difícil de aceitar exatamente porque é algo que não envolve uma ação física da nossa parte. Não envolve um esforço, algo que possamos fazer em troca.

gra·ça*
1. Favor.
2. Perdão.
3. Benevolência.
6. Acto ou dito que alegra e faz rir.
12. Dom sobrenatural, como meio de salvação ou satisfação.

“A melhor ideia de Deus, pois nada escapa de seu alcance, nada tem tanta capacidade de modificar substancialmente o ser humano como ela, e sendo o oposto de qualquer outra proposta religiosa ou filosófica, a Graça expõe a própria dinâmica de vida proposta por Deus. A Graça divina pode gerar uma mudança tão profunda de vida que, uma vez mergulhada nela, a pessoa nunca mais desejará sair” (Max Lucado)

A graça por si só é isso: algo dado de graça, sem merecimento, sem nada que possa ser feito por nós para nós mesmos. A graça vem dEle. É algo humanamente inaceitável porque somos criados em um mundo e para um mundo onde nada é gratuito, nada vem fácil, nada é indolor. Tudo sempre acaba tendo o seu preço de uma forma ou de outra.
A graça não. Ela é dom e dom não tem valor.

dom*
1. Donativo; dádiva; benefício.

Ele sonhou com você, te amou e sabia que você precisaria dEle para viver os seus dias aqui. Ele te amou tanto que se deu, pagou pelos seus erros, morreu pelas suas dores e te deu a chance de viver uma vida leve como Ele viveu como homem durante os 33 anos que esteve aqui. Se andarmos com Ele, é possível, é real e é palpável. Sua vida muda completamente quando você entende, mesmo sem poder mensurar, a profundidade desse amor e a oportunidade que a graça te dá todos os dias!

Quando enxergamos quem Ele é e o que Ele pode ser em nós, nossos dias se tornam completos. Somos humanos, ainda teremos medos, ainda erraremos, mas como é incrivelmente doce, depois de tropeçar, cair e se ralar inteiro, ali do chão olhar pra cima e ver um olhar de amor, uma mão estendida para te levantar e ouvir as Suas palavras “Vamos continuar a caminhar? Eu quero continuar a andar contigo!”

Você não conseguiria dizer não, certo? Mas acredite, nós dizemos!
Passamos uma vida pedindo por compreensão, amor e carinho, mas somos capazes de rejeitar quando essa compreensão, esse amor e esse carinho nos são dados.

Você já se pegou em algum momento olhando algum irmão na igreja que você sabe que a vida é torta, que vive errando, mas que esta sempre lá, tentando e buscando? Essa mesma pessoa muitas vezes é abençoada de maneiras inexplicáveis e, mesmo sem querer a gente se pergunta “Mas Deus, olha a vida do cara, toda torta e ainda assim o cara é abençoado, acontecem coisa incríveis, e eu que tento ter uma vida certinha continuo somente esperando as coisas acontecerem”. Não é correto viver uma vida de erros, mas você jamais saberia como seria a vida daquela pessoa se ela não tivesse a Deus. Talvez essa pessoa viva a graça que você não entende e conhece.

A intimidade com Deus nos leva a viver a graça na sua forma mais completa. Aí talvez você pense: “Ah, mas então se eu tentar ser íntimo de Deus, serei um interesseiro por querer a graça”. Aí que tá, não tem forma de querer ser íntimo de alguém por interesse. A intimidade derruba nossas máscaras, destrói nossos muros e nos mostra com a alma completamente nua. Para ter intimidade com alguém, antes é necessário despir-se de si mesmo, baixar as defesas, ser quem realmente é!

A intimidade leva a pessoa a te amar apesar do que você é ou fez, mas também te leva a ser melhor do que você é e fazer coisas melhores do que você já fez. Você nunca será perfeito, mas O amor te fará crescer todos os dias.

Eu posso dizer do que sou, do que vivo, e do que a intimidade me faz crer todos os dias. Cometo tantos erros quanto você (se não cometer mais!), tenho tantas inseguranças quanto você (não, certeza, tenho muito mais!) e tenho medos gerados por essas mesmas inseguranças. Mas tenho a graça de Deus como algo impregnado em minha vida. Às vezes é difícil de aceitá-la, de olhar e ver que o amor de Deus me perdoa e está acima dos meus erros e fracassos. Mas eu a vivo, e quando me acuso por algo, Ele me lembra que a cruz também foi por mim e me faz viver.

“É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14 NTLH)

Eu não sei tudo sobre a graça, não sei tudo sobre intimidade com Deus, mas tenho descoberto que a intimidade é uma busca diária de amor. É a minha pequena retribuição a um amor tão grande que me foi dado sem eu merecer. É o entender o amor de um Deus que viu todos os meus erros e tropeços e ainda assim sonhou comigo, me quis, me fez e me amou a ponto de deixar de ser tudo o que era (onipresente, onisciente e onipotente) para vir aqui ser como eu, para me mostrar que é possível buscar ser como Ele foi e buscar viver o amor que Ele é!

