Deus não desiste de mim

Oséias 6: 1 a 3
O nome Oséias significa “Salvador é Deus”. E esse profeta sofreu uma forte influência do profeta Jeremias e Amós.
Nenhum outro profeta na bíblia não apenas profetizou sobre a graça como viveu tão intensamente as marcas da graça de Deus em sua própria vida como Oséias.
Oséias foi um profeta que Deus usou para chamar a atenção do seu povo acerca de seu pecado. E o melhor de tudo é ver que apesar de Deus estar bem triste com o pecado de seu povo, Ele não queria desistir de seu povo.
Oséias teve sua honra ferida por obedecer à vontade de Deus. Ele se casa com uma ex-prostituta e vê sua esposa voltando a praticar velhos hábitos.
E é pensando em Oséias que eu começo a reparar como os papeis ultimamente têm se invertido. Antes, os servos e servas de Deus obedeciam a Deus sem questionar.
Lembre-se de José (o pai do Messias). Vê sua noiva engravidando de alguém que não era ele. Veja Moisés, em um momento desfruta da companhia do seu irmão de criação e em outro se vê em uma situação onde tem que bater de frente com o próprio irmão de criação “O temido Faraó”. E tantos outros que poderíamos citar que obedeceram a Deus sem vacilar.
Porém o que vemos hoje é uma geração mimada e mal acostumada, se achando no direito de colocar-se no lugar do criador.
Vejo o que Deus diz a Jó quando é questionado por ele sobre sua situação:
“Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.” Jó 38:4. Observe que são quase 10 capítulos onde Jó fica tentando se defender aos seus “amigos”, até que no capitulo 38 Deus resolve falar. Então no capitulo 42 versículo 2 Jó responde “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.
Deus tem os seus métodos de nos fazer entender que é Ele (e não nós) quem está no controle de todas as coisas. E é exatamente o que Deus está dizendo nesse texto, que Ele age muitas vezes exatamente como um cirurgião e em cada processo cirúrgico, Deus vai removendo tudo aquilo que impede o crescimento da nossa fé em relação ao seu caráter. Ou seja em cada situação difícil que passamos se olharmos para o alto, poderemos ver quem realmente manda e quem realmente pode nos ajudar. Na oração de Jesus em Mateus 6:10 Jesus convida o reino de Deus a fazer parte de sua vida na terra.
Junto com o reino vem o rei, que em um sistema monárquico é quem manda.
Há um convite irresistível nesse texto. O versículo 1 já começa dizendo tornemos de volta ao Senhor. Como podemos resistir a um convite.
Davi no Salmos 27:4 declara que a única coisa que realmente importava era estar perto do Senhor admirando sua beleza. Não há nada nessa vida que satisfaça tanto e proporcione mais segurança do que a criação estar a cada dia mais perto de seu criador.
Nesse capitulo vemos que o maior desejo de Deus é que o conheçamos e não nos contentemos com apenas o conhecer racionalmente mas que prossigamos conhecendo intimamente.
O mundo está cheio de pessoas que se dizem especialistas em Deus, mas que na verdade somente conhecem o lado racional de Deus. Porém há um lado de Deus que não se explica por mais que tentemos explicar, muitas vezes o que Deus faz não tem explicação racional. Como se explica um mar inteiro se abrindo para um povo e se fechando logo em seguida a passagem desse povo para um exército inimigo. Ou como se explica um passeio em uma tarde qualquer mas não dentro de um parque ou jardim, mas dentro de uma fornalha 7 vezes aquecida. Ou como se explica ainda que o verbo (Jesus) que estava com Deus na criação se fez carne e habitou entre nós e vimos sua glória como filho unigênito do Pai (João 1:14).
A mensagem de Oséias foi muito mais do que palavras, Oséias revela com sua própria vida, que o amor de Deus ultrapassa os limites do pecado.
Segundo Oséias, conhecer progressivamente a Deus é o processo onde Deus fere, trata da ferida, cicatriza, vivifica e ressuscita. Quanto mais esta fé cresce, tanto menos valorizamos as crises circunstanciais. A adoração é uma perspectiva sólida da grandeza de Deus em nossas vidas. A cicatriz nada mais é que a ferida curada.
Veja que Oséias dentro de uma situação desonrosa entende que o Deus que faz a ferida é o mesmo que a faz cicatrizar. O poder de cura está nas mãos de Deus. Por isso se há alguma ferida de seu passado te atormentando; seja uma palavra que feriu, um julgamento que fizeram ao seu respeito e o veredicto foi exatamente o que você temia, um casamento que não deu certo, um emprego que só te trouxe frustração. Seja qual foi a ferida que foi causada, entenda que cada ferida foi proporcionada ou permitida por Deus, para que você se aproximasse de Deus, e tudo isso porque Deus não desiste de você. Não desista Dele. Volte-se para Ele nesse dia e veja somente a cicatriz daquilo que algum dia foi uma enorme ferida.

2 comentários

  1. realmente esta palavra de Oseias éra tudo o que eu precisava nesta manhã, Deus não desiste de nós, por mais que sejamos injustos, pecadores ele sempre estará conosco.
    Deus esteja sempre com você.
    Paz.

    Curtir

Deixe um comentário