Deus não desiste de mim

Oséias 6: 1 a 3
O nome Oséias significa “Salvador é Deus”. E esse profeta sofreu uma forte influência do profeta Jeremias e Amós.
Nenhum outro profeta na bíblia não apenas profetizou sobre a graça como viveu tão intensamente as marcas da graça de Deus em sua própria vida como Oséias.
Oséias foi um profeta que Deus usou para chamar a atenção do seu povo acerca de seu pecado. E o melhor de tudo é ver que apesar de Deus estar bem triste com o pecado de seu povo, Ele não queria desistir de seu povo.
Oséias teve sua honra ferida por obedecer à vontade de Deus. Ele se casa com uma ex-prostituta e vê sua esposa voltando a praticar velhos hábitos.
E é pensando em Oséias que eu começo a reparar como os papeis ultimamente têm se invertido. Antes, os servos e servas de Deus obedeciam a Deus sem questionar.
Lembre-se de José (o pai do Messias). Vê sua noiva engravidando de alguém que não era ele. Veja Moisés, em um momento desfruta da companhia do seu irmão de criação e em outro se vê em uma situação onde tem que bater de frente com o próprio irmão de criação “O temido Faraó”. E tantos outros que poderíamos citar que obedeceram a Deus sem vacilar.
Porém o que vemos hoje é uma geração mimada e mal acostumada, se achando no direito de colocar-se no lugar do criador.
Vejo o que Deus diz a Jó quando é questionado por ele sobre sua situação:
“Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.” Jó 38:4. Observe que são quase 10 capítulos onde Jó fica tentando se defender aos seus “amigos”, até que no capitulo 38 Deus resolve falar. Então no capitulo 42 versículo 2 Jó responde “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.
Deus tem os seus métodos de nos fazer entender que é Ele (e não nós) quem está no controle de todas as coisas. E é exatamente o que Deus está dizendo nesse texto, que Ele age muitas vezes exatamente como um cirurgião e em cada processo cirúrgico, Deus vai removendo tudo aquilo que impede o crescimento da nossa fé em relação ao seu caráter. Ou seja em cada situação difícil que passamos se olharmos para o alto, poderemos ver quem realmente manda e quem realmente pode nos ajudar. Na oração de Jesus em Mateus 6:10 Jesus convida o reino de Deus a fazer parte de sua vida na terra.
Junto com o reino vem o rei, que em um sistema monárquico é quem manda.
Há um convite irresistível nesse texto. O versículo 1 já começa dizendo tornemos de volta ao Senhor. Como podemos resistir a um convite.
Davi no Salmos 27:4 declara que a única coisa que realmente importava era estar perto do Senhor admirando sua beleza. Não há nada nessa vida que satisfaça tanto e proporcione mais segurança do que a criação estar a cada dia mais perto de seu criador.
Nesse capitulo vemos que o maior desejo de Deus é que o conheçamos e não nos contentemos com apenas o conhecer racionalmente mas que prossigamos conhecendo intimamente.
O mundo está cheio de pessoas que se dizem especialistas em Deus, mas que na verdade somente conhecem o lado racional de Deus. Porém há um lado de Deus que não se explica por mais que tentemos explicar, muitas vezes o que Deus faz não tem explicação racional. Como se explica um mar inteiro se abrindo para um povo e se fechando logo em seguida a passagem desse povo para um exército inimigo. Ou como se explica um passeio em uma tarde qualquer mas não dentro de um parque ou jardim, mas dentro de uma fornalha 7 vezes aquecida. Ou como se explica ainda que o verbo (Jesus) que estava com Deus na criação se fez carne e habitou entre nós e vimos sua glória como filho unigênito do Pai (João 1:14).
A mensagem de Oséias foi muito mais do que palavras, Oséias revela com sua própria vida, que o amor de Deus ultrapassa os limites do pecado.
Segundo Oséias, conhecer progressivamente a Deus é o processo onde Deus fere, trata da ferida, cicatriza, vivifica e ressuscita. Quanto mais esta fé cresce, tanto menos valorizamos as crises circunstanciais. A adoração é uma perspectiva sólida da grandeza de Deus em nossas vidas. A cicatriz nada mais é que a ferida curada.
Veja que Oséias dentro de uma situação desonrosa entende que o Deus que faz a ferida é o mesmo que a faz cicatrizar. O poder de cura está nas mãos de Deus. Por isso se há alguma ferida de seu passado te atormentando; seja uma palavra que feriu, um julgamento que fizeram ao seu respeito e o veredicto foi exatamente o que você temia, um casamento que não deu certo, um emprego que só te trouxe frustração. Seja qual foi a ferida que foi causada, entenda que cada ferida foi proporcionada ou permitida por Deus, para que você se aproximasse de Deus, e tudo isso porque Deus não desiste de você. Não desista Dele. Volte-se para Ele nesse dia e veja somente a cicatriz daquilo que algum dia foi uma enorme ferida.

Anúncios

2 comentários

  1. realmente esta palavra de Oseias éra tudo o que eu precisava nesta manhã, Deus não desiste de nós, por mais que sejamos injustos, pecadores ele sempre estará conosco.
    Deus esteja sempre com você.
    Paz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s