Os 7 mergulhos de Naamã (1º Mergulho)

II Reis 5:1 a 19

Vemos nesse texto a história de um homem que podia dizer que tinha de tudo; prestigio, dinheiro, fama, e tudo mais que uma pessoa normal sonharia em ter. Era herói de guerra, sua farda estava cheia de condecorações por seus atos de bravura, seu nome ocupava as manchetes de todos os jornais da época.Talvez somente com essa informação já nos seria suficiente para entender a quantidade de barreiras e de preconceitos que esse homem teve que enfrentar até chegar onde chegou. Porém era leproso. Um grande sucesso para o público, e um imenso fracasso pessoal.

Agora o que é essa doença?

A lepra é uma doença transmissível causada por uma bactéria, afeta na maioria dos casos a pele e os nervos. Ela progride lentamente com uma media de um período de incubação de 3 anos. A principal característica de alguém que possui essa doença é a perda da sensibilidade ao calor, e muitas vezes a mutilação de partes do corpo.

Hoje existem remédios que podem trazer a cura desde que diagnosticado em seu começo.
Agora, traga essa doença para o âmbito espiritual. Naamã é a simbologia do estado espiritual de muitos crentes hoje. No mundo espiritual a lepra representa o pecado. E assim como a doença física, o pecado causa morte espiritual que futuramente leva a morte física.

Preste atenção se você ou alguém que você conhece não esta com esses sintomas de lepra:

  • Perda da sensibilidade ao calor (não sente mais a presença de Deus), o fogo e a paixão de Deus não ardem mais. E por mais que Deus faça, não sentimos nada.Ou pior ainda, nos tornamos insensíveis a necessidade alheia, somente conseguimos enxergar nosso próprio umbigo.
  • Manchas no corpo, ou seja, o pecado já esta tão impregnado na pele, que aquilo que a alguns anos atrás era abominável pra mim, hoje se tornou a coisa mais normal do mundo.
  • Torna-se uma doença transmissível, ou seja, já estou tão insensível pras coisas de Deus, que a única coisa que me resta é transmitir meu veneno a outras pessoas.
  • Mutilação de partes importantes do corpo, ou seja, quando estamos insensíveis, e nos tornamos contagiosos, logo vemos que parte do corpo de Cristo começa a ser afetada por nossa causa.

Uma das servas de Naamã havia dito a esposa de Naamã sobre Eliseu. Naamã vai ao seu rei e pede pra que ele mande uma carta ao rei de Israel, provavelmente para autorizar sua entrada em Israel.

O rei de Israel então recebe uma carta do rei Sírio, e como já havia acontecido alguns conflitos entre Síria e Israel, mas estavam em um tempo de paz e colaboração, o rei se desespera por encontrar uma oportunidade de ajudar um antigo inimigo que atualmente era aliado, porém não tinha recursos para isso.

O rei rasga suas roupas com uma mistura de raiva e frustração por não poder ajudar.

Naamã procura Elizeu e ao contrario do que pensava, Elizeu nem o recebeu, talvez porque fosse leproso, e havia uma lei que proibia a qualquer um de ter contato com leproso, tanto que o único relato de alguém que tocou em um leproso foi o de Jesus. Ou pode ser também que Eliseu simplesmente queria mostrar a senhor incrível (comandante) que diante de Deus somos todos iguais e ninguém merece glória a não ser Deus. Por causa das dificuldades que aquele homem possa ter enfrentado para chegar a fama que chegou, Naamã desenvolveu uma soberba muito grande.

O primeiro mergulho de Naamã não o livra da lepra, e sim da sua soberba.

II Crônicas 7:14 diz: “se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e buscar a minha face e se arrepender dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céus perdoarei seu pecado e sararei a sua terra.”