Um dia desses me perguntaram como era minha vida de oração com Deus, quantas vezes eu jejuava por semana, em que momentos do dia eu parava pra orar e coisas assim, e eu me peguei envergonhada por não saber o que responder, porque eu tenho os meus momentos com Deus, mas não são momentos fixos. Me senti sem ter exemplo algum pra dar, mas me surpreendi com a resposta que me levou a ficar pensando por dias, apenas respondi “eu simplesmente converso com Ele, o dia inteiro, todos os dias”.
Eu acho lindo as pessoas que tem momentos separado para orar e se entregar pra Ele, eu tenho alguns desses momentos, mas não é uma regra.

Se na minha imperfeição de busca por Ele, tão pequena, tão simples, mas ao mesmo tempo tão sincera, eu consigo sentir o Seu amor e o Seu cuidado comigo, você também pode.

Já faz algum tempo que Deus tem queimado o meu coração pra dizer à vocês que Ele tem saudades. Ele te ama, e tem saudades a cada momento que você poderia passar com Ele e não passa. Ele tem saudades de caminhar com você e estar no seu dia a dia. Ele tem saudades de que você pertença à Ele.
Você foi sonhado, projetado e criado por Ele para ser dEle. Mas Ele te amou tanto que te deu o livre arbítrio para que você escolhesse ser.

“Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele.” (Romanos 11:36a NTLH)

Ele tem buscado corações sinceros:

“Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.” (João 4:23 e 24 NTLH)

“Mas chegará o momento – na verdade, já chegou – em que não importará como vocês são chamados ou onde irão adorar. O que conta para Deus é quem você é e como vive. Seu culto deve envolver o seu espírito na busca da verdade. Este é o tipo de gente que o Pai está procurando: aquele que é simples e honesto na presença dele, em seu culto.”
(João 4:23 e 24 – A Mensagem)

A adoração só é algo genuíno quando você tem intimidade com Aquele que você adora. Não é possível adorar algo que você não admire e queira. E é impossível admirar algo que você não conheça. E sabe, para conhecer, você precisa gastar um tempo pesquisando, lendo e falando sobre o assunto. É impossível conhecer algo que você não tenha se interessado em saber mais. E saber mais pede tempo e atenção.

Assim sendo, para ter intimidade com Deus e adorá-Lo de todo o coração, é necessário querer saber mais dEle, andar com Ele, conhecer a sua história e o Seu coração.
Há uma frase que amo e que está em nosso folder: “Deus não tem filhos preferidos, Ele tem filhos íntimos”.
Você só entenderá um pouquinho melhor o amor de Deus quando decidir querer andar e pertencer a Ele, e é disso que isso se trata.

A intimidade é um processo, ninguém se torna íntimo de alguém da noite pro dia. As primeiras coisas necessárias para isso são o diálogo, a conversa e o tempo. A intimidade exige um relacionamento.

Hoje eu quero te convidar a construir essa comunicação com Deus. Aos que já a tiveram, mas hoje estão mais ou menos, quero convidá-los a restaurar isso.
A intimidade exige peito aberto, coração rasgado e a alma à mostra. Não há intimidade com ninguém sem você ser 100% quem realmente é!
A vantagem da intimidade com Deus, é que Ele já sabe quem você é, mas Ele é aquele tipo de amigo que quer ouvir a sua história de novo, e os fatos do jeito que você tem para contar. E sabe, no final de tudo Ele vai te olhar com amor, vai dizer que te ama e que quer andar com você todos os dias da sua vida. Ele só estava esperando o seu convite para fazer isso.

Converse com Ele agora, peça perdão por todas as vezes que você O ignorou ou que fingiu ser algo que não era pra Ele. Seja sincero, porque Ele sabe quem você realmente é e AINDA ASSIM te ama de um jeito indescritível. Convide-O para andar com você e se comprometa com Ele a conhecê-Lo mais. Eu te garanto, o Seu amor será o sentimento mais doce que você vai sentir em toda a sua vida, e nada vai se comparar com isso.

“Quando você reconhecer a Deus como Criador, você vai admirá-Lo.
Quando você reconhecer a Sua sabedoria, você vai aprender com Ele.
Quando você descobrir Sua força, você vai confiar nEle.
Mas somente quando Ele te salvar você irá adorá-lO!” (Max Lucado)

Fonte: *Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

3 comentários

  1. Andréia, obrigado por esta mensagem. Não pude estar presente ao culto de vocês, mas tenho acompanhado a distância as ministrações no blog. Que Deus te continue usando cada vez mais, e que venhas outras mensagens através da sua vida. Que Deus abençoe a todos.

    Curtir

    1. Oi Will!!! Bom saber que foi benção pra ti!
      O blog ficou parado um tempo, mas voltamos com força agora, aqui e nas outras mídias, vai ter novidade todos os dias!
      Que possamos continuar sendo benção pra você!
      Vai la na Torre quando puder =)
      Deus te abençoe!

      Curtir

  2. Primeiro foi o devocional com o pastor Douglas Gonçalves, e agora vocÊ!
    Estava realmente buscando a direção do Espírito Santo para começar uma ministração, e vocês fazem parte da reflexão dessa maravilhosa luz, que vem direto do nosso amado Jesus ao meu coração. Nunca mais tinha sentido esse prazer em ministrar a mensagem dos céus, mas vocês, como ferramentas de poder dEle para nos despertar, foram contundentes!
    Continuemos e prossigamos em conhecer o Senhor!! Beijos e Abraços

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s