Para que o comandante Sírio pudesse ser curado, o primeiro mergulho foi fundamental, porque foi a prova de total submissão a vontade de Deus revelada através de seu profeta. O que ele queria dizer no versículo 12 que ele conhecia outros rios melhores é porque o Jordão era um rio muito sujo, e para um comandante tão renomado se rebaixar a tanto era uma ofensa. Porém, assim como Deus faz hoje, muitas vezes Deus nos pede algo que fere nosso conceito para provar nossa total submissão a sua autoridade. O primeiro mergulho foi fundamental, porque foi a hora que Deus vence o homem, Deus vence a soberba. Ao final dos 7 mergulhos ele foi limpo, porém o primeiro revela a total dependência do homem a Deus.

Assim como foi com Moisés e o povo hebreu, assim como foi com Josué, Deus espera que dependamos de suas forças, de sua estratégia e de seu poder. O que temos não vale pra Deus. O que somos não surpreende o criador, porem quando nos voltamos a Ele, Ele nos ouve, e estende suas mãos poderosas. Todo reconhecimento humano não pode se comparar com a Gloria que Deus quer revelar em sua vida.

Atreva-se a crer dê seu primeiro mergulho. Livre-se da soberba, permita que Deus te vença para que Ele revela sua vontade que é boa, perfeita e agradável.

75 comentários

      1. A paz do Senhor !
        Em nosso blog temos um ícone q diz mergulgos de naamã
        Ali colocamos todas as mensagens de naamã

        Deus te abençoe

        Curtir

  1. Que maravilhoso exemplo de fé e humildade, colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas é a maior conquista que o ser humano pode ter.

    Desejo receber os 07 mergulho de Naamã.

    “Senhor, quebra o meu orgulho,
    Eu quero descer e mergulhar,
    nas águas do teu amor.
    Me purifica! Eu quero ser Limpo,
    Como Naamã, no teu poder”.

    Toninho Castro

    Curtir

  2. A paz do Senhor
    Muito obrigado por seu comentario em nosso blog, todas as mensagens dos 7 mergulhos estão nesse mesmo blog em um topico q esta escrito OS 7 MERGULHOS DE NAAMÃ .
    Que Deus te abençoe

    Curtir

  3. GRAÇA E PAZ AMADO PASTOR QUE DEUS ABENÇOE FUI EDIFICADO ATRAVES DESTA MENSAGEM MANDE POR MAIL NA INTEGRA POIS QUERO COMPARTILHAR COM A IGREJA QUE PASTOREIO OBRIGADO

    Curtir

    1. A paz do Senhor
      Na verdade todas as 7 mensagens de naamã estão na integra aqui mesmo nesse blog
      é só clicar em Read the rest of this entry » ou entrar em mergulhos de naamã
      Muito obrigado por seu comentario
      Deus abençoe

      Curtir

  4. Querido Pr Vagner gotaria de receber as mensagem compreta sobre os sete mergulho de naamã se possivel pois achei muito importante dsde ja muito obrigado fique com jesus

    Curtir

    1. Ola
      Nesse mesmo blog temos 2 pastas uma chamada mensagens de poder e os Mergulhos de Naamã , la vc podera encontrar outras mensagens do mesmo tema
      Deus te abençoe

      Curtir

  5. AGRADEÇO A DEUS POR PESSOAS COMO VCS QUE DIVIDEM UM ESTUDO REVELADO PROFUNDO,VOU RESUMIR O ESTUDO E MINISTRAR EM MINHA IGREJA,FORTE ABRAÇO NA PAZ DO SENHOR!!!EUNICEIA BATISTA.

    Curtir

  6. Oi a paz esteja convosco: muito bom o estudo ajuda a refletir na palavra do SENHOR e abre os olhos espirituais, adoro mensagens q exortam pois se estivermos na direçao da palavra as bençao vem p nossa vida DEUS te abençoe um forte abraço

    Curtir

    1. Ola
      Nesse mesmo blog temos 2 pastas uma chamada mensagens de poder e os Mergulhos de Naamã ,
      la vc podera encontrar outras mensagens do mesmo tema
      Deus te abençoe

      Curtir

  7. gostaria de recebe os detalhes dos 7 merguhos de maama, por que DEUS dava vitoria a siria atraves dele, porque um leproso e era general de guerra.***

    Curtir

    1. Ola
      Estamos lançando o livro “o curador de chagas” onde falamos com detalhes
      cada passo desses mergulhos de Naamã.
      Aqui mesmo nesse blog vc tem os detalhes de como adiquirir

      Deus te abençoe

      Curtir

      1. Este livro “O CURADOR DE CHAGAS” É muito bom,tenho aprendido muito através dele. que DEUS abençoe sua vida.

        Curtir

  8. A paz do Senhor pastor, uma benção seu estudo sobre os mergulhos de Naamã, alegro-me por ver q quando há busca Deus revela mistérios escondidos somente Nele para os seus. Queria somente frisar uma pequena correção: a serva não falou ao rei sobre o profeta Elizeu e sim a senhora (ou esposa) de Naamã, o próprio Elizeu foi quem disse ao rei que Naamã fosse até ele. certo, o restante do estudo realmente veio do céu. Deus te abençoe.

    Curtir

    1. Apaz de Cristo !
      é isso mesmo, a serva disse a esposa de Naamã e de igual forma ela acabou sendo um canal de benção para Naamã . Muito obrigado por corrigir
      Deus te abençoe

      Curtir

  9. Irmão teria como me mandar os 7 mergulhos de Namã
    estou esfazendo um estudo sobre isso
    eu sou da Igreja Ministerio Batista Nova Aliança de Ribeirão Preto S/P
    muito obrigada

    Curtir

  10. OBRIGADO MEU AMADO POR NAO TER INTERPRETADO MAL AKILO QUE QUE POSTEI AKI. QUE A GRAÇA DO SENHOR SEMPRE SEJA SOBRE VC E SUA FAMILIA!!
    GRAÇA E PAZ!

    Curtir

  11. realmente esta menssager é uma benção para toda familia cristã,que Deus continue te abençoando!!!
    Ev.jorge eduardo
    igreja metodista em venda das pedra

    Curtir

  12. Ola homem de Deus…sou do RJ Ass. de Deus Min. Profetizando Vida as Naçoes, gostaria de pedir ao amado irmao se poderia me mandar os outros mergulhos de Naama…

    Graça e Paz.
    Diacono Leonardo

    Curtir

    1. A paz de Cristo Diácono Leonardo
      Todas as mensagens sobre Naamã estão nesse mesmo blog. Ha um link ao lado direito que tem o nome de Os 7 mergulhos de Naamã, la
      o irmão poderá encontrar todas as mensagens nossa sobre o assunto

      Deus te abençoe

      Pr. Uagner Nantes

      Curtir

  13. naamã foi até eliseu,mais eliseu não o recebeu porque era leproso pelo contrario se alguem soubesse que ele era leproso teria que ir ao leprosário,,,,mais o estudo é muito bom Levítico – cap. 13 leia.

    Curtir

  14. Que bom, pastor estes estudos sobre os sete mergulhos de Naamã. Nos nossos dias, precisamos nos reportar a história sagradas para nos tornarmos cristãos verdadeiramente.
    Pr Ozias Fuly

    Curtir

  15. Obrigado pastor, a mensagem ajudou-me muito e realmente temos que viver uma vida de humildade, porque se Cristo sendo Deus se humilhou ate a morte, muito mais nos ainda. Obrigado

    Curtir

      1. peso para que se posivel mandarme apostila dos 7 mergulhos de naaman pois trabalho na escola dominical dando estudos se pode me enviar outros estudos desde ja sou grato

        Curtir

      2. A paz de Cristo ficamos muito felizes com sua visita em nosso blog nosso desejo é que voltes sempre e sejas abençoado com tudo o que nós oferecemos. Infelizmente não há nenhuma apostila sobre o assunto porem há um livro que pode ser adquirido via site: http://loja.jafia.com.br/o-curador-de-chagas.html – “O curador de chagas”. Espero que te abençoe.

        Curtir

    1. A paz de Cristo
      Todas as mensagens sobre Naamã estão nesse mesmo blog em um link chamado Os 7 mergulhos de Naamã , se vc clcicar lá
      vc verá que estão ao alcance de todos, assim que
      espero que desfrute de todas as nossas mensagens e que continue sendo benção

      Pr. Uagner Nantes

      Curtir

Deixe um comentário